Autor Tópico: Bruxelas prepara novas regras para conduzir na UE  (Lida 1710 vezes)

Offline Júlio Brandão

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2023
  • Mensagens: 6
  • Localidade: Alverca
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: MP3 LT400
Bruxelas prepara novas regras para conduzir na UE
« em: 03 de Março de 2023, 09:47 »
Bom dia a todos,
Segundo noticiado a 1 de Março a Comissão Europeia apresentou, nesta quarta-feira, uma proposta para a introdução de uma carta de condução digital válida em toda a União Europeia (UE), uma medida que visa facilitar a emissão, renovação e substituição destes documentos, e pôr fim à impunidade nas infrações transfronteiriças, como o excesso de velocidade ou a condução sob efeito de álcool e estupefacientes.
Na SIC Noticias fala também que conduzir motas com carta de ligeiros pode ser mais fácil.
A minha questão é:
Será que com carta de ligeiros vamos poder conduzir qualquer tipo de mota?
Já tentei pesquisar acerca disto mas não encontro nada, nem sei se a noticia dada na SIC Noticias está mesmo correta.
Se assim for as escolas de condução não vão gostar pois vão deixar de ganhar dinheiro, que para mim acho que é muito bem feito... tenho carta de ligeiros há 35 anos e para tirar a carta de mota pedem-me 600€ o que é um abuso.
« Última modificação: 03 de Março de 2023, 09:48 por Júlio Brandão »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Bruxelas prepara novas regras para conduzir na UE
« Responder #1 em: 03 de Março de 2023, 14:44 »
Conduzir uma mota classe A deve ter alguns requisitos que atualmente são dispensáveis na classe A1 ( e com muita discussão) porque representam um perigo menor, seja pela massa, seja pela velocidade.
Dei uma olhada e não me pareceu que houvesse diferença relevante, pelo menos na parte mais importante que é a apreciação das capacidades, mas ainda não vi com cuidado, nem me parece que deva existir dado que ainda há uma elevada mortalidade nas motas de maior cilindrada.
Antes pelo contrário pareceu-me que vão aumentar o tipo de matéria a lecionar nos cursos
Não sei o que se deve ler na diretiva:
at least two manoeuvres to be executed at slow speed, including a slalom; this shall allow competence to be assessed in handling of the clutch in combination with the brake, balance, vision direction and position on the motorcycle and the position of the feet on the foot rests;
 será que vão abandonar os famigerados 8?  _lol_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"