É oficial: a decisão francesa de impor uma inspeção técnica obrigatória para motocicletas em 1º de janeiro de 2023 está definitivamente enterrada.
A espera foi longa, mas está aí: a introdução da inspeção técnica periódica para motocicletas é revogada. Entenda que o decreto de agosto de 2021 que impõe uma inspeção técnica obrigatória para veículos de duas rodas motorizados a partir de 1 de janeiro de 2023 não ocorrerá, pois está cancelado por um novo decreto. O decreto “Revoga a obrigatoriedade de inspeção técnica de veículos motorizados de duas ou três rodas e quadriciclos motorizados (categorias L)”.
A FFMC (Federação Francesa de Motociclistas Angry) e a FFM (Federação Francesa de Motociclismo) trabalham para esta vitória há mais de dez anos.
A diretiva europeia de 2014 oferece a possibilidade de derrogação da inspeção técnica para veículos motorizados de duas rodas se forem adotadas medidas que promovam a segurança rodoviária dos veículos motorizados de duas rodas.
Seis alternativas foram enviadas à Comissão Europeia, algumas das quais já estão em vigor desde este ano.
Bónus de conversão (até 6.000€ sem condições de rendimento) na compra de um veículo elétrico de duas rodas (incluindo o retrofit de motos térmicas) ou um veículo muito pouco poluente.
Instalação de radares de controle de emissão sonora e penalidades para escapamentos não aprovados e/ou adulterados.
Melhor comunicação sobre a segurança dos veículos de duas rodas, principalmente em termos de equipamentos.
Incluir as questões relacionadas a duas e três rodas nos Planos de Ação Departamentais de Segurança Viária.
Integração da questão da segurança dos utilizadores de veículos de duas rodas motorizados ao passarem o alvará B e acrescentando um programa de manutenção, eco-condução e ruído ao passarem os alvarás A1 e A2.
Reforço da proteção dos usuários graças à sinalização de pontos cegos em veículos pesados.
( Tradução automática)
https://www.femamotorcycling.eu/no-inspections-france/