Quando uma bateria "morre" merece sempre a pena pensar porquê.Às vezes não é morte natural mas homicídio por alguma função que a esgota ( ou não deixa carregar).Houve alguma alteração recente que envolvesse o circuito eléctrico?
Saúde!Que a bateria tenha esses valores, "12.5 ou 12.6" V (Volts) quando desligada, é normal.Também é normal que a tensão suba, "14.2 ou 14.3" V quando o motor está a trabalhar - o alternador está a carregá-la.Pode haver outra situação que não a bateria.Falando apenas da bateria:O companheiro ao comprar a bateria nova verificou se a carga máxima que ela debita (o valor que vem lá inscrito em "A/h" - Ampéres/hora), é idêntico ao da anterior?Quanto maior for o valor de "A" no A/h mais corrente ela fornece ao fazer a ignição sem baixar a tensão para valores críticos, o que facilita o arranque. Daí que quando se compra uma bateria nova há quem escolha uma com esse valor mais elevado - tendo em atenção às dimensões da bateria de acordo com o espaço disponível na mota/scooter/carro...Pelo contrário, quanto menor for o valor "A/h" menos "força" terá a bateria e, em consequência, terá mais dificuldade no arranque. Ou até nem consegue arrancar porque a tensão baixa muito ao dar à chave.Partindo do princípio de que a bateria que comprou disponibiliza um carga idêntica à bateria de origem (os tais A/h), pergunto se teve o cuidado de a carregar previamente de acordo com as instruções que acompanham a bateria.Satisfeitas as dúvidas anteriores, seria interessante colocar um voltímetro nos terminais da bateria e medir os valores da tensão no acto da ignição.Partindo do princípio de que na oficina terão começado por verificar que a bateria é a indicada e comprovaram a saúde desta, e não viram nada, acho estranho dizerem que não se passa nada.
VivaTens um multimetro?
Assim diagnosticar o problema passa a ser um caso de tentativa e erro.A ideia era detectar uma corrente parasítica que te esteja a consumir a bateria.Para isso desliga-se o terminal negativo da bateria e põe-se o multimetro em DC amperes (maior escala) em serie, isto é, uma ponta no negativo da bateria e outra no cabo.Isto com a mota desligada, claro.A próxima acção depende do resultado desse teste.
Um carregador tipo o do lidl, é barato e sempre dá para dares uma carga de vez em quando.
Obrigado pela dica, o dificil é encontrá-los às venda Na Norauto há uns da marca deles que custam 19.95€ e provavelmente vou comprar um desses para desenrascar qdo for necessário.O único problema é que o local da bateria na X-Max é um pincel, tem que se desmontar a frente quase toda.
Compras um adapatador para ter sempre esse cabo adaptador ligado a bateria e com a extremidade no porta luvas por exemplo, foi o que fiz para carregar de vez em quando.
Fiz o mesmo Coloquei uma dessas fichas universais que tanto da para carregar como para dar encosto se precisar
No caso da X Max é uma excelente ideia.
Obrigado pelos vossos comentários. Sem dúvida que é uma excelente ideia. Isso é fácil de montar ou convém ser alguém com experiência?
o chamado plug and play ..o mais complicado serra faze ro furo no porta luvas .. ou onde quiseres ter a ligacao .. da tambem para usar com ttomadas USB ou isqueiro o que quiseres serve como output/input
Usei Na Tmax … continua a ser uma excelente idea .. tirar todos aqueles plásticos para chegar há bateria não faz sentido algum
Dar encosto é impossível, com o fusível no fio...