Sem desfazer tudo o que está escrito no anterior tópico deste tema:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=3051.0http://www.docstoc.com/docs/54224770/Equalizacao-de-cilindros-Hondas-SW
Venho esclarecer que existe uma segunda forma - mais correcta - de se fazer a equalização / carburação dos cilindros.
Esta forma é mais correcta do que a primeira porque:- Na primeira forma em que se liga directamente os tubos do vacuometro aos encaixes dos cilindros, desligamos uma coisa que se chama SENSOR DE PRESSÃO, e é por isso que, para fazer a afinação desta forma se tem de subir o regime mínimo para mais 150 rpm em relação ao normal.
Mesmo assim podemos obter falsas leituras - ou seja - não convém desligar o sensor de pressão quando equalizamos os cilindros.
Mas então como fazer para não desligar o sensor de pressão ?- Em vez de ligarmos directamente os tubos dos vacuometros aos dois encaixes dos cilindros, só desencaixamos uma das pontas do tubo de borracha curvo da mota e deixamos assim livre um só ponto de encaixe do cilindro, onde iremos ligar um dos tubos do vacuometro.
- Seguidamente vamos a essa pecinha curva de borracha solta e desencaixamos a "gaja" da peça de plastico em "T".
- Depois ligamos o outro tubo do vacuometro á pontinha do "T" que ficou livre.
Assim o SENSOR DE PRESSÃO mantém-se ligado.
Desta forma (com o sensor de pressão ligado) já não é necesário subir em mais 150 rpm o regime mínimo.
Basta (ANTES DE TUDO) regular o regime mínimo para o valor referencia dado pela Honda para se proceder à afinação (A 1500 RPM A DEPRESSÃO NOS DOIS CILINDROS DEVE SER DE 0.4 A 0.4.2 BAR).
Se não se conseguir um valor exactamente igual nos dois cilindros, não há problema (desde que não seja muito) - a própria Honda contempla um valor para isso de cerca de 0.20 de diferença.
PORTANTO,SEQUÊNCIA DOS TRABALHOS:- Aquecer bem a moto -dez a quinze minutos (até a ventoinha disparar)
- Regular o regime mínimo (parafuso central em cruz) para as 1500 rpm
- desligar o motor
- aplicar o vacuometro conforme explicado
- ligar o motor
- proceder à afinação sem pressa e com muita atenção
a determinada altura ao mexermos nos parafusos do ar dos cilindros o ralenti vai
subir ou descer - aqui vamos ter de jogar com o parafuso de afinaçáo do ralenti
e também temos de aprender a ouvir o "cantar" do motor.
A honda indica que a cada volta ou meia volta para a direita num dos parafusos dos
cilindros, temos logo de ir ao outro parafuso do outro cilindro e aplicar a mesma volta
ou meia volta para a esquerda, e vice-versa. E vamos assim "andando".
É por isso preciso muita paciencia.
No fim - desligar o motor - retirar os tubos do vacuometro e montar tudo no devido lugar.
- Ligar o motor, esperar que o ralenti estabilize - afinar novamente no parafuso central,se necessário (o valor ideal para as 400 é o que vem no manual do utilizador (1300 +- 100 rpm)
- Experimentar a moto em estrada, em cidade e em auto-estrada.
Para quem estiver interessado:
Na passada quarta-feira comprei dois vacuometros em Lisboa -
Custo - 25 EurosOs vacuometros têm que vir com glicerina - não esquecer.
Aqui -
http://www.manoterme.com/- Sr. António Sousa.
Depois mandei adaptar dois tubos próprios nos mesmos -
Custo - 25 EurosAqui -
http://www.riluber.com/port/index.htmlTotal - 50 EurosAcham muito ? - então vão à Honda como eu fui uma vez (porque o meu primo estava de férias) e paguei por este seviço 45 Euros, e a moto vinha uma m....
Voltei lá e reclamei, e ... voltou na mesma m....
Nunca mais.
Fotos
http://picasaweb.google.pt/mandias07/HONDASWT400EQUALIZACAODECILINDROS?authkey=Gv1sRgCOja65nwp4auwgE#