A Ducati anunciou um recall para a Multistrada V4 por conta de problemas num dos componentes do novo motor. Segundo a marca, as guias de válvulas usadas em alguns modelos estão fora das especificações técnicas, podendo provocar perda de desempenho e até mesmo ocasionar quebras.
As unidades da Multistrada V4 envolvidas no chamado da Ducati serão submetidas a uma substituição completa do motor, sendo instalado um novo motor produzido posteriormente e com guias de válvulas dentro das especificações. Como forma de compensação, a Ducati fornecerá aos consumidores motos reserva durante o tempo de reparação, que pode levar até oito semanas, ou vouchers para compra de acessórios ou itens de vestuário da Ducati, além de dois anos de manutenção padrão gratuita.
Segundo fontes internacionais, a Ducati utiliza guias de válvulas fornecidas por duas empresas diferentes, mas o produto de apenas uma delas está com o defeito em questão. A marca trabalha para identificar as unidades que estão equipadas com o produto defeituoso, e entrará em contato com os proprietários das motos para informá-los sobre o problema. O cliente ainda pode consultar no site da marca se a sua moto está ou não envolvida na chamada.
O motor V4 é uma das principais novidades para a Ducati Multistrada V4. A usina de 1158 cc debitando 170 cv de potência às 10.500 rpm e binário de 12.7 kgf.m às 8.750 rotações, e destaca-se por ter um comando de válvulas renovado, desenvolvido para alongar os intervalos de manutenção, que passam a ser a cada 60.000 quilómetros. Com as readequações, ele força menos os componentes em comparação com o sistema Desmodrómico, usado nas versões anteriores da Multistrada.
O plano de manutenção do motor V4 da Ducati Multistrada prevê troca de óleo e verificação do filtro de ar a cada 30.000 km e filtro de óleo a cada 15.000 km ou dois anos. A verificação e eventual ajuste do conjunto da válvula e a troca de velas de ignição são programadas a cada 60.000 quilómetros.
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