Eu comprei mota em 2017, pelos mesmos motivos. E de facto compensou. Vai sair daqui um texto grande porque também eu em 2017 andei com as mesmas dúvidas e a considerar várias opções.Mas há quer ter em atenção:eu fazia 60km por dia em vez desses 20km/h;eu tenho uma carrinha a gasolina que consumia uma média de 7,1L/100km;com o carro pagava 1,1€ por dia em estacionamento e com mota pagava 0€;eu faço grande parte da manutenção em casa. Pelo que vai poupar e tendo em conta que ainda precisa comprar equipamento, eu iria para uma mota usada, bastante abaixo dos 3000€, até porque em dias de chuva ou frio extremo quase de certeza vai querer usar à mesma o carro.Tenha também em atenção que, se vai fazer estrada, com camiões à mistura e carros a ultrapassarem "à queima", é provável que fique melhor com uma mota maior ou com um comportamento mais desportivo/mais adequado a estrada (Yamaha xmax, Honda Forza, Sym GTS ou Sym Joymax, Kymco Downtown.......)Experimente uma scooter 125 maior/mais desportiva e veja a diferença. Não são tão manobráveis em cidade mas são melhores em estrada.Por exemplo, uma vez que vai fazer 2km em paralelos, deve considerar que a xmax tem rodas maiores que a nmax (ou pelo menos tinha, não tenho acompanhado muito os novos modelos). Mas pode acontecer que uma xmax usada com mais kms lhe sirva bem melhor que uma nmax nova ou quase nova.Eu depois de experimentar uma Honda PCX em estrada mudei logo de ideias e acabei a comprar uma maior.Terá de nos dizer que tipo de percurso faz para melhor podermos dizer qual o tipo de scooter que melhor compensa. Se fizer muito trânsito parado até uma 50cc pode ser melhor que uma 125cc, mas se fizer muita estrada aberta a mais de 60km/h ou AE, uma scooter maior pode ser proveitosa.Gastei 2100€, com oferta de capacete, numa Sym GTS usada com 17500km e não me arrependo. Afinal, no ano seguinte, acabei por mudar de emprego e ficar a trabalhar a 10km de casa e verifiquei que em dias de chuva mais a sério ou muito frio, ou se gosta muito de andar de mota ou acabamos por usar o carro.Dito isto, a mota traz despesas e só compensa se a usar a sério e fizer pelo menos as manutenções básicas em casa. Se com o carro paga estacionamento e com a mota não, então já é mais uma ajuda. Nunca compensa a curto prazo, apenas a médio/longo prazo.Alternativas:Instalar em casa painéis solares para produção de energia - normalmente só compensa se tiver em casa um consumo diurno, em horas de sol, que possa ser compensado pelos painéis. Isto pode resultar se por exemplo tiver em casa além do frigorífico uma arca, se puder colocar máquinas de lavar loiça, lavar roupa e secar roupa a trabalhar durante o dia mas nunca tudo ao mesmo tempo, se cozinhar com placas eléctricas à hora de almoço, se no verão puder colocar a trabalhar um ar condicionado durante o dia em vez de o ligar no máximo no final do dia....Há várias estratégias para aproveitar os painéis.Se o carro é a gasolina pode transformar para GPL. Regra geral, embora dependa do carro, entre 1600€ a 2400€ consegue fazer o processo todo. Os sistemas de GPL atuais são muito bons e as diferenças de consumo em relação à gasolina já não são tão altas como antigamente.Instalar painéis solares de aquecimento de águas sanitárias - aqui a despesa depende muito das obras que terá de fazer ou não para este efeito e o proveito dependerá de vários fatores (de quantas pessoas tem em casa, de como aquece agora as águas - cilindro, esquentador - se pode ligar as máquinas de lavar a torneiras de água quente...). Eu tenho esquentador automático e desde há 2 semanas que ele só liga até lhe chegar água dos painéis, depois disso a água já vem temperatura suficiente.Voltando à mota, dou-lhe uma ideia das despesas adicionais/poupanças que tive:Despesas: seguro da mota, pneus mota, blusão, segundo capacete, luvas de verão, luvas de inverno, cobre-pernas, manápulas para o guiador, top case para poder transportar mais coisas na mota, filtro de ar, óleo do motor, óleo da transmissão, correia de transmissão.Poupanças: 1,1€ por dia em estacionamento, gasolina (de 7,1L/ 100km para 3,1L/100km), pneus do carro (jantes 17" não perdoam), mudanças de óleo (agora só faço uma vez por ano), riscos no carro no estacionamento (aqui sim, posso-lhe dizer que poupei imenso pois o estacionamento que eu usava era apertado e muita gente não tem respeito pelo que é dos outros), outras manutenções do carro que dependem muito dos kms, estado geral do carro (pois o carro ficava muitas vezes estacionado ao sol e a mota ficava à sombra).Se a ideia é poupar, veja muito bem quanto pode poupar no carro para depois fazer contas e decidir até quanto compensa gastar na mota e equipamentos. Se a ideia também é dar uns passeios, aí já não contam só os €€€€ mas deverá ponderar uma scooter mais adequada a estrada.Desculpe o testamento mas fez-me lembrar o meu percurso em 2017. Não compre nada no impulso, sem fazer contas e sem experimentar outras motas diferentes, para ter uma ideia concreta das opções que tem.
Muito obrigado a todos pelas ajuda/sugestões.No entanto tenho mais duas dúvidas por favor em relação á nmax.A scooter encontra se com apenas 2700km fez a revisão dos 1000km já há mais de um ano , e penso q a próxima é aos 6000km, e sendo de 2017,não devia ter sido trocado o óleo novamente?O motor de 2017 é igual ao de 2020? Apenas muda a estética?Cumprimentos a todos.