A Yamaha está a trabalhar numa MT-07 carenada para preencher a lacuna deixada pelo R6 de partida, de acordo com fontes japonesas. Há algum tempo que circulam rumores de um novo modelo, mas as últimas informações sugerem que a Yamaha vai apresentar a moto esta Primavera para chegar antes do Outono.
O destino estava marcado para a R6 há anos, com vendas em declínio e padrões de emissões cada vez mais rígidos tornando o investimento contínuo (e lucro) cada vez menos provável. Então, no final do ano passado, a Yamaha anunciou que a R6 deixaria de existir na Europa, com apenas alguns modelos de pista disponíveis para entusiastas obstinados em pistas de corrida e equipes de corrida.
Com a R6 desaparecida, fica um abismo na gama de motos esportivas da Yamaha entre o R3 A2-friendly e o R1 de topo de gama. Fontes informam que essa lacuna será preenchida por uma nova moto, movida pelo motor CP2 da nova MT-07.
O duplo paralelo da MT-07 produz 74bhp, então está claro que, a menos que a Yamaha faça uma revisão massiva, a nova moto competirá com a Kawasaki Ninja 650 ou Honda CBR650R em vez da Aprilia RS660. O motor CP2 é indiscutivelmente a melhor parte do MT-07, proporcionando um passeio divertido e envolvente sem poder deformar o cérebro.
Mesmo com uma grande atualização, achamos que a Yamaha ainda vai querer manter a produção próxima de 80bhp, portanto não se vai tornar. um exercício do estilo R6 para perseguir a linha vermelha. Dito isso, esta pode ser uma opção útil para pessoas que gostam de corridas de médias potências twin.
Para ajudar a manter os custos baixos, que serão a chave para o sucesso do projeto, o chassi será semelhante ao do MT-07 existente. A Yamaha já fez modificações neste chassi, como na Tracer 7, então não deve exigir muito trabalho. As rodas, a suspensão e outras engrenagens de rolamento são provavelmente semelhantes, para ajudar a manter o orçamento sob controle.
Esse orçamento pode ser a chave para o sucesso ou o fracasso da nova moto, assim como foi com a MT-07 original e a aventureira Ténéré 700 (que também usa o motor CP2). Se a Yamaha conseguir manter o preço da nova moto abaixo de £ 7.500, eles podem ser vencedores.
Também há um ponto de interrogação sobre como será chamada a desportiva de gama média. A regra de nomenclatura da Yamaha apontaria para ser uma R7, mas uma vez que é uma moto de corrida especial com homologação WSB, da qual a Yamaha tem muito orgulho, esperamos que a empresa dê a esta moto um novo rótulo.
https://www.motorcyclenews.com/news/new-bikes/yamaha-mt-07-sportsbike/