Veículo de duas rodas com motor externo
Uma nova patente surgiu mostrando que a Kawasaki começou a desenvolver uma transmissão eletronica que pode muito bem ser destinada a uma mota de turismo para substituir seu modelo Concours 14 , mas também pode beneficiar superbikes ou mesmo cruisers no futuro. As caixas semiautomáticas há muito tempo estão à beira de uma ampla aceitação, com a Honda tendo sucesso com suas transmissões DCT de dupla embreagem desde 2009 e a Yamaha oferecendo seu FJR1300 com o sistema de mudança automática YCC-S já em 2006. Agora, a Kawasaki finalmente está trabalhando por conta própria.Acredito não ser tão difícil de criar uma solução idêntica à da Honda, o DCT. Esta ideia da Kawasaki, ainda carece de uma segunda ideia para complementar a automatização tal como a Honda tem. Mas a seu tempo lá irão, pois de facto a ideia é uma maravilha, e ainda ando a explorar a minha.....O projeto se concentra no uso de um mecanismo de mudança eletrônico simples que elimina a necessidade de um link físico. Escritório de Patentes JaponêsO sistema Kawasaki parece ter como objetivo replicar a experiência de troca de marchas convencional quando necessário, mantendo a alavanca operada com o pé, mas usando um atuador eletrônico e sensores em vez de uma ligação física entre seu pé esquerdo e o tambor de mudança. A patente se concentra, em vez disso, em um mecanismo de mudança eletrônico compacto e simples que traduz o movimento da alavanca de câmbio em uma rotação do tambor de mudança. Isso significa que não há mais necessidade de uma articulação física, liberando a estrutura da mota para permitir que os pedais sejam movidos sem a necessidade de se preocupar com como o câmbio será operado. Com um atuador girando o tambor de mudança na transmissão convencional, é fácil ver como o sistema poderia ser usado em qualquer número de motas. Trocar a alavanca operada com o pé por botões montados na barra seria uma simplicidade em si, e com um computador entre o piloto e a alavanca de câmbio, seria fácil ter certeza de que falsos neutros, aceleração excessiva e mudanças de marcha incorretas fossem evitadas. Em motos esportivas, o sistema seria capaz de fazer o mesmo trabalho que um quickshifter, mas potencialmente mudar as relações mais rápido do que seu pé pode se mover, amarrado com a eletrônica do motor para garantir que as rotações sejam combinadas perfeitamente. Alternativamente, ele poderia ser facilmente aliado a uma embreagem automatizada para uma transmissão totalmente ou semiautomática.Tradução automáticaNotícias completa: https://www.cycleworld.com/story/bikes/new-kawasaki-electronic-shift/