Na ultima semana tenho andado a fazer experiencias na transmissão da minha SWT 400, nomeadamente as possiveis combinações entre roletes e molas de embraiagem, e o que daí se pode obter.
Antes de fazer esta experiencias, a primeira coisa que fiz foi uma limpeza geral de todo o grupo da transmissão, com dissolvente, lixa e compressor.
O que notei foi que após 3.000 km passados desde a ultima revisão já havia alguma sujidade acumulada, resultante do atrito da correia da distribuição e dos calços dce embraiagem.
Escolhi os roletes originais da Honda (25g) aligeirados no torno para 21 g e as molas brancas da malossi com uma rigidez de cerca de mais 10% que as originais.
Os roletes originais, têm a vantagem (comparando com as marcas aftermarket como a malossi, polini, etc) de terem uma duração 2 a 3 vezes superior.
Resultados obtidos:
- roletes de 21 g com molas brancas malossi - excelente arranque e recuperação em baixa / media rotação e a velocidade de ponta diminui cerca de 15 km/h - não gostei.
- roletes de 21 g com molas originais - bem melhor, mas a velocidade de ponta diminuiu cerca de 5 a 7 km/h em relação à que tinha de origem - gostei mais mas a questão da velocidade de ponta .... hummmm...
Os companheiros Italianos do forum SWCI adoram esta combinação, mas pelos vistos isto é uma questão de gosto pessoal, e eu não gostei muito destas combinações.
Novas experiencias se seguirão brevemente - ainda não desisti.
Para já a nivel de transmissão - tudo original.
Fora isto também tivemos que trabalhar a questão da equalização de cilindros no vacuometro devido a uma desafinação entretanto surgida (falarei disto depois noutro tópico).
Fotos
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