??????e se o desgaste não é linear? pode-se gastar pouco ao princípio e muito no fim à medida que vai ficando mais velha.e valerá a pena o risco ?de teres de chamar um reboque? ou pior, partir-se a correia numa ultrapassagem, ou numa curva em aceleração?troca lá isso quando o fabricante manda e evita dores de cabeça!
Estou a pensar limpar e ver o estado da correia a ver se consigo fazer até aos 18 ou 20000 kms com ela, a marca manda trocar aos 15000km.
A minha antiga sym quando troquei a correia conforme dizia no manual ainda estava em excelente estado e não tinha nada gretado nem ressequido, troquei à mesma mas faz na boa 16mil
Também deixo passar a km indicada pelo fabricante, vou até aos 24k, mas controlo o estado do material regularmente.Também já sei por experiência que mais perto da revisão geral com troca de correia já se nota no desempenho da mota mas como não tenho problemas se a velocidade de ponta varia mais ou menos 10km(desde que saiba a razão) deixo ir até aos 24k.Para além da correia e roletes, existem uma peças insignificantes que podem causar dissabores. No compartimento dos roletes tem uma tampa metálica que acompanha o movimento dos roletes onde se montam umas peças plásticas que deslizam numas guias da polia que contem os roletes. Uma vez uma dessas peças plásticas estalou aumentando a folga natural do conjunto e com a vibração foram moendo as guias em alumínio da polia. Tirando esta situação nunca tive problemas por deixar fazer mais quilómetros. E mesmo nesta eu tive culpa pois na manutenção da embraiagem anterior o material não chegou a tempo e não as troquei como devia... fiz só correia, roletes e limpeza da embraiagem.
Offtopic- essa é uma das vantagens das scooters, falar nessa periodicidade na limpeza da transmissão deixa o pessoal das motas com azia
A da mota limpas de quanto em quanto?
Eu não costumo fazer a limpeza da transmissão. Acho que seria interessante ao meio da kilometragem da troca, uma limpeza por ar comprimido. Não acho que vale a pena desmontar para limpar.Como dizemos no Brasil. Não se meche em time que está ganhando. Com relação a troca da correia. Na última troca que fiz, em que a correia tinha 15 mil km. Constamos, eu e o mecânico. Que a correia estava em bom estado. Eu arranco com a mota muito devagar, não passo dos 80km/h. Estou pensando em esticar a troca para os 20 mil km.