O principal problema do vento é sua invisibilidade, portanto, é imprevisível. Ao observar o ambiente, podemos obter pistas, mas não será até que o contatemos, até que saibamos como está soprando forte. Esta imprevisibilidade exige margens de segurança que devemos adaptar à nossa condução.
- Vá mais devagar . A margem de reação, em metros e milissegundos, aumenta exponencialmente.
- Se o vento for lateral, tendemos a inclinar-nos contra o vento, para que a posição não seja perpendicular ao solo. Assim, quando passamos por objetos muito volumosos (como caminhões), o vento muda em várias direções; Por isso, é imprescindível circular no centro da pista e ter margem antes de possíveis correções.
- Se o vento for lateral, os retrovisores também deverão ser ajustados às novas circunstâncias.
- Em caso de rajadas de vento de diferentes lados, tome cuidado para não corrigir demais. É importante fazer os ajustes suavemente e, da mesma forma que você deve segurar o guiador com firmeza , não é preciso apertar as mãos até que o fluxo sanguíneo acabe, mas tome cuidado para reagir com calma .
- Diante do peso de uma rajada que nos desvia de nossa linha pelo centro da pista, podemos manobrar puxando o joelho do lado de onde vem o vento. Desta forma, se o vento soprar da direita para a esquerda, ao abrir o joelho direito a mota tenderá a frear para a direita. Você também pode empurrar levemente o punho (neste caso o direito) para a frente.
- A sensação térmica diminui com a velocidade, o que somado ao vento acentua o efeito. É imprescindível estar bem equipado com capacete integral, luvas, calça, jaqueta e botas. A concentração diminui no frio, e tenha em mente que a colisão com qualquer objeto que mova o vento é um projétil contra nós.
Outra questão relevante é o estacionamento da mota . Em situações de muito vento, é aconselhável não deixá-lo próximo a árvores, pois os galhos podem cair. Assim, nessas circunstâncias, os municípios fecham os parques ao acesso de pedestres. Também é aconselhável ter cuidado na frente de edifícios, pois os objetos que estão nas janelas ou terraços podem cair. Em qualquer caso, é preferível colocá-lo no suporte central se tiver esse equipamento e deixar a mota protegida, pois o chicote do vento pode derrubar uma motocicleta.
Claro que há gradientes em tudo, e se sopra um vendaval excessivo, a motocicleta não será mais o meio adequado para se deslocar entre A e B.
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