Companheiro:verifica aqui a informação que vários companheiros deixaram.https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35316.0.htmlNão sei se te poderá ajudar.
A haver aumento de consumos, deverá ser pouco notório, julgo eu. E, sobretudo na XMax 400, o investimento é bem justificado pelo ganho estético...
A variação no consumo não deve ser relevante, mais provavel é uma variação de distribuição de potência.Mas no essencial é só mais ruído para as pessoas olharem
Boa tarde, Tenho me deparado com esta questão em forma de afirmação por parte de alguns colegas e confesso que estou na dúvida. Adquiri um Akrapovic para a minha Xmax 400 quando a comprei, contudo quando a mesma me foi entregue, o escape ainda não estava disponível. Entretanto estou bastante satisfeito com o consumo apresentado e tenho ouvido rumores que o mesmo vai aumentar com a instalação do referido escape. Alguém teve essa experiência? Tive alguns escapes em motos anteriores e há muitos anos, contudo os consumos não me preocupavam minimamente e não recordo esse facto.Cumprimentos, A. Duarte
Companheiro Aduarte66Tudo o que envolva qualquer tipo de alteração à própria origem de qualquer "motor", seja escapes, filtros de ar, no caso de scooters também em mudança de roletes, molas, etc. Tudo faz aumentar o consumo!!!Pensa comigo, tudo o que faz andar mais e melhor tem algum contra...Claro que há excepções em relação ás rotações perante a velocidade, vou tentar explicar...Vamos imaginar que no arranque "normal diário" tens sempre o punho na mesma posição e isso faz arrancar às 3000 RPM. Se ao alterares o escape, mas arrancando com o punho na posição (antes de meter o escape) as mesmas RPM aumentarem para 3.500 RPM, irá ser óbvio que vai existir aumento de consumo... isso não é uma verdade absoluta, pois existem filtros e velas que a mesma rotação consomem menos que os originais, mas acredito que possa ser o caso com outros acessóriosMas... e não falando de arranque, mas sim de velocidade constante (vamos supor) de 120kmh, se antes de por o escape o motor ia (sempre a supor este tipo de Velocidade e RPM como exemplo) portanto o motor ia às 6000rpm, mas com o escape vai somente às 5800rpm , aí será benefico e irás gastar menos do que "originalmente gastava... Entendo isso perfeitamente e é precisamente a minha questão, se alguém tem a experiência ou evidência se existe aumento de consumo com o escape de rendimento em condições idênticas ao escape de origemO que é normal é alterando algo no motor, as rotações aumentarem mais e haver sempre aumento (pouco ou muito significativo, mediante o punho de cada um) automaticamente irás gastar mais gasolina... o que pode não ser significativo, ou pouco se notar...Como bem dizes, isso depende de cada umEspero ter ajudado em algo...Boas curvasObrigado pelo comentário, Cumprimentos, A. Duarte
Companheiro só aumenta o consumo porque vais puxar mais pela scooter, para a ouvir a cantar. Já agora no stand efetuaram algum ajuste na eletronica da moto por terem alterado o escape?Cumps
E pá, afinal vem de encontro ao que eu tentei explicar Boas curvas
E explicaste muito bem. Obrigado.Cumprimentos, A. Duarte
Pelos vistos não companheiro A. Duarte
Neste caso, chamam-lhe escape de rendimento por ignorância. Não é um escape nem é de rendimento. No próprio site da Yamaha chamam-lhe "ponteira preta" e em nenhum lado promete aumento de performance, apenas um visual moderno.https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/scooters/sport/xmax-400-2020/accessories/slip-on-muffler-black/90798-33846-00/
Eu é que não percebi a conclusão.Não mexo no escape e está feito.No Ride4 já troquei e só aumenta os HorsePower. Desculpem a brincadeira mas este tópico estava assim para o azedo..Por exemplo a Aprilia está a oferecer um na compra de alguns modelos:Reparem que apesar de ser oferta tem um asterisco que só será utilizavel em pista (talvez por lhe faltar o catalizador Euro4 ?? ).Ora isto não é uma alteração meramente estética, é considerado uma mod, para performance e provavelmente difícil de averbar.
Companheiros nsaraiva e davidsantos, Agradeço a vossa participação no tópico e respeito as vossas opiniões, mas o assunto é se há aumento de consumo ou não, no caso concreto. A questão se deve ou não instalar, aumentos de potência, se é legal ou não, não é aqui abordada.Cumprimentos, A. Duarte