(tradução automática)
Escusado será dizer que as motas são inerentemente mais perigosas que os carros, mas isso não impediu os fabricantes de motas de tentar reduzir ao máximo a brecha de segurança. Muitas vezes vale a pena olhar para os sistemas de segurança no mundo dos automóveis para ter uma ideia do que pode estar acontecendo no mercado de motas.
Uma dessas tecnologias é o freio antibloqueio, ou ABS. Se você é um piloto novo lendo isso e não tem certeza do que é o ABS, o conceito é simples: quando você usa os freios, os sensores nas rodas dianteiras e traseiras detectam se / quando as rodas travam. Quando isso acontece, os sensores enviam um sinal para a ECU, informando-a para liberar pressão suficiente na (s) pinça (s) de freio (s) para permitir que a roda gire novamente. Esse ciclo ocorre várias vezes por segundo, aplicando e liberando a pressão do freio para evitar o travamento e a parada da motocicleta.
Os sensores ABS modernos são muito discretos, alojados em um pequeno suporte, visto aqui entre o compasso de calibre e a extremidade do braço oscilante. O sensor lê a velocidade do anel com fenda dentro do portador do rotor para detectar o travamento.
Agora, os freios antibloqueio das motocicletas não são um fenômeno novo - a tecnologia existe desde os anos 80 -, mas o ABS costuma ter uma má reputação em alguns cantos do motociclismo. A reclamação comum é a pulsação abrupta na alavanca.
Como muitas coisas que existem desde os anos 80, o ABS melhorou constantemente nos últimos 30 anos. E, nos últimos anos, desde que as Unidades de Medição Inercial (IMU) começaram a chegar às motas, o ABS deu um grande salto, tanto em termos de funcionalidade quanto de ativação.
Uma das grandes vantagens do ABS é a distância de parada reduzida que você pode alcançar porque não precisa mais modular a pressão do freio. No entanto, os motociclistas altamente qualificados dirão que podem parar em uma distância mais curta sem o ABS do que com ele. Aqui está o problema: eles podem estar certos. Talvez eles possam frear e parar em uma distância mais curta sem ABS - mas eles podem fazer isso de forma consistente, toda vez que usam os freios? Mais importante, você pode?
Provavelmente, a resposta é não. Se você estiver em uma situação de pânico, ter a tranqüilidade de simplesmente pegar um punhado de freios, sabendo que o ABS o salvará de um bloqueio, é inestimável. Pense em frear em tempo chuvoso ou sobre a superfície de uma estrada suja e as chances de frear melhor e de forma mais consistente do que o ABS caem drasticamente.
Ter que frear em um canto - como quando há detritos na estrada - é aterrorizante. Você corre o risco de sobrecarregar o pneu dianteiro e bater. Com tecnologias como Cornering-ABS (também conhecido como ABS sensível ao lean), esse medo ainda existe, mas não precisa estar. Mais e mais motos novas de hoje vêm equipadas com uma IMU, que detecta o tom, a guinada e o giro da mota. Se também estiver equipado com C-ABS, usará esses dados para informar à ECU quanta pressão de freio aplicar em todos os pontos de inclinação.
Uma pesquisa no YouTube por Cornering-ABS lhe dará uma demonstração da tecnologia em ação. O maior desafio agora é se convencer a realmente pisar no freio (se necessário, é claro) enquanto você está inclinado.
Quando as rodas estão travadas, você não tem mais controle de direção sobre elas. Essa é outra grande vantagem do ABS. O ABS não só oferece distâncias de parada mais curtas de forma mais consistente, mas também porque as rodas ainda estão girando, você ainda pode fornecer comandos de direção. Isso é especialmente importante se / quando você precisar fazer uma manobra evasiva ou de emergência. Mais uma vez, jogue chuva na equação e você poderá entender a importância do ABS.
Não há como negar o fato de que os componentes necessários para executar um sistema ABS adicionam algum peso à mota, mas o ABS moderno apenas adiciona uma quantidade mínima de peso - tão pouco quanto 10 libras em alguns casos. Além disso, para uma mota de rua, o peso adicionado é basicamente insignificante.
O ABS também aumenta o custo da mota, em comparação com as versões sem ABS do mesmo modelo. No entanto, normalmente estamos falando sobre uma diferença de preço de $ 300 - $ 1000. Em nossa opinião, o benefício adicional de segurança supera em muito as penalidades de peso ou preço.
De acordo com o Insurance Institute for Highway Safety, a taxa de acidentes fatais é 31% menor para motas equipadas com freios antibloqueio opcionais do que para os mesmos modelos sem eles. Se isso não for suficiente para convencê-lo, aqui está outro número:
O Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária divulgou outro relatório observando que motas com motores de 250 cc e superiores sem ABS têm 37% mais probabilidade de se envolver em um acidente fatal.
De posse dessas informações, o ABS deve ser uma opção na qual você deve pensar seriamente na próxima compra de mota. Na estrada, qualquer percepção negativa é muito superada por todos os benefícios que proporciona.
https://www.motorcycle.com/features/why-you-need-abs-on-your-next-motorcycle.html