Há um par de meses comprei um capacete Tourmax, como sabem o Tourmax é um Duke com pala.
E eu sou fã do Duke porque se ajusta bem á minha cabeça, tem elevada segurança e é barato porque já é um modelo antigo, trazendo já viseira solar e pinlock.
A minha duvida era mesmo como se comportava a pala, e até os 150 nem se nota que lá está.
De resto como devem saber porque é um capacete muito popular o Caberg é um modular, fácil de colocar e tirar, podes circular de queixeira aberta na cidade a baixa velocidade. Por razões de segurança e porque faz muita resistência ao vento não recomendo queixeira aberta em velocidades mais altas.
Mesmo com queixeira em baixo oferece mais resistência ao vento que alguns capacetes mais estreitos, porque este é redondinho.
Em velocidades 120/130 anda-se bem mas com tampões ( que uso sempre quando vou para a estrada) acima dos 140 faz-se sentir o vento a empurra-lo embora nessa gama de velocidades seja uma força perfeitamente suportável.
Quem faz muita cidade ou estrada nacional o Duke/Tourmax é uma boa opção, segura e barata.
Quem faz muita AE provavelmente opta por um capacete diferente. O ideal seriam os dois (tenho um Scorpion integral) ou mesmo mais opções, vários companheiros têm mais que dois capacetes, e aí dá para cobrir as várias utilizações esperadas
Estou completamente satisfeito com o Tourmax, veio substituir um Duke com 5 anos cuja única queixa é as almofadas terem cedido e deixou muito espaço para entrar o ar ( e também ter a viseira toda riscada, mas isso é culpa minha

)

