Autor Tópico: Membranas impermeáveis  (Lida 816 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 3882
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Membranas impermeáveis
« em: 19 de Julho de 2020, 11:50 »
(tradução automática não corrigida)

 Qualquer novo piloto descobrirá a importância da roupa impermeável para motocicletas quando se encontrar com 40 minutos de tráfego à frente e os céus acima desencadeando o inferno. É esse tipo de situação em que sua jaqueta de couro estilo vintage ou botas de moto casuais simplesmente não fazem o trabalho. Mas encontrar a roupa impermeável certa para você é um trabalho em si. Cada peça de roupa, de jaquetas e calças a luvas e botas, terá diferentes qualidades de impermeabilização, com marcas usando uma variedade de jargões da indústria para descrever como a jaqueta tem um "forro à prova d'água Drystar" ou como as botas "Gore-Tex" têm uma membrana impermeável.


Então, qual é a diferença entre esses tipos de impermeabilização? Quais marcas as usam?


 

TECIDO IMPERMEÁVEL


É provavelmente um dos nomes mais conhecidos na impermeabilização e muito menos na indústria de motocicletas; O GORE-TEX é usado não apenas em roupas para motociclistas, mas também em equipamentos para caminhadas e camping, equipamentos para esportes de neve e equipamentos para corrida, caça e caminhada. Inventada por Wilbert L. Gore e seu filho Robert W. Gore, a GORE-TEX, em seus 50 anos de existência, construiu uma reputação imensa por oferecer a melhor impermeabilização disponível, e isso não é diferente para as roupas de moto que são incutidas nela. .


O GORE-TEX consiste em uma membrana de tecido leve que repele a água líquida, permitindo a passagem do vapor de água, permitindo qualidades de impermeabilização e respirabilidade. Este tecido é composto por uma camada de politetrafluoretileno termo-esticado (PTFE, ou mais comumente conhecido como Teflon) imprensado entre duas camadas de nylon, que confere ao material suas propriedades resistentes à água e à transpiração, além de ser flexível, durável e resistente a água. % De proteção UV. Essa membrana é integrada abaixo da camada externa da peça, permitindo que a camada externa de couro ou têxtil pare a maior parte da água e a camada GORE-TEX faça o resto.


Na indústria de motocicletas, Rukka e Held são algumas das maiores marcas associadas à GORE-TEX, com as duas incorporando a tecnologia em uma ampla gama de jaquetas, calças e luvas. O GORE-TEX também é usado pela Dainese , Alpinestars, Bering, enquanto Daytona, Sidi e TCX incorporam a membrana à prova d'água em suas botas e, é claro, muitas outras marcas que usam o GORE-TEX.


O Gore-Tex vem em duas versões distintas:


Em primeiro lugar, existe o revestimento impermeável GORE-TEX, que você pode encontrar em produtos como as calças Rukka Katuh ou a jaqueta Alpinestars Ares. Este forro impermeável GORE-TEX fica atrás da camada externa de tecido da jaqueta e, quando a chuva cai e se acumula nessa camada externa, ele fica impedido de encharcar sua roupa. As desvantagens disso é que a jaqueta ou calça pode ficar pesada ao coletar água e permitir a entrada de frio, mas a maioria das jaquetas e calças equipadas com o revestimento suspenso possui um revestimento térmico removível. Se isso acontecer, recomendamos que pendure a jaqueta ou a calça para secar após o uso.


Como alternativa, jaquetas e calças sofisticadas terão o laminado multicamada de alto desempenho da GORE-TEX. Essas camadas GORE-TEX são totalmente estanques e à prova d'água e foram projetadas para impedir que toda a água entre na peça de roupa e chegue às camadas inferiores. Você encontrará o laminado multicamada GORE-TEX em produtos sofisticados, como a jaqueta e calça Dainese D-Cyclone e o traje Rukka Nivala. Embora eles geralmente tenham um preço premium, o desempenho obtido com essas peças de vestuário faz com que seja um ótimo investimento para os ciclistas que sabem que encontrarão mau tempo regularmente, seja por deslocamento diário ou por uma excursão de longa distância pela França. Esse investimento é particularmente profundo no compromisso da Rukka com uma garantia de 6 anos (isso se aplica principalmente a jaquetas e calças Rukka).


Essa camada mais premium da GORE-TEX evita a penetração da água, fazendo com que a água escorra da camada externa e fique impedida de penetrar nas camadas inferiores: isso manterá as roupas sob a jaqueta e as calças secas. Mas o bloqueio da água de imersão também evita que as roupas se tornem pesadas, um problema que mencionamos que a camada suspensa GORE-TEX potencialmente pode ter. Isso deixa sua jaqueta ou calça absolutamente seca e com a aparência de uma estrada pronta novamente com uma simples limpeza.


Mas você não encontrará o GORE-TEX apenas em suas jaquetas e calças; você encontrará a tecnologia em uma enorme variedade de luvas e botas de motocicleta. Usando o GORE-TEX para bloquear a umidade e ajudar a resistir ao calor, para que os dedos das mãos e pés não fiquem úmidos ou entorpecidos, o GORE-TEX é uma ótima opção para manter as extremidades secas. Veja aqui a nossa gama completa de luvas GORE-TEX e a nossa gama de botas GORE-TEX aqui, provenientes de marcas como Dainese, Daytona, Rukka, Alpinestars e muito mais.

Você pode ver toda a gama de roupas da Gore-Tex aqui.

Ou você pode ler o nosso guia essencial sobre Roupas Gore-Tex aqui.


 

ALPINESTARS 'DRYSTAR


A Alpinestars abordou a impermeabilização com o objetivo de oferecer super versatilidade juntamente com super proteção contra intempéries. O resultado é o Drystar da Alpinestars, uma membrana 100% totalmente à prova d'água, oferecendo respirabilidade de alto desempenho. A história da Alpinestars no motocross significa que eles estão profundamente cientes das necessidades de proteção climática completa em uma única peça de roupa.


As jaquetas da Alpinestars que apresentam o Drystar têm uma camada de membrana separada que fica atrás da camada externa superior da jaqueta e pode ser removida, como em outras membranas internas, isso significa que a água da chuva que cai na camada externa é absorvida, mas nunca chega longe o suficiente para molhar suas roupas sob a jaqueta. A desvantagem é que, sob chuva forte, a jaqueta pode ficar bastante pesada com a água da chuva.


Não são apenas as jaquetas que apresentam a membrana Drystar de alto desempenho da Alpinestars, a membrana impermeável vem com botas, luvas e calças Alpinestars, que possuem zíperes universais para conectar à sua jaqueta Alpinestars.

Você pode ver a gama completa de roupas Alpinestars Drystar aqui.

Ou descubra mais sobre a história da Alpinestars com nossa retrospectiva sobre a marca.


D-DRY DE DAINESE


D-DRY é a membrana impermeável projetada pela Dainese usada exclusivamente para a sua gama de jaquetas, calças, botas e luvas têxteis.


Com a crescente demanda por impermeabilização em equipamentos de motocicleta, a Dainese desenvolveu sua própria tecnologia à prova d'água interna para usar em seus próprios produtos. D-DRY é a membrana impermeável que foi desenvolvida e é usada na maioria das roupas Dainese de gama média - na extremidade superior dos produtos da Dainese, você começará a ver o Gore-Tex ser utilizado, incluindo o laminado em camadas GORE-TEX usado no ciclone-D gama e outros produtos Dainese de alta qualidade.


D-DRY é uma camada de membrana impermeável que fica embaixo da camada superior de têxtil externa que impede que a água seja absorvida pelas roupas enquanto você dirige, a camada externa absorve a água que a membrana atrás impede que essa água chegue às suas roupas, deixando-as de molho. O D-DRY é exclusivo da Dainese e foi projetado para ser super confortável e respirável enquanto retém a água, tornando o passeio muito mais agradável.

Você pode ver a nossa gama completa de equipamentos Dainese D-DRY aqui.


OXFORD PRODUCTS 'Dry2Dry


Dry2Dry é uma nova tecnologia à prova d'água desenvolvida pela Oxford Products para uso em sua série Advanced Rider, a jaqueta e calça Oxford Continental Advanced e a jaqueta e calça Oxford Mondial Advanced usam a tecnologia Dry2Dry. Ambos os trajes têxteis são laminados à prova d'água, um estilo mais fácil de usar que os revestimentos suspensos usados ​​na maioria das outras roupas impermeáveis.


Na maioria das jaquetas e calças impermeáveis, haverá um revestimento impermeável que fica embaixo da camada externa superior. Isso significa que a água se acumulará na jaqueta ou na calça, mas o revestimento à prova d'água impedirá que ela encharque. O Oxford Continental e o Mondial são diferentes. A camada externa da jaqueta ou calça é laminada para separar a água da chuva e impedir a entrada de água na jaqueta ou na calça. Isso significa que a roupa será mais leve, pois não haverá um revestimento impermeável separado que precise ser zipado na camada superior. Isso significa que, em clima imprevisível, onde você pode enfrentar uma boa luz do sol sólida ou uma chuva repentina do nada, não será necessário parar e recolocar o revestimento à prova d'água. Esse efeito de miçangas também significa que a jaqueta ou a calça não ficarão encharcadas e pesadas, mas também com uma rápida limpeza da camada superior, a jaqueta e as calças ficarão tão boas quanto novas para a sua próxima viagem.


Essa nova tecnologia de laminação à prova d'água da Oxford é um divisor de águas interessante, a laminado à prova d'água é frequentemente encontrada em uma faixa de preço muito mais alta para roupas, a jaqueta e as calças Oxford Mondial, por outro lado, é uma opção muito mais acessível.

Você pode dar uma olhada na jaqueta e nas calças Oxford Mondial aqui.

Ou você pode dar uma olhada na jaqueta e calça Oxford Continental aqui.


H2OUT DA SPIDI


A marca italiana Spidi estabeleceu um objetivo preciso e ambicioso: "criar uma membrana respirável à prova d'água e à prova de vento específica ...", mas que esteja perfeitamente sintonizada com as necessidades de um motociclista. Eles trabalharam ao lado do fabricante japonês Toray por vários anos, para criar o H2OUT, um revestimento resistente que garante o máximo conforto, proporcionando impermeabilização e impermeabilização.


Spidi e Toray estavam plenamente conscientes das necessidades de um motociclista e, portanto, o design da membrana H2OUT é super leve e flexível e fino. A membrana H2OUT é uma camada impermeável que fica atrás da camada externa superior da peça de roupa. Qualquer chuva que você enfrentar acumulará na camada superior, mas será impedida de encharcar a parte de baixo, deixando suas roupas comuns por baixo do equipamento de ciclismo secas.


A camada de membrana Spidi H2OUT fica embaixo da camada superior da jaqueta ou das calças e, às vezes, na jaqueta pode ser removida se o tempo estiver finalmente claro. Isso funciona de maneira semelhante à camada suspensa GORE-TEX; a água atingirá a camada externa superior da jaqueta, mas nunca chegue o suficiente para colocar suas roupas sob a jaqueta ou a calça molhada, mantendo-o seco. Isso significa que ele tem a desvantagem de ficar pesado quando você está passando por muita chuva, porque a água da chuva entra na camada superior; isso também significa que a Infinity recomendaria pendurar sua jaqueta ou calça até secar após o uso.


O H2OUT é usado exclusivamente para roupas de motocicletas têxteis da Spidi, de jaquetas a calças e luvas.

Você pode ver nossa linha completa de equipamentos Spidi H2OUT aqui.


Outros tipos de impermeabilização incluem RST a membrana impermeável SINAQUA da , que fica embaixo de suas jaquetas têxteis. Esse revestimento é ensanduichado no meio de 3 camadas de tecido laminado macio com acabamento externo durável. Este material fornece ao usuário 10.000 mm de pressão da água, além de 5000 g / m² e 24 horas de respirabilidade.


Notícia completa: https://www.infinitymotorcycles.com/news-and-events/everything-you-need-to-know-about-waterproofing



"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"