Tópico para discutir e dar informações sobre esta Scooter.
Esta Scooter foi relançada em 2019, como um update à versão lançada no final de 2017.
Novidades da versão atual em relação à inicial:
- Refrigeração a líquido.
- ABS
- Suspensão de 2 molas em vez de 1 mola
- Travões de disco à frente e atrás.
- Quadrante digital (apesar de no site oficial da Sym ainda não aparecer estando o preço já atualizado). Julgo que terá havido uma versão intermédia em 2019 ou em alguns países com todos os add-ins menos o quadrante.
A diferença entre esta versão é 300 euros. Se eu hoje pagava 300 euros para ter este upgrade? Julgo que sim, principalmente no que respeita às travagens. Em relação ao quadrante a informação da hora e do odómetro faz falta.
Artigo do site Andar de Moto (Que tem o copy das fotos acima) :
Teste SYM Jet14 ABS - Agora mais segura!Esta scooter nunca foi muito bem aceite no mundo da crítica por alguns motivos, sendo os dois principais o facto de ser muito básica e o facto de parecer uma imitação da NMax, com uns toques.
Junta-se a isso, o facto da perda de valor, no caso de a pretendermos alienar.
Para já, a minha (versão de 2018) cumpriu exatamente o mesmo papel que uma NMax ou uma PCX, levou-me para ao trabalho durante o ano 90km/dia.
O factor desvalorização de preço de revenda é também algo discutível e tinha de ser bem analisado. Vender uma scooter que custou 3.200 euros por 2.500 é o mesmo que vender uma scooter que custou 2.400 por 1.700 euros. Na verdade até é pior porque se teve mais dinheiro empatado. Se somarmos a isso preço das peças e manutenções, as variáveis são alteradas.
Julgo por isso que não é fácil afirmar que se perde muito mais dinheiro nesta do que nas outras, sem ter em conta todos os argumentos.
A Sym Jet14 é tendencialmente vista como uma scooter a excluir das opções, que é rapidamente abandonada pelos seus donos e não "conta para o totobola". Também me parece um raciocínio injusto (não do ponto de vista pessoal de cada um, mas do mercado em geral). Passo a explicar porquê.
Neste artigo da Motomais, é referido que a Sym Jet14 foi a 4ª scooter mais vendida em 2018, havendo apenas 14 modelos (125CC) que ultrapassaram as cem unidades. Em 2018 vendeu-se 470 unidades. Só foi a ultrapassada pela PCX, pela NMax e pela Honda Vision; sendo a campeã das não japonesas e vendendo mais do dobro que a estrela da Sym a GTS e a substituta Cruysim (221 unidades a soma das duas).
Se fizermos uma breve análise ao mercado dos usados que anda por aí:
Julgo que se pode concluir que o comportamento é em linha com as outras scooters (Atenção que as vendas são das versões de 2018 para todas as scooters, e tentei eliminar dos números das usadas todas as de 2017 e anteriores).
Não obstante a avaria misteriosa que tive, que pode acontecer em qualquer scooter, julgo que por vezes esta scooter é injustiçada em relação à sua presença no mercado, em termos de value for money.
Ainda assim, é de notar um fluxo maior nos usados do que nos stands. Julgo que isso resulta de pessoas que compraram esta scooter pelo factor preço, e agora a querem trocar por outra melhor em segunda mão no mesmo nível de valores (Moto de mudanças, ou Maxi, por exemplo).
Neste post o MPAneves já publicou o seu test ride.
No youtube pode também encontrar-se o do companheiro spitfire_pt
Existe também o registo da scooter apresentada na EICMA 2019
Em modo de conclusão:
Não sei dizer se fosse hoje e com o orçamento que tinha disponível para primeira mota, voltava a comprar esta scooter. (Honestamente não consigo colocar-me nesse cenário agora - mas posso adiantar que a grande dúvida é a menor diferença para a Nmax).
Hoje já não é a minha primeira moto e teria vontade de aprender a andar numa moto com mudanças, por isso não sei - a ser scooter era ponderar.
Se pudesse fazer o upgrade das novidades desta edição por 300 euros, (ABS, travão de disco atrás, Painel de bordo, LC) era já.