(...)
Antigo piloto de MotoGP e agora piloto oficial de testes da Suzuki na categoria rainha, Guintoli, um francês há muitos anos radicado em Inglaterra, foi também um dos mais relevantes do Mundial Superbike que conquistou aos comandos de uma Aprilia RSV4, quando a casa de Noale tinha ali uma equipa oficial.
Podemos então dizer que Sylvain Guintoli sabe do que fala.
Através do seu recém criado canal de YouTube, Guintoli explica em vídeo o porquê de se abrir e esticar a perna enquanto se conduz uma moto em circuito, e clarifica as razões pelas quais todos os pilotos o fazem.
Uma técnica iniciada por Valentino Rossi, abrir e esticar a perna é agora uma técnica que todos os pilotos usam. Mas porquê?
Sylvain Guintoli coloca as “culpas” no progresso conseguido pelos fabricantes ao nível das motos, dos travões e também dos pneus: “Abrir a perna é uma consequência da melhoria no rendimento da moto, dos travões e dos pneus. Chegámos a um ponto em que, por vezes, devido à desaceleração, a força G é enorme durante a travagem, até ao ponto de que o pé sai do poisa-pés”.
Com travagens tão fortes para os pilotos de MotoGP, Guintoli explica que “A posição do corpo durante a travagem é incómoda, vamos para a frente, há uma transferência de pesos nos braços enorme, os pés estão nos poisa.-pés e não tens muita força, e estás numa posição em que apenas tentamos sobreviver”.
(...)
Ver notícia completa:
https://www.andardemoto.pt/desporto/48402-sylvain-guintoli-explica-os-beneficios-de-esticar-a-perna-durante-as-travagens/