Boas,Creio que faz algum sentido, uma 125 já chega aos 100km/h, o peso e dimensões para alguém que pegue pela primeira numa mota creio que é suficientemente bom. Claro que quem quer mais tem que tirar a respectiva carta.
Darei o meu depoimento, pois no Brasil eu não conduzia motas, somente carros.Ao chegar a Portugal, fiquei feliz com a possibilidade de conduzir uma mota. Sempre gostei da liberdade e agilidade delas...Porém, Ao estudar a compra de uma PCX 125, eu percebi que nada entendia do assunto e que meus 18 anos de condução de carros não eram suficientes para dominar a máquina. Ok, eu conheço todas as regras de segurança e eu sempre fui muito cuidadoso, mas eu não tinha técnica para conduzir uma Mota. Fiz o curso da Honda.Após fazer o curso da Honda, eu percebi que fiz a coisa certa porque é MUITO diferente do que conduzir um carro. As preocupações são outras, as proteções são outras, a condução é outra. Por isso, eu sou defensor de que, mesmo que uma carta B permita o acesso a scooters ( motas até 125cc), deveria ser obrigatório um curso de 4h para aprender a subir, parar, olhar, etc. Isso evita quedas, isso evita acidentes, isso evita chateações no trânsito
Sinceramente não percebo a azia de quem tem carta de moto , ver o pessoal conduzir 125cc com carta de ligeiros , quando o maior indice de acidentes até é com motos de maior cilindrada ,mas enfim ...
Terem dado esta "abébia" já é uma sorte. Sem carta de moto e conduzir uma....
Companheiro.Discordo do comentário!A lei das 125 veio democratizar as 2 rodas no sentido de permitir que automobilistas pudessem conduzir motociclos até 15 CV, pois até Agosto de 2009 apenas as 50cc limitadas por lei a 45 Km/H é que estavam ao alcance nessas condições. Para mim e muitos milhares de automobilistas, foi uma conquista e um descobrir de uma nova realidade e liberdade de escolha.Essa conquista traduziu-se que grande parte acabou por tirar a carta de moto, e assim contribuíram todos para uma maior crescimento num sector de 2 rodas que davas provas de estar estagnado. De notar que tudo isto valorizou de forma transversal stands, oficinas, escolas de condução, Finanças ( impostos) etc.O que considero importante é o facto de que tirar a carta de moto é um passo natural numa aprendizagem, pois naturalmente contribui para que ao volante estejamos com uma atitude muito mais consciente e atenta às 2 rodas com as quais coabitamos diariamente. Tenho noção que sou um "melhor" automobilista desde que tirei a carta de moto...
No meu caso não tenho azia de ter carta de mota e ver os outros conduzir motociclos de 125cc com carta de ligeiros...Mas se calhar o índice de acidentes é maior em motas de maior cilindrada derivado aos condutores de motociclos 125cc sem carta de mota,pois muitos dos que conduzem 125cc só com carta de ligeiro, não tem a minima noção de o que é conduzir uma mota
Menez acho que esta a contradizer-se, então quem conduz 125cc tem mais probabilidades de ter acidentes dos que têm carta de moto, quando de facto a maioria dos acidentes é de quem tem carta de moto????Depois menciona este comentário "...pois muitos dos que conduzem 125cc só com carta de ligeiro, não tem a minima noção de o que é conduzir uma mota.."Então e o que é dito de quem nem nunca passou por uma 50cc ou 125cc e tirou logo carta de moto, esses são melhor condutores mesmo sem nunca terem passado pela experiência do que é conduzir motos de menor cilindrada e conseguem ter melhor nocção dos erros por ter menos potencia logo corrigir erros....E os que sempre têm carta de moto e mesmo assim não sabem conduzir como deve ser como acontece com muito condutores de enlatados que ja conduzem à anos e mesmo assim são um perigo, onde se encaixam estes?Concordo plenamente com o que diz o JPA, muita gente tirou a carta de mota por ter tido a experiência de poder conduzir as 125cc, devia-mos era estar felizes por o grupo motar estar a aumentar.Agora se me disse-se que devia ser obrigatório tirar uma formação para quem quisesse conduzir 125cc com carta B, ai já estou de acordo.
Com isto quero dizer que quem conduz uma 125cc sem ter qualquer tipo de formação, nao tem consciência muitas vezes do que anda a fazer em estrada, anda a medo, colocando-se a ele e aos outros em perigo...
Não discordo do que diz, mas também sejamos sinceros, se com 125cc fazem o que fazem se tivessem carta de mota e tivesse uma de maior cilindrada ainda iam fazer pior, eu vejo o pessoal que anda a fazer entregas com as mochilas as costas, andam sempre abrir, a fazer razias e ainda no verão passado parou um brasileiro numa pcx num semáforo a perguntar se eu não tinha calor com o blusão vestido, olhei para ele que estava de calções e tshir de manga a cava e disse-lhe andar não tenho, parado um pouco, mas se tiver algum azar e cair queimo o blusão e não a minha pele, ficou a olhar para mim feito parvo e arrancou.Por isso isto vai da mentalidade e respeito pelo próximo, e tanto faz que tenham ou não carta, mas reafirmo sou de acordo que deviam ter uma formação, nem que fosse como era antigamente quando se tirava a carta de 50cc nas câmaras tinham de dar umas voltas.
Acredito que para quem já tem a carta B, deveria ser obrigatório algumas aulas de condução de motas, mesmo que não existisse um exame e possível reprovação - somente as aulas obrigatórias. Isso no mínimo, para tentar preparar uma pessoa.Boas curvas!
Acho que esse tipo de artistas (os das mochilas verdes às costas) nem podem ser considerados condutores de motociclos sequer... esses sim são assassinos.Com formação, carta de mota, acho que as pessoas iriam ter uma noção da realidade bem diferente do que é andar de mota, são ensinadas coisas e são dadas noções de algumas coisas que sem essa formação nem passa pela cabeça de que assim é capaz de ser mais seguro. É claro que existem excepções à regra sim... não são todos iguais...Umas das coisas que vejo bastante gente de scooter fazer (aqueles que ou começaram à pouco ou que nem sequer se preocupam com o que estão a fazer), é em trânsito virem de entre carros e meterem-se sem ver se vem alguma mota no corredor no meio dos carros e depois nem desculpa nem nada... simplesmente esses actos podem provocar acidentes e se tivessem a devida formação de certeza que iam ter atenção dad próxima vez.
A tendência para a asneira e para o desrespeito dos outros não é determinada por aulas ou pela existência de um papel! Precisa-se é de bom senso em todos os utilizadores das estradas e ruas! Seja a pé, a cavalo, de bicla, de mota, de carro ou de Ferrari!