Bom dia, anda a fazer as mesmas contas que eu fiz em Julho de 2017.Poupar ou não depende muito de vários factores.Para mim ainda não compensou mas se tiver sorte com a "rodinhas" vai compensar e muito.Dou-lhe o meu exemplo.Em 2014 decidi trocar de carro e necessitava de um carro espaçoso, carrinha, monovolume ou SUV. Por questões financeiras, preço mais baixo, optei por carrinha.Para os muitos km's que ia fazer tinha 3 opções: comprar a gasóleo (caro), comprar a gasolina e com a diferença de preço colocar a GPL ou comprar a gasolina e com a diferença de preço comprar mota 125.Por diversas questões acabei por não comprar logo a mota e só em 2017 a comprei.A diferença de preço do carro, entre gasolina e gasóleo, deu para comprar a mota, todo o equipamento adicional e todas as manutenções de Julho de 2017 até agora.Entenda-se :Compra (usada) Julho 2017 2100€Seguro 2017 Julho 2017 55€Blusão (promoção) Julho 2017 67€Luvas verão Julho 2017 13€Luvas Inverno Setembro 2017 30€Oleos Motul Setembro 2017 33€Capacete modular Lidl Outubro 2017 30€Viseira Capacete integral Outubro 2017 15€Pneus Michellin Novembro 2017 123€Cobre-pernas Dezembro 2017 50€Luvas Verão Maio 2018 16€Aparafusadora Impacto Abril 2018 30€Seguro 2018 Julho 2018 60€Vela Outubro 2018 6€Venda Pneu antigo Novembro 2018 -22€Seguro 2019 Janeiro 2019 60€Suporte Top Case Givi Fevereiro 2019 15€Filtro de ar Março 2019 14,5€Está aqui um total de cerca de 2700€ de investimento que inclui ainda a compra de um suporte Givi usado para a TopCase e ferramenta que de qualquer modo iria comprar para manutenção dos carros.Comprei uma Sym GTS 125 usada com 17400km, num concessionário e o capacete integral veio de oferta bem como um check-up à mota após os meus primeiros 3000km's.De Julho até agora poupei em estacionamento, portagens e combustível +-1015€, em relação a circular com o carro. E mais cerca de 350€ em tabaco.Não consegui poupar mais porque a minha cara metade tem um trauma de um acidente de mota e recusa-se a andar de mota e assim todas as viagens a dois são com o carro.Também em 2018, em Novembro, deixei de andar de mota porque ele fugia por todo o lado (pneu traseiro) e a seguir tive uma tendinite que me impediu de circular até Março.Fiz até ao momento 10500km com a mota.Mudança de vela, óleo e filtros feita em casa, se quiser poupar vai ter de seguir esta via. Ainda vou ser também eu a mudar a correiaPara mim está a compensar e muito porque:quero manter o carro muitos anos e por isso, quando chegar ao momento de o vender, a diferença de valor entre gasolina e gasóleo já não é assim tão alta;assim também terei poupado muitos km's ao carro diminuindo um pouco a sua desvalorização;porque também quero manter a mota muitos anos e só ponderarei trocar quando amortizar completamente esta, além de que estas motas não têm uma desvalorização tão acentuada como os carros;eu tinha o péssimo hábito de fumar no carro durante as viagens e isso representava 4 cigarros por dia (1€ por dia) e na mota não fumo;só em tabaco e estacionamento das viagens trabalho-casa-trabalho poupava 44€ por mês, agora menos porque mudei de trabalho e já não pago estacionamento.Financeiramente, para compensar a mota, em minha opinião:terá de fazer o máximo possível de manutenções em casa;circular o máximo possível de mota;escolher muito bem os momentos em que compra os diversos equipamentos e ferramentas, aproveitando as promoções.Por exemplo, olhando aqui para os meus gastos, feitos a aproveitar promoções e descontos, veja quanto terá de investir na mota, equipamentos, ferramenta e consumíveis e não se esqueça que no seu caso tem de contar com equipamentos para dois.Quanto irá poupar em combustível, estacionamento, portagens, manutenção do carro e desvalorização do mesmo.Não estou aqui a contabilizar o dinheiro que, do dinheiro que investi só na compra da mota (2100€), ainda recupero algum quando a vender.Por fim, não contabilizo o tempo que poupo em viagens porque no caso dos percursos que faço a diferença é irrisória mas posso-lhe dizer que em alguns dias significou não perder o comboio e assim ter uma melhor avaliação no emprego.Faça bem as contas e qualquer dúvida que tenha apite.Se quiser, opinião minha, use também o nosso grupo do facebook onde é possível discutirmos de forma mais rápida e interactiva para qualquer dúvida que tenha.
Viva companheiroPretendo alertar-te para uma coisa que notei falta nos comentários anteriores. Isto das 2 rodas causa dependência, vê onde te metes...
No meu caso a scooter representa poupança porque evitei a compra de mais um carro para a família. Li num jornal que um carro utilitário representa um gasto mensal de cerca de 300 euros. Uma 125 representa um pequeno investimento inicial comparado com um carro e tem consumo, seguro e manutenção mais em conta.Boas curvas!
Bom dia a todas/os!As minhas desculpas pela prolongada ausência mas por motivos de saúde de um familiar não tive tempo algum para esta temática.Agradeço a participação de todos, até ao momento.Depois de ler as vossas prezadas opiniões e tentando responder a algumas questões que foram aparecendo, vou tentar complementar a informação inicial.Habito numa zona periférica a uma (ainda) pequena cidade. Não tem o trânsito irritante de uma grande cidade, ou algo que se pareça, não sendo problemática a incursão referida, para paragem para tomar café com a cara metade. Esta paragem é mais ou menos a meio do trajecto.O tempo útil de viagem deverá ser aproximadamente entre os 35/40 minutos até à vila onde trabalho. Não tenho problema quanto ao espaço para estacionamento, nem ao pagamento do mesmo já que é inexistente. Não utilizo auto-estrada para esta deslocação, consequentemente não há também pagamento de portagens. Da análise do que apresentaram, creio que será um daqueles casos em que a poupança será marginal, seja em tempo ou "pilim".Quanto à aquisição, o número de quilómetros, alguma opinião?
Aqui deixo a minha experiência, de forma resumida:- Só tenho carta de ligeiros e não penso tirar a de moto (pelo menos para já)- Razão da compra de moto: - Poupança de tempo nas deslocações casa/trabalho/casa. 70 Km diários ida e volta entre estradas nacionais e AE. - Poupança dos encargos financeiros com as deslocações (gasóleo e portagens) - Escolhi uma scooter pela capacidade de carga e protecção aerodinâmica. Optei Pela Forza 125 não só por ter gostado do aspecto como também havia uma campanha sem juros na Honda.E assim, desde há dois anos e meio que faça chuva ou faça sol utilizo a moto para as minhas deslocações.Acabou-se o stress!Não ando a correr, arrisco o mínimo possível e disfruto de cada minuto. Aprecio a paisagem e o trânsito caótico.É uma terapia.O orçamento familiar melhorou considerávelmente, mesmo com a prestação mensal ao banco que já está a terminar.A Forza faz revisões de 6 mil em 6 mil.A minha está com 30 mil e já fez as mais dispendiosas. Nunca passou muito dos 100€. Em média gasto anualmente em manutenções algo na ordem dos 200€ e mais 100€ se seguro.Combustível ?2,2 l/100, é só fazer contas As tuas dúvidas e preocupações eram as minhas também e seguramente as de muitos mais.Mas não me arrependo nada.Segue com isso e vais ver a tua qualidade de vida mudar para melhor.
Não existe km seguros.Bem mantida qualquer mota faz muitos km,as 50 de antigamente a 2t passavam dos 100.000 km na boa e agora não passam porquê?A resposta é:A qualidade do material é inferiorNão existe manutenção apropriada ou a total falta dela.Já vi motores de xmax 125 com mais de 100.000 km e a rodar ,logo....
X-Max e Forza por motivos financeiros ainda estão fora de questão e para principiante nesta fase julgo que não se justifica.obrigado.