Boas!O problema foi dar encosto de bateria com o carro. Explico já porquê (corrijam-me se estiver errado):O carro a trabalhar emite 14V e o encosto deve ser dado por um carro, com o carro desligado porque tem cerca de 12v (penso eu)Aí deve estar o problema, mas lá está... corrijam-me se estiver errado por favor.Os retificadores de corrente nas daelim por norma costumam avariar (na S2 era recorrente, talvez tenham corrigido na S3)
É istoEnviado do meu GT-I9060I através do Tapatalk
Tive um episódio parecido com o teu na minha S3.Podes ver aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21179.0.htmlEu nunca dei encostos á bateria e aconteceu isto, penso que o dares encosto com o carro pode não ter nada a ver, mas quando o fizeres de novo dá bem rápido assim que a mota pegue tira logo os cabos.Aconselho-te uma bateria nova e o novo retificador de corrente, vai ficar como nova.Atenção que isso do retificador acontece a todas as marcas, umas talvez mais que outras ou então alguns proprietários não têm problemas em vir aqui relatar as avarias das suas montadas, o que com outros de marcas conceituadas já não fica tão bem.Abraço
Mas no meu caso parece-me que o meu começou a arder, ou queimar, de dentro para fora, por isso suponho que não tenha sido do calor do motor/escape. Ou então a temperatura em geral degradou algum componente dentro do retificador, e causou o circuito
Desde que a comprei que ela tem problemas no relantim, por vezes estabilizava, mas se eu ligasse 4 piscas, ou máximos, ou até carregasse no botão para abrir o compartimento do banco, ela descambava logo, ao ponto de ir abaixo as vezes. Os leds ao relantim piscavam. Logo aí, eu suspeitei que tivesse possivelmente algum problema com o retificador, ou com a parte elétrica do motor..
Há coisa de um mês atrás fiquei sem bateria, porque recorrentemente deixava a ignição ligada durante a noite. Dei-lhe um encosto de bateria, deixei a trabalhar um pouco, fiz 12km até ao trabalho, pensado que já ia estar carregada o suficiente para pegar sozinha, mas não, não pegou. Mais uma vez pensei no retificador, ou então bateria que não estava a aceitar carga como deve ser...
Penso que não seja por aí, a daelim a trabalhar também debita perto de 13.5/14v se não estou em erro. A bateria do meu carro, desligado debita quase 13v ou perto dissoMas a mota trabalha, que experimentei á pouco com encosto do carro, desligo logo os cabos, mas quando ela está a trabalhar, esfumaçado logo do retificador.Vou mandar vir um novo da In Motos, cerca de 100€ e vou meter uma bateria nova
Partindo do principio que quando o companheiro comprou a mota esta já não era nova... os componentes/instalação ou pelo menos componentes que são normalmente substituídos tipo lâmpadas são equivalentes aos originais? pergunto isto porque o sintoma de ligar mais qualquer coisa e a mota mostrar problemas é estranho e só me ocorre falta ou fornecimento de energia insuficiente. Quer seja por estar a gastar mais do que foi previsto pelo construtor(alteração da potência de lâmpadas ou outros extras) ou então bateria nas ultimas ou até por ultimo um problema no circuito de carga a ignição ficava ligada por esquecimento? ou é outro problema? É o melhor e não aconselho a dar mais encostos, a avaria de facto pelas fotos é de dentro para fora 1 ou mais diodos queimados (em curto) dentro do retificador neste estado o que resta do mesmo poderá não impedir que a tensão da bateria do carro( encosto) chegue até às bobinas dentro do motor onde é gerada a energia e se estas queimarem vai doer muito mais na carteira...