Claro que é homologado: 050056 - J E6 019 - 2733 e a própria viseira também: E6 050026
Boa noite,Tenho 2 capacetes Nau em uso á cerca de 2 anos, um dos quais é o modelo raider, que é usado pela minha filha, e hoje partiu-se a viseira dentro da bagageira da scooter, onde sempre fica guardado. Felizmente não foi em acidente, pois atendendo a forma como partiu, poderia ter sido muito grave caso se tivesse partido em uso, e fiquei deveras preocupada, pois certamente teria provocado danos sérios á motociclista, atendendo ás arestas cortantes, que parecem verdadeiras facas prontas a espetar, e que podem verificar pelas fotos que envio em anexo. Venho pois solicitar que me esclareçam se isto é normal, ou se se trataria de defeito "congénito" desta viseira em particular.Esclareço que já não é a que vinha originalmente com o capacete, dado que ao fim de ano e meio de uso de uso, estava riscada e foi substituída por outra da marca, tendo gravado o nº da aprovação europeia (E6 050026). Vou guarda-la por algum tempo, pelo que caso pretendam analisar, estará disponível para ser entregue nalgum representante da zona da minha residência - Cacém, ou da zona de Linda-a-Velha onde trabalho, e fico a aguardar resposta, sendo que a situação está reportada no Clube Português de Maxiscooters, e a informação prestada pela fábrica será objecto de igual divulgação. http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=3621.new#newCumprimentos, Paula Antunes
Bom dia,Desde já gratos pelo contacto e preferência.Relativamente ao seu relato, gostaríamos de informar do seguinte:Um capacete e a sua viseira, são submetidos a testes para controlo do seu desempenho, no entanto como este tipo de testes são destrutivos (que significa que após os testes o capacete ou a viseira não pode ser mais utilizada) não é possível garantir a 100% a qualidade de todos os capacetes e viseiras, de qualquer forma a garantia é praticamente total visto os testes serem realizados em amostras aleatórias de um determinado lote que mantêm as mesmas características.No seu caso particular pelas fotografias enviadas e a sua explicação, parece-nos que existiram elementos que alteraram as características da referida viseira. Isto porque e no seguimento da explicação do primeiro paragrafo, os testes garantem a correcta protecção do capacete e sua viseira entre -20 a +50 graus célsius, este intervalo coincide com todas as temperaturas possíveis de encontrar à face da terra, no entanto e como referiu que aquando do ocorrido o capacete se encontrava na bagageira da sua scooter, e pelos vistos que lá permanece bastante tempo, é importante ter a consciência que por vezes a temperatura dentro de uma bagageira de moto ou carro atinge valores muito superiores aos +50 graus célsius. Portanto e da forma como partiu a viseira, tudo indica que a viseira esteve sujeita a uma pressão (por exemplo a viseira estava entalada entre o capacete e a tampa da bagageira exercendo a pressão na ponta da mesma do lado que partiu), durante bastante tempo e a uma temperatura elevada. E nestas condições é possível que efectivamente as características da viseira se alterem, nunca tivemos relato de uma situação assim na viseira, mas já tivemos relato em capacetes pelos mesmos motivos, neste caso não partia mas havia uma deformação no capacete que no essencial é igual pois perde a suas características de resistência pelo facto de estarem demasiado tempo sobre pressão no local de alta temperatura.Pelo explicado aconselhamos o seguinte:Permanecer com o capacete dentro da bagageira o tempo estritamente necessário (por exemplo chegada a casa deve retira-lo da bagageira);Garantir que o capacete não está sobre pressão dentro da bagageira (encontrar a forma de colocar onde esta pressão seja mínima, eNão deixar de preferência a sua scooter ao sol quando estacionada com o capacete no seu interior.Esperemos ter sido o mais esclarecedores possíveis, no entanto caso subsista alguma duvida ou pretenda mais alguma informação adicional, estamos ao seu inteiro dispor.Cumprimentos,Nau helmets
Bom dia mais uma vez, Congratulamo-nos que a resposta tenha ido ao encontro das suas duvidas/questões. Pelo que menciona, embora na foto como foi tirada contra um fundo rosa, não foi possível essa identificação, mas de facto se a viseira apresentava uma textura diferente mais escurecida por sinal, é a prova que as características iniciais tinham sido afectadas. Tomávamos a liberdade de ler os comentários à sua publicação no referido fórum, e notamos que existe alguma desinformação relativamente aos capacetes no seios dos motociclistas, pelo se pretender poderá publicar também estes itens informativos: - A norma ECE 22:05 a qual os capacetes à venda na União Europeia e outros que não pertencendo à União Europeia têm convenções com ela e reconheceram a norma como válida no seu pais também, portanto à venda em Portugal todos os capacetes estão obrigados a possuir a referida norma, que engloba também um conjunto de testes à viseira, nos seus pontos fulcrais que serão a visibilidade e resistência. Portanto qualquer viseira mantendo as suas características inicias não pode de todo partir. -Como referido todo e qualquer capacete à venda em Portugal deve estar homologado na norma 22:05, normalmente identificada com uma etiqueta presa na cinta jugular, e deste modo qualquer capacete independentemente do preço do mesmo tem de obedecer às mesmas exigências. Uma coisa é garantido se se paga um preço mais alto por um capacete semelhante não é devido ao nível de segurança, talvez a notoriedade da marca que no fim de contas sabemos que tem de ser o consumidor a pagar… - Por fim a etiqueta que referimos indicadora da homologação do capacete é o garante do consumidor, de que pelo menos o capacete é testado com regularidade e apresenta testes positivos, a etiqueta identifica o numero de registo da homologação (050056) seguida da letra (P) ou (J) que significa se estamos a falar de um capacete integral ou jet respectivamente, isto é se tem protecção de queixo ou não, contem também um E seguido de um numero (E6) que identifica o pais em que foi registada a homologação (por curiosidade referir que só este ano Portugal está autorizado a registar homologações) e por fim pode haver duas situações ou o numero do capacete é sempre sequencial ou detêm um lote com o seu numero sequencial dentro do lote, na viseira apenas detém o Pais de homologação e o numero da mesma. Sem outro assunto de momento, Cumprimentos,Nau helmets