Autor Tópico: Viseira de capacete Nau Raider  (Lida 13670 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2635
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Viseira de capacete Nau Raider
« em: 21 de Setembro de 2010, 22:56 »










Felizmente isto não aconteceu num acidente! foi dentro da Keeway da minha filha, e provavelmente por ter fechado o banco com aquela delicadeza que se reconhece aos adolescentes, mas quando vi a forma como partiu, fiquei preocupada, pois aquilo que se vê nas fotos, é bem mais arrepiante ao vivo  _confuso_


É uma verdadeira faca, capaz de ser usada na cozinha para cortar alimentos!


É  claro que ao mesmo tempo que estou a iniciar este tópico estou também a pedir explicações por mail á Nau Helmets, e assim que tiver resposta, divulgarei aqui.


Já algum de vocês tinha visto uma coisa destas?


Será normal partir desta forma?


É que se é assim que partem, então acho que vou passar a andar sem viseira!!!!  _pensador_

Offline horacioalgar

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Albufeira
  • Gosto de viajar de scooter (Nuvem Branca)
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Tmax 500 abs
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #1 em: 21 de Setembro de 2010, 23:03 »
Há menos de uma semana estive a gabar o capacete  ???_

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2010, 23:13 »
Possa!!!
Também nunca tinha visto...
mas penso que o facto de ser um capacete "jet" é mais fácil uma coisa destas acontecer...
Uma viseira completamente encostada nas extremidades é mais forte, parece-me...

Seja como for, já não vou olhar para o meu da mesma forma (pelo menos por um dia ou dois)...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


nfp393

  • Visitante
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #3 em: 22 de Setembro de 2010, 00:15 »
Boas Cristina, por muita força que a tua filhota tenha feito a fechar o banco, nunca tera sido tanta como uma queda com a viseira no chão, portanto mau manuseamento nunca justifica. A minha questao é: Um dos requisitos da certificação/homologação CE que todos os capacetes têm que ter para serem legais nao é a qualidade das viseiras(nao quebrar, etc)? Nao tenho 100% de certeza... mas tenho 99%. _pensador_


Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #4 em: 22 de Setembro de 2010, 00:27 »
Cristina esclarece-me só uma coisa, esse capacete é homologado? Se for e der para ver, qual é o número da homologação?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2635
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2010, 00:39 »
Claro que é homologado: 050056 - J E6 019 - 2733 e a própria viseira também: E6 050026

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #6 em: 22 de Setembro de 2010, 00:53 »
hummmm no stresss.. em caso de embate a viseira é a primeira coisa a saltar.... mesmo que se parta dificilmente nos magoará
 
No entanto este deveria ser o comportamento normal
 
capacete vaz teste da viseira
vou ali ja volto

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2010, 01:12 »
Claro que é homologado: 050056 - J E6 019 - 2733 e a própria viseira também: E6 050026

Não encontro essas homologações  _pensador_

José Chaíça

  • Visitante
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2010, 09:18 »
Ainda está por aparecer o capacete com uma viseira inquebrável.
O que todas viseiras têm é um diferente grau de resistência às diferentes agressões, sejam elas pancadas, torções ou outras.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2635
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #9 em: 22 de Setembro de 2010, 11:02 »
Malta,

A resposta chegou rápida e com lógica:

A questão foi por mim colocada desta forma:

Citar
Boa noite,
Tenho 2 capacetes Nau em uso á cerca de 2  anos, um dos quais é o modelo raider, que é usado pela minha filha, e  hoje partiu-se a viseira  dentro da bagageira da scooter, onde sempre  fica guardado.
Felizmente não foi em acidente, pois atendendo a  forma como partiu, poderia ter sido muito grave caso se tivesse partido  em uso, e fiquei deveras preocupada, pois certamente teria provocado  danos sérios á motociclista, atendendo ás arestas cortantes, que parecem  verdadeiras facas prontas a espetar, e que podem verificar pelas fotos  que envio em anexo.
Venho pois solicitar que me esclareçam se isto é normal, ou se se trataria de defeito "congénito" desta viseira em particular.
Esclareço  que já não é a que vinha originalmente com o capacete, dado que ao fim  de ano e meio de uso de uso, estava riscada e foi substituída por outra  da marca, tendo gravado o nº da aprovação europeia (E6 050026).
Vou guarda-la por algum tempo, pelo que caso  pretendam analisar, estará disponível para ser entregue nalgum  representante da zona da minha residência - Cacém, ou da zona de  Linda-a-Velha onde trabalho, e fico a aguardar resposta, sendo que a  situação está reportada no Clube Português de Maxiscooters, e a  informação prestada pela fábrica será objecto de igual divulgação.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=3621.new#new
Cumprimentos,
Paula Antunes


E a resposta é esta:

Citar
Bom dia,

Desde já gratos pelo contacto e preferência.
Relativamente ao seu relato, gostaríamos de informar do seguinte:
Um capacete e a sua viseira, são submetidos a testes para controlo do seu desempenho, no entanto como este tipo de testes são destrutivos (que significa que após os testes o capacete ou a viseira não pode ser mais utilizada) não é possível garantir a 100% a qualidade de todos os capacetes e viseiras, de qualquer forma a garantia é praticamente total visto os testes serem realizados em amostras aleatórias de um determinado lote que mantêm as mesmas características.
No seu caso particular pelas fotografias enviadas e a sua explicação, parece-nos que existiram elementos que alteraram as características da referida viseira. Isto porque e no seguimento da explicação do primeiro paragrafo, os testes garantem a correcta protecção do capacete e sua viseira entre -20 a +50 graus célsius, este intervalo coincide com todas as temperaturas possíveis de encontrar à face da terra, no entanto e como referiu que aquando do ocorrido o capacete se encontrava na bagageira da sua scooter, e pelos vistos que lá permanece bastante tempo, é importante ter a consciência que por vezes a temperatura dentro de uma bagageira de moto ou carro atinge valores muito superiores aos +50 graus célsius.
Portanto e da forma como partiu a viseira, tudo indica que a viseira esteve sujeita a uma pressão (por exemplo a viseira estava entalada entre o capacete e a tampa da bagageira exercendo a pressão na ponta da mesma do lado que partiu), durante bastante tempo e a uma temperatura elevada. E nestas condições é possível que efectivamente as características da viseira se alterem, nunca tivemos relato de uma situação assim na viseira, mas já tivemos relato em capacetes pelos mesmos motivos, neste caso não partia mas havia uma deformação no capacete que no essencial é igual pois perde a suas características de resistência pelo facto de estarem demasiado tempo sobre pressão no local de alta temperatura.Pelo explicado aconselhamos o seguinte:
Permanecer com o capacete  dentro da bagageira o tempo estritamente necessário (por exemplo chegada a casa deve retira-lo da bagageira);
Garantir que o capacete não está sobre pressão dentro da bagageira (encontrar a forma de colocar onde esta pressão seja mínima, e
Não deixar de preferência a sua scooter ao sol quando estacionada com o capacete no seu interior.

Esperemos ter sido o mais esclarecedores possíveis, no entanto caso subsista alguma duvida ou pretenda mais alguma informação adicional, estamos ao seu inteiro dispor.
Cumprimentos,
Nau helmets

A explicação dada faz sentido, e eu própria já a tinha equacionado, porque quando usava o capacete CMS HITECH acontecia-me ter que mudar de viseira quase de 3 em 3 meses, dado que ao fim de pouco tempo, ficada cheia de riscos não provocados por abrasão, mas sim riscos interiores, na própria estrutura do plástico.
Passei a levar sempre o capacete para casa, e só o deixo na maxi quando é mesmo necessário, e de facto agora as viseiras não se deterioram com tanta rapidez.
Por isso, tenho que concluir que se as mudanças de temperatura conseguem alterar o plástico de forma a perder a sua transparência, então temos que admitir que a alteração de características é suficientemente estrutural para potenciar o resultado das fotos.

Resumindo e concluindo, se deixamos os capacetes dentro das motas por períodos mais longos, convém proceder á substituição regular, para nossa segurança _pol_


De salientar, a rápida resposta da empresa, dado que o e-mail foi enviado ontem á noite ao mesmo tempo que foi criado este tópico, e a resposta chegou hoje ás 10 da manhã  _pol_

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #10 em: 22 de Setembro de 2010, 11:26 »
Olá. bom dia. Desculpem a pergunta de "tótó", _corado_ mas com a temperatura a "tirar" qualidade ao plástico, o perigo continua, certo? E se numa, mesmo pequena queda o vidro se parte assim, é muito perigoso. :o :o Não poderá haver alguma "pelicula" que se possa colar no capacete para precaver isto. Ou então temos que passar a usar uma geleira que possa proteger do quente e do frio os nosssos capacetes. _lool_ _lool_
Boas curvas, e rectas.
Luís

nneves2

  • Visitante
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2010, 11:28 »
Fora a questão da viseira falam também na perda de caracteristicas do próprio capacete. Resposta muito interessante q que provavelmente a passar pela cabeça de alguns, levaria a pensar que mesmo apanhando calor, o capacete não seria afectado pois deveria estar estudado para isso. Pelo lido o ideal é deixar na topcase, e caso vá ficar ao sol durante um dia de trabalho não o deixar lá de todo. Perante esta resposta, até nem seria mau ter um tópico do estilo "cuidados com o guardar do capacete" ou qualquer coisa do género para esta informção não ficar dissimulada neste tópico para futura consulta.

ninjaslb

  • Visitante
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2010, 11:36 »
cristina, obrigado por partilhares esta informação.

estou espantado com estas explicações.

desde que comprei a mota (menos de 1 mês) que optei por andar sempre com o capacete jet da drenaline precisamente porque dá para arrumar na perfeição debaixo do banco da sym 125 gts evo. raramente o guardo noutro local que não na bagageira.
desconhecia por completo estes fenómenos e a partir de agora acho que não o deixo mais a dormir na bagageira e passa a ir comigo para casa embora a mota esteja quase sempre estacionada em garagens tanto em casa como aqui no trabalho.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2635
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Viseira de capacete Nau Raider
« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2010, 13:54 »
Relativamente á questão da homologação, deixo aqui mais um esclarecimento prestado pela Nau, na sequência deste contacto:

Citar
Bom dia mais uma vez,
 
Congratulamo-nos que a resposta tenha ido ao encontro das suas  duvidas/questões.
 
Pelo que menciona, embora na foto como foi tirada contra um  fundo rosa, não foi possível essa identificação, mas de facto se a viseira  apresentava uma textura diferente mais escurecida por sinal, é a prova que as características  iniciais tinham sido afectadas.
 
Tomávamos a liberdade de ler os comentários à sua publicação no  referido fórum, e notamos que existe alguma desinformação relativamente aos  capacetes  no seios dos motociclistas, pelo se pretender poderá publicar também  estes itens informativos:
 
- A norma ECE 22:05 a qual os capacetes à venda na União  Europeia e outros que não pertencendo à União Europeia têm convenções com ela e  reconheceram a norma como válida no seu pais também, portanto à venda em  Portugal todos os capacetes estão obrigados a possuir a referida norma, que engloba  também um conjunto de testes à viseira, nos seus pontos fulcrais que serão a  visibilidade  e resistência. Portanto qualquer viseira mantendo as suas características inicias  não pode de todo partir.
 
-Como referido todo e qualquer capacete à venda em Portugal deve  estar homologado na norma 22:05, normalmente identificada com uma etiqueta  presa na cinta jugular, e deste modo qualquer capacete independentemente do  preço do mesmo tem de obedecer às mesmas exigências. Uma coisa é garantido se  se paga um preço mais alto por um capacete semelhante não é devido ao nível de  segurança, talvez a notoriedade da marca que no fim de contas sabemos que tem  de ser o consumidor a pagar…
 
- Por fim a etiqueta que referimos indicadora da homologação do  capacete é o garante do consumidor, de que pelo menos o capacete é testado com  regularidade e apresenta testes positivos, a etiqueta identifica o numero de  registo da homologação (050056) seguida da letra (P) ou (J)  que significa se estamos a falar de um capacete integral  ou jet respectivamente, isto é se tem protecção de queixo ou não, contem também  um E seguido de um numero (E6) que  identifica o pais em que foi registada a homologação (por curiosidade referir  que só este ano Portugal está autorizado a registar homologações) e por fim  pode haver duas situações ou o numero do capacete é sempre sequencial ou detêm  um lote com o seu numero sequencial dentro do lote, na viseira apenas detém o Pais  de homologação e o numero da mesma.
 
Sem outro assunto de momento,
 
Cumprimentos,
Nau helmets