E isso são coisas que se aprendem quando se tira a carta de mota, ou já devia estar interiorizado quando se tirou a carta de carro?
...Na parte da carta de condução, defendo um meio termo, e exigir-se, não uma carta para até 125cm3, mas pelo menos uma formação extra para os condutores que queiram conduzir estas viaturas....Segundo ponto: Carta para conduzir 2 rodas - eu aqui não iria tão longe, mas passava a fazer formação a todos os que circulam na estrada, desde que tivesse rodas, com ou sem pedais. Todos já assistimos às habilidades de alguns dos novos camisolas amarelas de domingo, que passam vermelhos, nao respeitam peões nas passadeiras, ultrapassam carros parados ou em transito lento pelas bermas, etc....
Sendo que já tenho de carta de carro há mais de 2 anos e mais de 25 anos de idade, então expliquem-me porque preciso ter carta de mota para andar com motas com mais de 125cc, ou 15cv???? Se estou habilitado "automaticamente" a conduzir uma 125cc com menos de 15cv, porque preciso de carta para conduzir uma mota com maior cilindrada??? Há diferenças? Nas aulas de condução ensinam a "domar" uma mota mais potente e mais rápida??? (a resposta a esta ultima pergunta é NÃO).Comecei com uma 125cc, tirei a carta e passei para uma 500cc e depois para uma 1100cc. A unica diferença que noto, além do peso e da aceleração, é que a 1100cc em 2ª velocidade anda mais do que a 125cc "a fundo", pois no resto é tudo igual... curvam da mesma maneira, travam da mesma maneira... só têm velocidades diferentes.Quem tira a carta de carro, pode conduzir um Fiat 600 ou um Pagani Zonda... são ambos "carros" mas com potências, velocidades e acelerações diferentes... e a carta é a mesma
Não estou a perceber o que pretendes com este comentário. Na escola de condução ensinam sim a andar com motas mais potentes e mais pesadas. Uma CB500 nada tem a ver com uma 125.Nunca uma 125 irá curvar da mesma forma que uma 1100... Não percebo onde queres chegar, mas existem sim diferenças. Seja o pneu, seja no meio do trânsito, seja a descrever uma curva.Só falta afirmares que uma GS 1200 é igual a uma pcx.... E não, a única diferença não é a "velocidade" que é diferente.Experimenta uma RR, de seguida uma Trail e depois uma scooter. Vais dizer que são todas iguais também ? Por favor... Conheço algum pessoal que também saltou de 125cc para GS 1200 e foram parar ao meio do chão.
Neste contexto, gosto do modelo francês. Gostava mais do anterior porque não obrigava a que se tivesse de recorrer a uma escola, podendo as associações (motoclubes) responsabilizar-se pela formação. Negócios claro.
Quando tirei a carta não ensinaram nada disso... como vinha de uma scooter, tiveram o cuidado de explicar como se metiam as mudanças, ponto de embraiagem, arrancar em subidas e pouco mais (no meu caso foi o relembrar algumas regras de código). Depois disso foi fazer as aulas da praxe e ir a exame.Agradecia que me expliquem s.f.f. quais os cuidados a ter com motas mais pesadas e potentes porque, no meu caso, tirando a velocidade e aceleração não noto diferença nenhuma (devo ser um inconsicente danado). Andando em velocidades "legais" uma 125cc curva como qualquer outra mota maior... as leis da física são iguais para uma 125 ou para uma 900 cheia de RR no nome.Se se entender que o peso extra, a altura extra do banco (e consequente falta de apoio dos pés no chão por se ter a perna mais curta) fazem a diferença... nisso concordo, mas isso não é ensinado nas aulas de condução e vai depender da habilidade de cada pessoa para controlar a mota, sobretudo, a baixa velocidade.RR não são a minha praia nem me despertam nenhum interesse, mas scooters já tive 2 e já experimentei algumas trails de amigos e, numa condução normal, não me faz nenhuma confusão até porque só andam aquilo que o punho direito rodar o acelerador.
Mas já pensaram que muita gente só pega numa mota pela primeira vez nas aulas de condução ?
No fim deste texto todo está a contradizer-se... Não percebo. Ou é ou não é.Não podemos generalizar os maus procedimentos de uma escola de condução, existem mais de 1000 pelo país.Uma 125cc não curva à mesma velocidade que uma R1, não diga isso pff. Se percebe tanto de motas como diz, deve ter a noção de vários fatores que influenciam essa questão. Leia o que escreveu e explique-me qual é a sua verdadeira opinião, porque deste modo não consigo perceber:"porque preciso de carta para conduzir uma mota com maior cilindrada??? Há diferenças?""quais os cuidados a ter com motas mais pesadas e potentes" "Se se entender que o peso extra, a altura extra do banco (e consequente falta de apoio dos pés no chão por se ter a perna mais curta) fazem a diferença... nisso concordo, mas isso não é ensinado nas aulas de condução e vai depender da habilidade de cada pessoa para controlar a mota, sobretudo, a baixa velocidade.Vou-me abster no que diz respeito ao seu comentário até porque não concordo com o que diz, mas respeito Boas curvas