Bom está a chover, porreiro já ai a uns 6 meses que não apanhava uma boa molha
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Conselhos para os que apanham agora as primeiras molhas:
1- Chegue a casa, mude de roupa o mais rapidamente possível, até as cerolas devem ir fora, aproveite que já esta molhado e passe gel duche no corpo e tome um duche.
Vista-se e vai ver que não apanha constipação nenhuma.
(Pode parecer idiotice, mas desde que tenho mota e apesar de ter apanhado ja umas valentes chuvadas e molhas por não ter o habito de andar com o facto de chuva atrás de mim, debaixo do banco da mota, o meu numero de constipações baixou drasticamente, isto porque a minha mota não tem sofagem, simplesmente saio do frio, e vou no frio, continuo no frio.)
2-Além de roupa adequada, em tempo de chuva, deve usar-se um calçado que além de proteger em caso de queda, deve ter alguma aderência ao piso molhado.
3 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal
4-Conduzam com calma, não tenham medo, nem façam travagens bruscas, em caso de má visibilidade na viseira, abram-na um bocadinho para terem melhor visibilidade, e não tenham medo da chuva nos olhos, essa só vos limpa os olhos. Mas quando circularem atrás de um camião ou outro veiculo que levante bastante água do asfalto, fechem a viseira, pois podem ficar sem ver, porque a água que o veiculo levanta do asfalto é suja!
5- Posicionamento do corpo: Uma das coisas que aprendemos no curso de condução defensiva é "sair da mota" nas curvas, principalmente quando o piso está molhado. Ao "sairmos da mota", estamos a alterar o centro de gravidade, conseguimos curvar mais facilmente sem praticamente ter de inclinar a mota. Logo, se a mota está a direito não vai haver problemas com a água! (já teve algum problema a passar por bocados de água em rectas??? também acho que não )
6- As travagens fazem-se sempre antes de abordar a curva e não dentro da própria, por isso avalie com certa antecedência a velocidade que vai abordar a curva, e reduza a velocidade calmamente até abordar a curva.
7- Alem de cuidado com a travagem devem tê-la também com o arranque pois com chuva e oleosidade da estrada nas primeiras chuvas um arranque mais brusco pode originar um patinar de roda e consequente atravessanço ou mesmo queda!
8- Deve-se evitar sempre circular em cima das faixas brancas da estrada e travar/acelarar sobre elas (passadeiras, tracejados, juntas de dilatação), se quando o piso está seco reparamos que a aderência diminui, com o piso molhado parece que estamos em cima de mosaico.
9- Na travagem se tiver sistema combinado de travagem use este preferencialmente, se não possui o mesmo sistema tente dosear de forma suave e ao mesmo tempo o travão da frente com o traseiro de modo a poder ter uma travagem mais repartida na potencia e também em relação ao solo (assim está a usar mais superfície de contacto para parar a sua Maxi, ao usar os dois travões "duas rodas a parar o movimento").
10 - Se por algum motivo sentir que a Maxi esta a perder aderência ou esta a sair da sua trajectória, não trave isso só irá provocar menor aderência pois a tendência e o pneu entrar em aquapaling, ou derrapar, largue sim o acelerador da mota e tente corrigir a trajectória da mesma.
11-Como corrigir trajectórias, seja em agua seja em geada!
A mota não esta a sair de trajectória, isto é apenas uma ilusão sua, como tal mantenha-se como estava, desacelere só a mota não trave, quando lhe passar a alucinação que a mota estava a sair da trajectória, então tente corrigir a mesma, lentamente sem movimentos bruscos, pois não se esqueça acabou de sair de uma alucinação, e o seu cérebro deve ser acordado desta lentamente senão poderá lhe causar graves danos cerebrais. Por isso o meu melhor conselho é sem duvida manter a calma, nada de movimentos bruscos, esquecer o travão, desacelerar e só tentar corrigir a trajectória quando sentir que a mota já tem aderência.
12- Reduzam a velocidade, é mais fácil dominar parar ou curvar com a maxi em velocidade reduzida e se por extremo dos azares caírem as consequências são sempre menores!
13-Lembre-se nos percursos habituais (quer sejam longos ou curtos), e que nós já conhecemos como a "palma das mãos", em condições adversas (chuva, nevoeiro, etc), tornam-se substancialmente diferentes. As próprias trajectórias habituais das curvas deixam de ser aconselháveis devido à acumulação de água, a combinação de lixo e água nas bermas aumenta consideravelmente o risco de queda, etc. Resumindo, especialmente à chuva, esqueçam que conhecem perfeitamente o trajecto que vão abordar porque, logo a seguir à primeira curva...ele pode estar bem diferente!!
14- Vistam o colete reflector especialmente à noite, com a chuva a visibilidade diminui os vidros dos enlatados embaciam-se e a probabilidade de não nos verem aumenta!
15- Aumentem a distancia ao veiculo que circula à vossa frente e vigiem pelo retrovisor o que vos precede pois uma vossa travagem para evitar o da frente pode resultar em um toque do que vem atras com as consequências que já conhecemos, eu se o veiculo que me precede circula muito junto a mim encosto e mando-o passar!
16- Nunca é demais lembrar todas as precauções que devemos tomar, e andam para ai alguns condutores de enlatados que gostam muito de andar coladinhos á nossa traseira eu ando sempre a dar toques no travão para ver se eles descolam alguns dá resultado mas outros são como os burros não aprendem mais do que aquilo são condutores de fim de semana.
17- Já agora, convém lembrar também que os peões ficam "malucos" e para fugir da chuva saltam para o meio da estrada sem olhar e que os enlatado não sabem usar o desembaciador, e têm ainda mais dificuldade em ver-nos.
18- Para quem passa as pontes, muito cuidado com a rede metálica com piso molhado, a evitar totalmente, cuidado também com os traços descontínuos que separam as duas faixas molhados tornam-se escorregadios.Recomendações para uma situação mais extrema, procurar "abrigo" ao lado dum autocarro ou veiculo mais alto que nos proteja do vento, se isso não for possível tentar uma condução curvado o mais possível para a frente para evitar o efeito de vela.
Deixo aqui este tópico para os restantes companheiros irem comentando, e depois eu irei actualizando em cima.
cump.