Quem já usou uma buzina a gás (daquelas tipo spray) de certeza que notou que o cone de expansão/corneta acústica fica gelado quando se usa.
Nos motores acontece um fenômeno semelhante com a mistura ar/gasolina, quando esta expande no ciclo de admissão arrefece a câmera de combustão.
Por esse motivo, é comum os motores arrefecidos a ar funcionarem com uma mistura mais rica que os arrefecidos a água.
A somar a isto temos:
a transferência térmica entre o motor e o ar, directamente proporcional à diferença térmica ar/motor e também à superfície (daí as alhetas)
a radiação de calor que funciona independente do fluxo de ar.
Um bom exemplo são as míticas Harley Davidson, a circularem por estradas congestionadas muito mais quentes do que há em Portugal e sem QQ problema.
Como foi referido, as tolerâncias internas do motor são outras e a potência específica é menor o que compensa, dependendo da utilização, a maior simplicidade do motor.
A título de curiosidade, são exactamente essas tolerâncias que determinam a viscosidade do óleo a usar, no caso das referidas Harley, 20W50.
Lembram-se do WV carocha? O original? É tbm arrefecido a ar.