Autor Tópico: [PCX] Problema - Óleo?  (Lida 30398 vezes)

dink

  • Visitante
[PCX] Problema - Óleo?
« em: 02 de Setembro de 2010, 14:49 »
Olá a todos!

É a primeira vez que coloco um post, mas na verdade já à muito tempo que sigo o forum, mais precisamente este tópico, também por ser o feliz proprietário de uma linda menina PCX... na verdade já a tenho a algum tempo (fui mesmo dos primeiros _careta_), cerca de 2 meses e praticamente 2.000km...

De facto acho a moto fantástica, é a minha primeira mota oficial, do mais prático que existe no mercado a melhor value for money sem qualquer dúvida, acho que todos concordam, certo?! _pol_

O que me leva a escrever, para além de querer que me conheçam para futuras opiniões e comentários, é também o facto de querer relatar uma situação e dúvida também que me tem chateado ultimamente e que tenho de resolver, que é a seguinte: Desde que levei a mota à revisão, e pode ser coincidência, passado nem uma semana, começei a notar que a rapariga não estava com o mesmo fulgor, ou seja, aquele arranque optimo cheio de garra desapareceu, neste momento chego a ter o punho todo enrrolado e a mota é que vai desenvolvendo com alguma lentidão e chega aos 80 KMh, depois dá cerca de 90/100Kmh mas chega a ser entediante a forma como ela os alcança... então quando levo a minha mulher toda esta situação é ainda pior, até que numa ultrapassagem ela não respondeu como eu esperava e quase que fiquei a meio da ultrapassagem...

Na verdade, pode-se pensar que a mota não anda nada, não é verdade mas parece que aquela pujança inical já não está lá...

A minha pergunta: será que foi da revisão, algo mais... tenho de reclamar mas oficinas são sempre assim: "ah e tal isso é normal..." _martelada_

Que acham que pode estar a acontecer a rapariga?
Peço desculpa pela extensão do mail... _corado_
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 21:37 por paufer »

Furianix

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2010, 16:03 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_
Isso é muito estranho, até agora ninguem se queixou sobre esse problema... talvez procurando lá fora em outros foruns se descubra algo mais. Em certos paises já desde o ano passado que a mota circula por isso talvez alguem já se tenha queixado _pensador_
Vou tentar esmiuçar alguma coisa lá por fora ;)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 16:05 por Furianix »

dink

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #2 em: 02 de Setembro de 2010, 16:51 »
O objectivo desta mota, pelo menos para mim, não é andar a fundo com ela, no entanto tenho de saber o que motiva este comportamento, porque o que é facto é que notei e para notar alguma coisa está errado.
Sempre gostei do arranque forte da mota, mas o que mais gostava era o facto de, por exemplo, estar a circular a 70/80kmh e caso fosse preciso, caso de uma ultrapassagem, bastava rodar o punho até aquele bocadinho final e ela própria até parecia "rosnar" mais uma bocadinho e lá ia... Agora em muitas situações, excepto a descer, se levar o punho a meio e enrrolar para o fundo é igual!!! :-[ Não se nota nada ela a querer puxar... havia subidas que ela entrava a 40kmh e chegava lá acima a 80 as vezes 90kmh, agora se for 60/70 é muito e nunca se nota ela de facto a puxar muito, ou seja e resumindo...está muito mais lenta de quando a levantei e andei a primeira vez! _polb_

Por acaso lembrei-me de por exemplo ter sido o óleo que meteram, ou filtro por exemplo. O dificil é que quem anda uma vez parece que a mota está igualzinha porque não se nota atrofiamento de nada, o facto é que ela não responde da mesma forma e eu como ando todos os dias noto...e bem!

Amanhã irei à oficina pra ver o que me dizem, depois certamente irei lá deixá-la e depois comento aqui com vocês...


Um abraço!

Furianix

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2010, 16:54 »
Encontrei isto e me parece coincidente _pensador_ _pensador_ o meu ingles não é famoso mas...

"just came back from my dealership now...

I have not had much time the last month to ride my bike, so I thought I should spoil it abit with some new oil today (5000km)... I also complained that the engine seemed a bit weaker than my friends PCX now,(2 bikes to be precise)...

It turned out that there were too much oil in the engine, simple fix, they drained that out and replaced it with new correct amount of oil...

They also serviced my love, and the total bill today was 100B!

The ride (back from the dealership was very different than what I had gotten used too, it was faster, more powerful and fun to ride..."

http://www.thaivisa.com/forum/topic/318010-honda-pcx/page__st__325
pag.14

Parece que tinha oleo a mais?  :-? :-?
Já me deves uma grade de  _convivio_ _convivio_ _convivio_ _convivio_ pelo menos já dormes mais descansado hoje _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 17:14 por Furianix »

alwayswot

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #4 em: 02 de Setembro de 2010, 17:01 »
Furianix, foste buscar essa info a que forum?
thanks

dink

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2010, 17:03 »
É pá será que é disso???

Obrigado pela fantástica ajuda _pol_! Amanhã irei comentar com os senhores da oficina isto que li!

Mas uma vez obrigado e claro que vos informarei do que for acontecendo!

Abraços

Furianix

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2010, 17:05 »
Já coloquei no post anterior o link _pol_
É um forum da thailandia acho eu _pensador_ _pensador_ mas têem muita informação porque já têem a mota a circular á mais tempo que nós _Rolley_
Ve o nivel do oleo já agora, se está correcto não me perguntes como se ve _lol_ _lol_ ainda sou maçarico nisso _rir_ _rir_ mas assim eles não vêem dizer a e tal voçe deve ter posto!!! ou não fomos nós, ou não se passa nada pode vir buscar a mota. ;) ;) ;) é que já vi de tudo nos mecanicos _Zang_ _Zang_
Obrigado? vais ter de pagar é uma rodada aos pcxistas num encontro _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 17:09 por Furianix »

davidz

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #7 em: 02 de Setembro de 2010, 21:56 »
O objectivo desta mota, pelo menos para mim, não é andar a fundo com ela, no entanto tenho de saber o que motiva este comportamento, porque o que é facto é que notei e para notar alguma coisa está errado.
Sempre gostei do arranque forte da mota, mas o que mais gostava era o facto de, por exemplo, estar a circular a 70/80kmh e caso fosse preciso, caso de uma ultrapassagem, bastava rodar o punho até aquele bocadinho final e ela própria até parecia "rosnar" mais uma bocadinho e lá ia... Agora em muitas situações, excepto a descer, se levar o punho a meio e enrrolar para o fundo é igual!!! :-[ Não se nota nada ela a querer puxar... havia subidas que ela entrava a 40kmh e chegava lá acima a 80 as vezes 90kmh, agora se for 60/70 é muito e nunca se nota ela de facto a puxar muito, ou seja e resumindo...está muito mais lenta de quando a levantei e andei a primeira vez! _polb_

Por acaso lembrei-me de por exemplo ter sido o óleo que meteram, ou filtro por exemplo. O dificil é que quem anda uma vez parece que a mota está igualzinha porque não se nota atrofiamento de nada, o facto é que ela não responde da mesma forma e eu como ando todos os dias noto...e bem!

Amanhã irei à oficina pra ver o que me dizem, depois certamente irei lá deixá-la e depois comento aqui com vocês...


Um abraço!

Dink eu tenho a minha scooter á pouco mais de um mês e já vou nos 1600km´s. Referente a essa situação que contas-te também estou de acordo contigo. Antes de ler o teu post pensava que era por não estar acostumado, mas a partir da primeira revisão (aos 850km +/-) também perdeu essa pujança.

Não sei se será relativamente á questão do óleo a mais mas é bem possível, pois acontecer em 2 scooters não pode ser coincidência mas sim algo de concreto.

Mas faz o seguinte, eu ainda não experimentei...contas os segundos que levas dos 0 aos 108 km/h e comparas com alguns vídeos no youtube (scooters não modificadas) ou com alguns de nós que possam também fazer essa experiência. Claro isto é uma hipótese, no entanto, também depende do factor peso.

Posso dizer-te que até aos 70/80 vou na boa, mas pelo que já li (muito) antes de ter a scooter, que é normal que a partir dos 80 ela não tenha o mesmo vigor.

Cumps

dink

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #8 em: 03 de Setembro de 2010, 18:58 »
Olá a todos!  ;D

Pois é, fui com a minha babe à oficina ver deste tão famoso "problema"... Aquilo que foi feito e que eu pedi foi que primeiro que tudo me colocassem óleo Honda, eu bem sei que a Honda não faz óleos mas se vinha com aquele vai continuar com o mesmo, porque o óleo que colocaram na revisão foi óleo Galp. A mota foi testada, para variar disseram logo que não notavam nada, mas lá me trocaram o óleo e para grande surpresa (não minha pq já tinha visto) tinha óleo a mais, era muito pouco é verdade mas estava a mais!  _Zang_

Foi a única coisa que foi feita e neste momento ando a testar, mas uma coisa é facto: até o "roncar" da mota a partir dos 80kmh está melhor, maís disponível com melhor rotação, ou seja, está mais parecida como quando andei a 1ª vez, mas ainda quero testar, principalmente com dois mas o resultado imediato é muito positivo. _rir_

Agora pergunto: será que foi só disso? a minha PCX já leva 2100Km mas não acredito que já exista algum desgaste e ela não esteja tão disponível, principalmente nas recuperações que antes de ter "resolvido" o problema era um castigo ela recuperar dos 40 aos 80kmh, principalmente com 2 em cima!

Queria apenas colocar-vos em alerta para o facto de exigirem óleo Honda e atenção aos níveis!

Vou dando notícias depois do fim de semana que é quando eu irei testar melhor.

Um abraços!

Furianix

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #9 em: 04 de Setembro de 2010, 00:49 »
 :P :P Já estava ancioso por saber novidades da tua menina, espero que tudo volte ao normal, e des descanso aos companheiros com pcx _pensador_ _pensador_
Já agora avistei uma pcx nas festa da povoa com o tocolante do forum, alguem que se acuse!! estacionei ao lado com a minha neo´s 50.

Buly77

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #10 em: 04 de Setembro de 2010, 00:50 »
dink! O teu alerta foi de extrema importancia _pol_, estou a dever-te um copo _convivio_

Abraço

dink

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2010, 22:07 »
Olá a todos,

Como o prometido é devido, e como fiquei de dar o feedback de como seria o fim de semana depois de ter ido à oficina, queria apenas vos dizer que a menina ficou bastante diferente. Já regressou a pujança de que tantas saudades já tinha. Hoje fiz 150km a dois, e ela sempre demonstrou grande vitalidade, não nos podemos esquecer que é apenas uma 125cc e que tem limitações (...muitas) mas agora sim, rapidamente encosta nos 100kmh (mesmo a dois) e até aqule roncar é diferente! _lool_
Não consigo ter outra explicação a não ser o óleo e o nível, porque não foi feito rigorosamente mais nada à mota... :-?

Por isso malta, atenção aquando a revisão e estejam  já de sobreaviso caso notem alguma coisa estranha no comportamento após a receberem da oficina!

Fiquem bem um abraço e boas  scooter_

Offline José Avelar

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Alverca
  • Viajar é Viver
  • Marca: BMW
  • Modelo: RT 1200
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2010, 20:51 »
Olá a todos,

Como o prometido é devido, e como fiquei de dar o feedback de como seria o fim de semana depois de ter ido à oficina, queria apenas vos dizer que a menina ficou bastante diferente. Já regressou a pujança de que tantas saudades já tinha. Hoje fiz 150km a dois, e ela sempre demonstrou grande vitalidade, não nos podemos esquecer que é apenas uma 125cc e que tem limitações (...muitas) mas agora sim, rapidamente encosta nos 100kmh (mesmo a dois) e até aqule roncar é diferente! _lool_
Não consigo ter outra explicação a não ser o óleo e o nível, porque não foi feito rigorosamente mais nada à mota... :-?

Por isso malta, atenção aquando a revisão e estejam  já de sobreaviso caso notem alguma coisa estranha no comportamento após a receberem da oficina!

Fiquem bem um abraço e boas  scooter_

Companheiro eu também noto que desde a revisão dos 1000 km., a minha não responde como antes e demora a chegar aos 90-100, já vi a vareta e o nível de óleo está alto e vejo sujidade  de óleo na zona da roda, que não existia antes. Que me aconselhas?
Famel Zundapp 4 Anos 80 Sachs Motozax  Anos 90
Honda PCX 125 2010 a 2012 Honda NC700X ABS 2012 a 2014 Honda NC750X DCT/ ABS 2014 a 2019
BMW RT1200 2019

dink

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #13 em: 09 de Setembro de 2010, 16:10 »
Companheiro eu também noto que desde a revisão dos 1000 km., a minha não responde como antes e demora a chegar aos 90-100, já vi a vareta e o nível de óleo está alto e vejo sujidade  de óleo na zona da roda, que não existia antes. Que me aconselhas?



(Peço desculpa responder ao amigo José Avelar por aqui, mas é capaz de ser mais visivel.)

Caro José Avelar,

Eu como já tiveste oportunidade de perceber já passei por isso e provavelmente enquanto muitas PCX andam agora na rodagem a minha já leva com 2500km (é o mal de ser logo dos primeiros).
Uma coisa já percebi: Para a PCX é óleo Honda e nível certinho, ponto final parágrafo! Dá-me ideia que a viscosidade do óleo é muito importante para este motar o que se não for o correcto ela perca rendimento...óleo acima do nível, como uma amigo meu diz (e ele sabe muiiito de motas) "nem pensar, prefiro ter um bocadinho a menos e controlar que a mais" mas como não vou levar isto à letra é andar com ele mesmo a nível e pronto!

Posso dizer que desde que a mota veio da oficina com o óleo novo e certinho a mota voltou ao mesmo comportamento, agora existe uma coisa, e digo isto porque não sei o modo da tua condução, a aceleração deve ser progressiva e constante para atingires velocidades mais altas, nada de enrolar punho a fundo e esperar que ela seja um foguete...é apenas uma 125cc, palavras de muitas pessoas com quem falei. Agora mesmo a dois não tem problema nenhum em chegar aos 100 ou 108kmh!

Vai ver disso! depois diz como correu!

Abraços.

Offline José Avelar

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Alverca
  • Viajar é Viver
  • Marca: BMW
  • Modelo: RT 1200
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #14 em: 10 de Setembro de 2010, 20:36 »


(Peço desculpa responder ao amigo José Avelar por aqui, mas é capaz de ser mais visivel.)

Caro José Avelar,

Eu como já tiveste oportunidade de perceber já passei por isso e provavelmente enquanto muitas PCX andam agora na rodagem a minha já leva com 2500km (é o mal de ser logo dos primeiros).
Uma coisa já percebi: Para a PCX é óleo Honda e nível certinho, ponto final parágrafo! Dá-me ideia que a viscosidade do óleo é muito importante para este motar o que se não for o correcto ela perca rendimento...óleo acima do nível, como uma amigo meu diz (e ele sabe muiiito de motas) "nem pensar, prefiro ter um bocadinho a menos e controlar que a mais" mas como não vou levar isto à letra é andar com ele mesmo a nível e pronto!

Posso dizer que desde que a mota veio da oficina com o óleo novo e certinho a mota voltou ao mesmo comportamento, agora existe uma coisa, e digo isto porque não sei o modo da tua condução, a aceleração deve ser progressiva e constante para atingires velocidades mais altas, nada de enrolar punho a fundo e esperar que ela seja um foguete...é apenas uma 125cc, palavras de muitas pessoas com quem falei. Agora mesmo a dois não tem problema nenhum em chegar aos 100 ou 108kmh!

Vai ver disso! depois diz como correu!

Abraços.

Companheiro eu ontem fui a oficina e falei com o mecânico que esteve a ver o nível do óleo e me disse que estava no nível porque eu vi após apertar a vareta, mas também lhe falei do comportamento pós revisão, da jante e zona do motor com sujidade de oleo e  o porquê de terem posto óleo castrol power 1 GPS 10W40 em vez de SAE 10w30 como  indica no manual. Será disso? Ele disse que ia falar com o engenheiro da Honda e por-lhe o problema. Não seria melhor eu por esta situação a Honda Portugal?   
Famel Zundapp 4 Anos 80 Sachs Motozax  Anos 90
Honda PCX 125 2010 a 2012 Honda NC700X ABS 2012 a 2014 Honda NC750X DCT/ ABS 2014 a 2019
BMW RT1200 2019

dcaldinhas

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #15 em: 11 de Setembro de 2010, 15:04 »
Companheiro eu ontem fui a oficina e falei com o mecânico que esteve a ver o nível do óleo e me disse que estava no nível porque eu vi após apertar a vareta,....

Atenção que o óleo deve ser verificado com o motor a quente e com a vareta sem enroscar, apenas pousando!

Como a PCX leva apenas 0,8L de óleo, pode dar indicação errada.

De qualquer das maneiras se estava bom com a vareta enroscada, poderia era ter óleo a menos, e não a mais...

Boas Curvas! scooter_

Prendas

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #16 em: 11 de Setembro de 2010, 19:39 »
O meu mecânico, na minha moto, também põe óleo sempre abaixo do nível!
Diz que não convêm nada levar "bastante" óleo...

CoradiX

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #17 em: 13 de Setembro de 2010, 15:00 »
Boas,

A minha PCX veio agora da revisão dos 1000KM (com 1180KM), ainda não vi o nivel do oleo mas o comportamento está igual, não noto qualquer perda de força.

Cumpz

CoradiX


Prendas

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #18 em: 15 de Setembro de 2010, 06:00 »
Malta,
andei a pesquisar devido a ter visto que o óleo indicado para a PCX é API SG SAE 10W30 MB....



E na minha pesquisa só encontrei um óleo MB, que foi o SHELL ADVANCE SCOOTER 5W40!!

http://www-static.shell.com/static/esp/downloads/products_services/on_the_road/oils_lubricants/helix/catalogo_lubricantes_shell_2010.pdf

Este MB significa que a embraiagem é a seco...
O normal é o MA que é em banho de óleo....

O que será que fazem nos concessionários? Acham que eles têm só um bidão de óleo da "honda" para as pcx? Não me parece!!!
 :o
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 06:06 por Prendas »

Furianix

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #19 em: 15 de Setembro de 2010, 07:41 »
 _pensador_ _pensador_ Pois depois algumas oficinas cometem o erro de meter o oleo errado, só traz chatiçes pelo menos em perda de tempo para mudar o oleo, e hoje em dia tempo é dinheiro.
Obrigado por esmiuçares o assunto _palmas_ _palmas_

epr

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #20 em: 15 de Setembro de 2010, 09:33 »
Boas,

A minha PCX veio agora da revisão dos 1000KM (com 1180KM), ainda não vi o nivel do oleo mas o comportamento está igual, não noto qualquer perda de força.

Cumpz

CoradiX

E sabes que óleo foi metido?

CoradiX

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #21 em: 15 de Setembro de 2010, 21:34 »
Boas EPR,

Não sei a marca, sei que foi oleo 10W40 pois vem referido na factura, tem um codigo de CAST GPS, presumo que seja castrol... mas não posso garantir.

Cumpz

CoradiX

epr

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #22 em: 15 de Setembro de 2010, 22:05 »
Também creio que seja castrol. Penso 10W40 até é mais próprio para as tempearaturas que temos por aqui. Falta é ver se o óleo está de acordo com as características recomendadas pela Honda.

Já agora, qual foi a oficina? assim fico a saber que óleo usam :)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 22:06 por epr »

davidz

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #23 em: 15 de Setembro de 2010, 23:59 »
Boas EPR,

Não sei a marca, sei que foi oleo 10W40 pois vem referido na factura, tem um codigo de CAST GPS, presumo que seja castrol... mas não posso garantir.

Cumpz

CoradiX

É mesmo da Castrol. A mim também me meteram e posso dizer que na Motorway, Linhaway e ONDAMIL todos utilizam o mesmo óleo. No manual fazem essa recomendação, não quer dizer que não se possa meter outro, mal não fará com certeza reflecte-se é no desempenho da scooter. O meu é esse óleo que tem neste momento, mas quando for á próxima revisão (la para Novembro) vou pedir para terem isso em atenção.

Cumps

CoradiX

  • Visitante
Re: [Honda PCX 125i] Problema!!! Óleo???
« Responder #24 em: 16 de Setembro de 2010, 00:04 »
Boas,

a minha revisão foi feita na motorway em lisboa, e com o oleo indicado não noto perda de performance, alias já fiz o teste na calçada da carriche (é onde costumo andar todos os dias po trabalho ida e volta), e na subida sempre a fundo ela atinge as velocidades que sempre atingiu.

Cumpz

CoradiX