A nível pessoal acho que nunca se devia ter deixado conduzir uma 125 só porque se tem carta de carro. São dois meios de transporte completamente distintos em tudo.Devia existir algo e não estou a falar de escolas de condução a encher o bolso que explicasse o básico e obrigasse a um exame prático de condução.Deparo-me com varias motas ao longo do dia (e ando de mota todos os dias ao sol ou a chuva) a cometer erros que considero "básicos" como não olhar para os espelhos ao mudar de direcção, andar devagar nas filas sem ver quem tem atrás de si e aos "S", andar a buzinar aos carros como se tivessem obrigação de sair da frente e andarem a velocidades "loucas" entre carros sem pensar que uma 125 não trava se um carro mudar de direcção sem piscas (e mudam muitos) - Neste ponto estou a falar das 125 embora andem outros porque gajos parvos existe em todas as cilindradas não é só falta de experiência nas 125. Ainda a uns dias um para me passar veio pela direita e tocou-me no braço com o espelho porque não passávamos os dois entre carros.Assim como acho que devia como em alguns Países da Europa ser obrigatório não só o capacete como uso de luvas e blusão adequado.Claro que este tema leva a muitas ideias e opiniões e o "mal" já está feito, agora voltar a mudar as regras acho um crime porque não estou a ver as pessoas todas a irem tirar a carta e pessoas com carta a continuar apenas com uma 125 (embora em vários casos seja mesmo a mota ideal).Se lei for mudada estou a ver o mercado de usados a aumentar rapidamente...
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.
Então e como vão fazer em caso de estrangeiros onde é praticada a mesma lei se deslocarem-se cá nas 125cc, ficam proibidos de circular cá é?
Claro que sim, a lei aplica-se no espaço nacional a todos quantos conduzam cá. Vai conduzir uma 125cc na Dinamarca sem carta, onde a lei das 125cc ainda não é praticada, para veres o que te acontece.
Bem temos de avisar os espanhois então para não virem para cá nas 125cc
Antes de 2009 não vinham espanhóis, franceses, nem ninguém conduzir 125cc sem carta.
Exactamente, as bicicletas também tem regras e leis.Andar de capacete, com sinalização na bike, colete reflector etc...E vimos muitos a pensarem como carro....enfimsão considerados veículos.Não vemos ninguém de 125 a passar nas passadeiras.Lá vou ter de tirar a carta....Enviado do meu X527 através do Tapatalk
Pensa que poderás pensar num futuro upgrade
Se calhar esta noticia já tem uns dias mas para quem não viu aqui vai :https://motopt.pt/lei-das-125-acap-e-fmp-respondem-a-polemica-e-as-declaracoes-do-mai/
portanto após uma pesquisaera esta a resposta que queria ler:https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdfpara quem não sabepágina 3433 no seu artigo 3º numero 4 d)