Um retrocesso...O alcance da lei das 125cc de 2009 foi um abrir de portas e horizontes a muitos utilizadores e serviu de boia de salvação para o sector económico das 2 rodas que estava num marasmo exasperante.E a quantidade de malta que posteriormente tirou a carta, para cilindradas maiores? As escolas de condução ainda hoje agradecem! Voltar atrás nisto é uma forma encapotada de lançar setas ao eternos malvados do costume... os motociclistas.Vitimiza-se sempre os do mesmo... ou porque morrem ou matam na estrada!A forma ardilosa destas noticias é que são do pior que se pode ler...Como não há ainda inspeções, a conclusão é sempre fatídica para o lado do motociclista...
Mais um esquema para as "escolas de condução" Para elas ensinarem a conduzir motos nestas seguintes condições que eu assisto todos os dias:1º Capacete ( certo ) 2º Colete reflector (certo) 3º Sem luvas ( errado ) 4º Sem casaco de protecção ( errado ) 5º Em magas de camisa ( errado ) 6º Sem calcado de protecção, senhoras de salto alto, homem com ténis de pano ( errado ) 7º Andar na estrada a prestar atenção ao intercomunicador do instrutor ( errado ) Entre outras coisas mais.Pergunta isso é ensinar a andar de moto, onde para a segurança activa e passiva no ensino?Isso é só no livro de código? E na pratica?Ja tendo a carta esse novo encartado na Categoria de motos ou afins vai por em pratica o que aprendeu nessas ditas escolas e por isso se vê muitos motociclistas em mangas de camisa, sem luvas , em chinelos, calções e mais coisas. Mas quem tem carta B, como eu que ja gastei mais de 600 euros em casaco, capacetes, ando sempre de botas ou calcado protector ( quando ando de moto) e que tem a carta B+D e quase 1 milhão de Km andados em cidade, autoestradas, caminhos de terra batida, e ate em arreia ( sem 4X4 ) esses que em 25 anos so teve 3 acidentes com culpa própria, teve uma 50 cc ( como era novo andava a 90 Km/h, estupidez ), que gostam de motos mas começam nas 125 cc para irem com calma e terem mais experiência para subirem de cc.Tem de tirar a carta para isso, vai ser melhor tirar logo a carta e comprar logo uma 600 cc ou uma 750 cc e ir para a rua e fazer o que se vê os motoqueiros a fazer. Vejo mais asneiras nas motos de maior cc do que nas 125 cc com carta só de carro.Voltamos ao mesmo esquemas da escolas e de certo tipo de gente das duas rodas o que conta é os cc e não o condutor, a muita gente nas motos que, no antigamente eram todos unidos e respeitavam as motos e não os cc, ainda sou do tempo que com a minha 50 cc era cumprimentado por todos os companheiros desde Hondas ate BMW.Agora com uma 125 cc nem os das 50 cc me dizem nada.Em vez de andarem com estas guerrinhas todos os Companheiros de 2 rodas deviam era pensar em como apresentar propostas para melhorar a nossa vida de Motociclistas, mas não é melhor ( não neste forum) chamar nomes como imbecis as 125 cc como já vi no facebook deste clube. Companheiros desculpe-me mas como já disse uma vez no facebook deste clube " Não devemos Julgar, sem conhecer a pessoa pessoalmente", desmarco-me desses imbecil das 125 cc, porque não o sou.Sou sim um amante de duas rodas que antes de andar com uma 400 cc ou 600 cc ( o meu sonho ) tenho que ganhar calo e experiência que gosta do cheiro de andar a 70 Km/h ou 80 Km/h a ver o sol nascer, de ver como hoje uma raposa na beira da estrada, de lavar a alma com a chuva e de aprender com todos os companheiros neste forum que me tem ensinado muito ( por isso estou muito agradecido). Mas as vezes fico triste com o que aparece no facebook deste clube porque há gente que só olha para o seu umbigo e as vezes chega a chamar nomes a outros companheiros. Desculpem e se ofendi alguém ou esta mensagem for ofensiva para alguém podem apagar. Sempre disse o que penso e sempre o direi, porque a minha vida é pautada pela sinceridade e honestidade.Boas curvas e desculpem-me por este desabafo.
Companheiro, concordo com praticamente tudo quanto disseste, também eu comecei numa 125cc com carta cat. B e dez meses depois tinha a carta de mota tirada. Hoje, mais de dois anos volvidos, a andar praticamente todos os dias numa 400cc, sei muito mais do que sabia na altura e não foi por ter tirado a carta, mas sim pelos kms percorridos. Mas nas 125cc, tal como nas cilindradas maiores, tal como nos enlatados (ui... ) ou em pesados, de mercadorias ou de passageiros, há imbecis. E grandes! Não podemos nem devemos é avaliar uma parte como um todo!Pessoalmente não me senti atingido nem pelo comentário do companheiro do Facebook nem pela tua mensagem.Continuação de boas curvas.
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opiniãoContra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel. Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.O que me parece certo é que as 125 deveram estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.
Como já escrevi noutro lado, não encontrei em nenhum lugar indicação que o aumento de acidentes se deve a indivíduos sem carta de mota. Aliás nem vi em lado nenhum que os acidentes de mota tinham como responsável o motociclista.Alegadamente deve-se a excesso de velocidade, uma 125 dá pouco mais de 100 km/h , é verdade que a essa velocidade já se morre, mas a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade que só motas bem mais potentes conseguem dar.
Continuo a duvidar da possibilidade de uma lei deste género ter efeitos retroativos. Se eu tenho uma 125, estou habilitado a conduzi-la, sou por exemplo incalapaz de tirar a carta o que é que faço fico com a mota? não faz sentidoA única coisa que faz sentido para esta gente são os €€€