E porque não fazer a média à "moda antiga" para verificar se o computador de bordo está errado, ou não?Fazer a média à "moda antiga" significa atestar o deposito até acima, fazer os quilometros que se quiser e depois voltar a atestar o deposito até acima. Depois é uma questão de fazer contas.
... só que na rodagem como andava entre 60 e 80 fazia médias de 3,2 por isso a minha admiração agora em fazer propositadamente 200 kms em velocidade moderada com a média em 3,5 e não passa dali, acho estranho...
Não sei o que será a velocidade moderada (imagino que entre os 100 e 120Kms/h) e, a essa velocidade um consumo de 3,5 não me parece nada exagerado. Pode-se sempre fazer a experiência de voltar a andar em velocidade entre os 60 e 80kms, com acelerações comedidas e ver se o consumo volta para os 3,2.
Amigo se leu bem eu disse que fiz 200 kms entre 60 e 70 e pouco para ver se baixava a média e não baixou por isso é que acho estranho.
.... só que na rodagem como andava entre 60 e 80 fazia médias de 3,2 por isso a minha admiração agora em fazer propositadamente 200 kms em velocidade moderada com a média em 3,5 e não passa dali, acho estranho.
Tendo eu um modelo igual, confirmo o que já foi dito anteriormente e bem, os consumos mesmo a velocidades idênticas, são bastante influenciados por factores externos (ex: vento, temperatura exterior, pressão pneus, topcase e afins). No entanto, ao ler o post inicial, fiquei com a duvida. Foi feito reset ao trip A (por onde a média marcada é calculada)? Sendo a média de consumo calculada pelo acumular de km do trip A, se por exemplo, fizer 100KM a rasgar (consumo marcada de 4l ) e depois fizer outros 100 km devagar (com um consumo teórico de 3l, sendo a média o acumulado de KM, nunca vai marcar a baixo de 3,5lAssim, aconselho a fazer reset ao trip A e percorrido por ex. 100KM entre os 80-90, ver qual o consumo marcado.
Eu li bem o que foi escrito, talvez não me tenha feito entender na minha resposta.ao que respondiIndependentemente de questões de Português, a diferença entre 3,2L e 3,5L são somente 0,3L e isso, traduzido em €€€ dá cêntimos (se calhar em cada 200kms a pessoa deixa de beber um café). O mais importante é que pessoa disfrute da sua scooter sem que esta dê problemas e chatices.Uma coisa que fazia variar muito o consumo da minha antiga 125 era o trajecto que fazia (em distância) e a temperatura do ar. Se só fizesse pequenos percursos a média aumentava como também aumentava durante o inverno. Se conjugasse estes dois factores, a média chegava com frequência aos 4L mas, se aumentasse as distâncias percorridas durante o tempo quente a média ficava-se pelos 3L... e eu peso 95Kg. Esta variação nas médias de consumo também acontecem na T-Max que tenho mas aqui são maiores pois andam entre 4,8L e os 6L.
Ainda bem que as questões se dissiparam com o teu novo teste e que tudo se revelou estar a funcionar normalmente.Muitos kms felizes em cima da máquina, pois o que conta é isso mesmo.