TMax Revisao 20 mil Kms low cost
Ontem achei graça a um comentário do companheiro Xander que mostrou surpresa que a sua 530 “não gastava assim tanto”.
Quando troquei a minha 500 pela 530 esperava um aumento de consumos de pelo menos meio litro, ate porque alguma publicações de 2 rodas estrangeiras apontam o consumo das 530 nos 6 litros mas, a verdade é a media obtida em 2500 kms foi de apenas 4.9, ou seja menos 0.2 do que a 500.
E mantendo-me no tema, lembrei-me de abrir este tópico para ver quanto custa a “aterrorizante” revisão dos 20 mil Kms feita em modo DIY.
Esta revisão consiste basicamente de:
- Substituição de óleo e filtro
- substituição de filtro de ar motor e variador (2)
- substituição de velas (2)
- substituição de roletes
- substituição de correia de variador
- verificação das pastilhas travão
- revisão à transmissão final (limpeza e troca de massa - ver tópico)
- verificações e pequenas lubrificações (descanso, etc) diversas
Para analise de preço usei a Carpimoto, um site com bastante material para motos que tem a maioria deste material em stock e que tem capacidade de envio rapidamente via DHL (normalmente 24H). Os portes rondam os 10€
Como o objectivo é poupar algum mas fazer a manutenção de forma segura e mantendo a mesma qualidade, as peças não são OEM Yamaha mas de outras marcas reputadas.
No caso da correia do variador e roletes, a fabricante da OEM é mesmo a Bando pelo que a correia é precisamente a mesma que comprariam num concessionário.
Para o óleo recorri a um fornecedor nacional, a Texoleo que tem uma ampla gama de óleo e o escolhido foi o Motul 5100, novamente o mesmo fabricante e referencia que enche os frascos de Yamalube 4S 10W40 recomendado pela Yamaha. (vai sobrar um 1 litro de oleo pois o motor leva apenas 2.7 litros)
Os filtros de ar são de marca branca mas garantem a sua função, sendo o seu preço bem abaixo dos OEM (25€/cada)
Poderá dar-se o caso de necessitarem de trocar de pastilhas por esta altura (as traseiras normalmente duram-me os 20 mil, as dianteiras duram mais). Deixo também um “orçamento” para esta troca usando pastilhas Brembo de boa qualidade (orgânicas atrás e sintetizadas a frente)
Obviamente este valores não incluem os preços de mão de obra pois como no meu caso sou eu a fazer. O tempo que demora a fazer toda a revisão são cerca de 3/4 horas. Penso que a mão de obra de um mecânico andara na casa dos 25/30 €, o que resulta em 100/120€.
A maioria das operacoes são relativamente simples e praticamente qualquer pessoa consegue trocar oleo, filtros e pastilhas. A parte mais complicada poderá ser mexer no variador e trocar a correia.
Portanto e em jeito de conclusão temos que o custo de peças para a revisão são cerca de 171,28 + 32,69 do óleo, o que ascende a 203,97 €
No caso bastante provável de necessitarem também trocar as pastilhas traseiras, seria de 203.97 + 15,99 = 219.96.
No Ebay Italiano ha bastantes vendedores que vendem o "kit tagliando" para a Tmax com varios precos, conforme o fabricante do material do kit