Como é do conhecimento de alguns a mota que tive anterior à R1200GS foi uma F800GS onde fiz cerca de 10.000kms, é normal e habitual existirem comparações entre os dois modelos, ambas são GS, uma 800 e uma 1200, mas será que as motas são efectivamente semelhantes estando a diferença só na cilindrada ou será que existirão mais diferenças? Vou tentar explicar isso já de seguida.
Vamos começar por aquilo que de caras as distingue, o motor.
MotorA 800 é equipada com um motor Rotax de 798cc e 85cv, capaz de debitar um binário de 83NM. É um motor muito linear e fácil de conduzir, o elevado binário faz com que não tenhamos de estar constantemente a recorrer a mudanças de caixa, funciona muito bem em baixas e até às 5500RPM, a partir daí começa a ter alguma dificuldade em entrar em rotações mais elevadas denotando muita vibração.
A 1200 vem equipada com um bem conhecido motor Boxer de 1200cc e 125cv, no caso do Boxer são debitados uns muito generosos 125NM. Temos também aqui um motor bastante linear, a funcionar também muito bem em baixas, mas que ao contrário da 800 não tem qualquer problema com rotações mais elevadas, muito pelo contrário. A praticamente total ausência de vibrações em todo o mapa de rotações conferem ao Boxer uma progressão espectacular. O ronco do boxer é inconfundível, voz rouca e potente mesmo com escape de série.
Os consumos são também muito próximos, com vantagem para a 800 mas por margem pequena. A média que tenho actualmente na 1200 é de 5.3l/100kms e a que fiz na 800 foi de 4.7l/100kms.
Resumindo, a diferença não está apenas na cilindrada, está também nas características e construção dos motores, o Rotax peca pela vibração que transmite a partir das 5500rpm, coisa que em viagens mais longas se torna bastante desconfortável, já que nas 5500 rotações estamos a rodar sensivelmente nos 140kms/h. Esta é a velocidade até à qual a 800 vai confortável. A 1200 é uma devoradora de kms, o Boxer não tem qualquer problema em rodar nos 150/160kms/h e até a velocidades mais proibitivas, sempre com total conforto e sem qualquer vibração. Em baixas ambos funcionam muito bem e sente-se que a mota tem sempre potência disponível para progredir.
Caixa:Aqui temos também uma diferença significativa entre as duas, a 800 vem equipada com embraiagem por cabo enquanto que a 1200 vem com embraiagem hidráulica. Na 800 apesar de a embraiagem ser por cabo funciona bastante bem, mas se a 800 funciona bastante bem a da 1200 é um miminho, é possível acionar a embraiagem só com um dedo, é super suave e não se nota o "arrastar" do cabo como é o caso na 800. As passagens de caixa são mais suaves na 800 do que na 1200, a 1200 até à 3ª sente-se e bem as passagens de caixa, não é defeito é mesmo feitio, a partir daí tudo se torna muito mais suave e as passagens são feitas sem se sentir nada, na 800 a 1ª dá o "salto" típico, mas depois é mais suave que a 1200.
A 1200 tem como extra o quickshift ou assistente à passagem de caixa Pro como a BMW lhe chama, isto não é mais do que um sistema de dupla embraiagem que permite colocar mudanças sem recurso à manete da embraiagem, um sistema muito utilizado nas motas desportivas e que está disponível na 1200. Ora isto é de um conforto espectacular, funciona na perfeição a partir/até da 2ª velocidade e bem utilizado nem se sente as mudanças a entrar. Por outro lado numa condução mais desportiva é uma delicia, ainda agora na viagem que fiz ao Douro naquele serpentear de estradas em que temos curvas umas a seguir às outras e em que temos de recorrer bastante a reduções e acelerações o quickshift torna-se algo viciante, a reduzir então Jesus!!!
Resumindo, a caixa da 800 é mais suave que a da 1200, a 1200 com quickshift (extra para mim obrigatório) resolve o problema da suavidade e passa a ter um caracter muito mais desportivo, isto para além do conforto acrescido de não ter de utilizar embraiagem.
Transmissão:Aqui mais uma diferença, a 800 utiliza um sistema normal de corrente e a 1200 um sistema de cardan, aqui não dou vantagem nem desvantagem a nenhuma delas, ambas têm vantagens e desvantagens, corrente mais fácil caso exista algum problema, mais fácil manutenção, cardan, mais conforto, mais limpo, isento de manutenção pelo utilizador.
Suspensão:Aqui reside para mim talvez a maior diferença entre as duas, a 800 vem equipada com uma forquilha invertida à frente que funciona francamente mal, muito mole, afunda bastante em travagens mais exigentes dando alguma sensação de insegurança enquanto não estamos habituados, isto numa mota que está mais vocacionada para offroad é um problema grave, para quem queira dar um uso mais intensivo em offroad torna-se obrigatório a substituição das molas na suspensão da frente, existem algumas soluções como por exemplo as da Touratech que começam nos +-400€ (apenas substituição de molas) e vão até aos +-4.000€ (substituição completa do sistema de suspensão dianteiro e traseiro).
Na 1200 tudo muda de figura graças a algo chamado Telelever e Paralever, não vou entrar em grande detalhe sobre este sistema, resumidamente o grande objectivo é manter a mota sempre equilibrada, sem afunda em travagem nem levantar em acelerações. Aquilo que posso afirmar é que funciona super super bem, transmite uma sensação de controlo e de segurança enorme e é extremamente confortável. O sistema também auxilia em curva já que faz também a gestão da suspensão na inclinação da mota.
Deixo um pequeno video que explica como o sistema funciona.
Resumindo, 800 suspensão tradicional e simples, o amortecedor traseiro não é mau de todo o dianteiro é muito mau, primeiro investimento aconselhado é mesmo a substituição das molas na frente. 1200 suspensão muito mais avançada com um funcionamento através do telelever/paralever exemplar, obviamente que sendo um sistema totalmente electrónico está mais sujeito a avaria, mas isso nos dias de hoje as motas têm cada vez mais electrónica e estamos sempre sujeitos a avarias.
Travagem:Aqui vantagem novamente para a 1200, o sistema de travagem é muito semelhante, a principal diferença reside nos discos flutuantes que são utilizados na 800, este tipo de discos tem tido várias queixas por parte dos utilizadores por fazerem barulho, o típico bater. A 1200 tira todo o partido do sistema de suspensão para ter uma travagem super eficiente. Tive a 1200 para teste durante 3 dias, quando fui entregar a 1200 e voltei à minha 800 a sensação com que fiquei é que a 800 não travava tal a diferença entre as duas.
Peso e manobralidadeAo olhar para os números vamos sempre ficar com a sensação que estamos perante dois pesos pesados, principalmente no caso da 1200 em que temos um peso 238kgs vs os 214kgs da 800, felizmente que não temos de pegar nelas ao colo.
Aquilo que vos posso dizer é que olhar para uma 800GS que parece magricela e para uma 1200GS que é bem mais encorpada dá a sensação que vamos ter muito maior dificuldade em manobrar a 1200 do que a 800, só que isso não é verdade, a distribuição de peso está feita de forma bastante diferente dada a vocação base de cada uma, a 1200 tem o centro de gravidade bem mais baixo que a 800, posso até afirmar sem qualquer duvida que se manobra melhor a 1200 parada e à mão que a 800.
Em movimento ambas fluem como se nada fosse, a 800 é uma mota mais alta com os seus 880mm de altura de banco vs os 850/870mm da 1200 (o banco da 1200 tem duas posições), a forma como conduzimos cada uma delas é diferente, não só pela altura como também pela diferença das rodas dianteiras, na 800 temos uma jante de 21" e na 1200 de 19". Em estrada/AE vantagem clara para a 1200, parece que tem cola na estrada, fora de estrada e em estradas mais danificadas vantagem para a 800, passa por cima de tudo.
Falar ainda um pouco de outro defeito e grande da 800, a protecção aerodinâmica. Na parte inferior são muito idênticas, funcionam bastante bem e se usarmos botas não sentimos qualquer incomodo nas pernas, com sapatos iremos sentir ligeiramente na parte inferior das pernas e nos pés. Na parte superior o vidro que vem de origem com a 800 não dá qualquer tipo de protecção, no meu caso todo o vento é sentido de meio do peito para cima. Obviamente que existem soluções no mercado para resolver isto, mas de tudo o que testei só existem 2 soluções que resolvem mais ou menos o problema, o vidro Desierto da Touratech e o vidro que vem de origem na GSA, o problema é mesmo o valor de qualquer uma destas soluções, bem acima dos 500€.
A GS 1200 com o vidro de origem oferece protecção mais do que suficiente e funciona bastante bem, se quisermos mais protecção temos também as mesmas soluções da 800 mas com valores inferiores a 300€.
Resumo:Estamos perante duas excelentes motas, para mim com vocações diferentes e conceitos também diferentes, uma 800 muito mais 50/50 (estrada/fora de estrada) e uma 1200 mais nos 70/30. Para quem não tencione fazer grandes viagens a 800 funciona muito bem, em viagens tem o defeito da vibração e da falta de protecção aerodinâmica, aí a 1200 dá cartas, super confortável e pronta para fazer várias centenas de kms por dia.
Em termos de segurança a 1200 é muito superior, trava melhor, tem melhor suspensão e a curvar é qualquer coisa.
A diferença de valores é considerável, quando comprei a 800 nunca me passaria pela cabeça ir para a 1200, o que é certo é que a 800 foi o primeiro passo para entrar no mundo BMW, extremamente agressivo e com soluções comerciais e financeiras como não existe igual, daí à 1200 foi um passo.
Hoje, com o conhecimento que tenho das duas e tendo possibilidade para isso não teria qualquer duvida em optar pela 1200.
Nota:Estive sempre a falar das versões GS, existe quer na 800 quer na 1200 a opção GSA que resumidamente tem um depósito maior, maior protecção aerodinâmica e consequentemente mais peso.