Olá a todos.
Deixo aqui o meu segundo DIY.
Este DIY permite aos donos da N-MAX verem como fica o vidro alto da Givi assim como o processo de montagem. Neste tutorial, faço o unboxing da encomenda, a retirada do vidro original e a instalação do novo. No fim faço uma avaliação funcional.Aviso: Este tipo de substituição não interfere com a garantia
Dificuldade: FÁCIL
Custo: 80 a 90€ o kit completo (não quero especificar o preço exato, mas situa-se neste intervalo, comprado na BikeShop em Coimbra (e não pela internet))
Material necessário:-Chave estrela, tamanho intermédio.
-Chave Allen Nr 4.
-Chave de Boca 10MM
-Chave Torx (T8 ou T9, depois confirmo)
-Vidro GIVI 2123DT + K2123DT(kit de fixação)
Unboxing: Este DIY é especifico para a N-MAX e o Vidro GIVI 2123DT(kit fixação incluido)1- Desapertar os 4 parafusos do vidro original. Nota: Estes parafusos são em plástico, portanto apos se aliviar um pouco, até se pode usar os dedos para desapertar pois eles não estão muito apertados e saem facilmente.# # # # # # # # # # # # # # # # # #
2- Retirar o vidro original# # # # # # # # # # # # # # # # # #
3- Preparar o vidro para colocação. Colocar as 4 borrachas nos respetivos 4 buracos conforme mostram as imagens a seguirSerá necessário forçar um pouco e apertar as borrachas para entrarem. Não há risco de danificarBorrachas:
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4- Colocar as seguintes 4 peças encaixadas nas 4 borrachas, e pode-se colocar já os parafusos (4 grandes fornecidos)Peças plásticas para encaixar e parafusos para fixar o vidro na mota:
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5- Colocar o vidro na mota, e de seguida apertar todos os parafusos sem exageros no aperto.# # # # # # # # # # # # # # # # # #
6- Chega o momento de colocar os suportes de fixação do kit. Há que ter em atenção 2 pormenores. A inclinação dos mesmos e o desenho...A zona A ficará encostada ao vidro, e a zona B ficará em baixo ao pé da mota. É possivel colocar de forma inversa mas seguinto o manual é esta a posição certa.As duas peças não sao iguais. Lado a lado nota-se uma inclinação nas pontas. Tal e qual como nesta imagem, a da esquerda fica do lado esquerdo (vista do condutor) e a da direita no lado direito.# # # # # # # # # # # # # # # # # #
7- Desapertar os 2 parafusos ao lado do painel de instrumentos. # # # # # # # # # # # # # # # # # #
8- Colocar a anilha branca em cada um dos 2 parafusos mais pequenos fornecidos Anilhas brancas e parafusos para o vidro:
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9 - Colocar esses 2 parafusos nos 2 buracos existentes a meia altura do vidro, e colocar as 2 anilhas de borracha (maiores) na parte do parafuro que fica do lado de dentro tal como mostra a segunda imagemAnilhas:
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10- Colocar as 2 anilhas metalicas que sobram, nos 2 buracos dos parafusos do painel de instrumentos (ponto
Colocar as 2 varetas de fixação tendo em conta as posições indicadas no ponto 7. Confirmar por estas imagensAs varetas ficam encaixadas no parafuso do vidro, e no parafuso do painel de instrumentos (uma de cada lado)Anilhas metálicas e parafusos para o painel de instrumentos:
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11- Com as 2 porcas que faltam, apertar os parafusos do vidro, usando a chave de boca e a chave Allen, assim como os 2 parafusos do painel de instrumentos com a Chave EstrelaPorcas:
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12- Verificar o aperto de todos os parafusos do vidro de forma a que fique preso mas sem exagero na força (total de 4 parafusos frontais, 2 no vidro, e 2 no painel de instrumentos# # # # # # # # # # # # # # # # # #
13-Retirar todos os autocolantes que vêm colados no vidro# # # # # # # # # # # # # # # # # #
15 - Trabalho finalizado!
Comparação entre o ANTES e o Depois:No meu Diario de Bordo podem ver fotos do resultado final com a luz do dia e maior detalhe.ANTES:DEPOIS:MOD EXTRA :O logotipo cinzento é na verdade criado por um retangulo autocolante na parte interior do vidro, de cor cinzenta. Como preferia um logotipo mais discreto, tirei esse autocolante e o logo da GIVI ficou transparente no futuro meto fita preta no interior e fica bastante ''discreto''
E assim termina este DIY.
Algumas duvidas que possam surgir:Porquê trocar de vidro?-No meu caso a mota vai ser usada durante o inverno, com ou sem chuva, com ou sem frio. Faço percurso diário de via rápida (até 90km/h) e o vento frio ou chuva são incómodos nesse tipo de velocidades. Precisava portanto de uma proteção extra contra a chuva e o vento frio para além da roupa adequada.
Porque não o vidro da Yamaha para a N-MAX?-Sempre fui apologista de que o que é da marca em teoria poderá estar melhor otimizado para a aerodinamica ou funcionamento da mesma, no entanto por opção monetária não iria dar os 165€ do vidro da Yamaha. O meu limite seria 100€
Porquê a GIVI em vez de outras marcas (excluindo a Yamaha)?-Não procurei pela estetética em sí mas pelo objetivo de maior proteção contra o fluxo de vento que me atingia em cada viagem. Em teoria até gostei mais de vidros da ERMAX ou mesmo da V-TECH no entanto o da GIVI era o que me parecia ''maior'', com o extra de proteger também a zona das mãos (guiador). Além dessa superficie maior e mais completa, era destas 3 marcas o mais barato.
Opinião final:ADORO. Quero relembrar que nunca antes tinha tido mota nem posso comparar com outro tipo de vidros ou motas, mas a diferença da troca do vidro original para este, tendo eu 1.82m foi enorme.
Após montagem fui fazer o teste e já estavam apenas 13 graus na rua, e posso dizer que fui sem luvas, abri a viseira do capacete e mesmo a 100km/h não senti qualquer incomodo nas mãos ou no corpo/cabeça.
O desvio do vento/ar para fora do guiador e para fora do meu corpo funciona super bem.
Em termos de estabilidade, eu que por sinal tenho uma Case, posso dizer que não notei nenhuma diferença para pior, mas sim para melhor. É estranho dizer isto mas é a conclusão apenas de 1 teste, numa estrada onde só conseguia chegar a 108km/h em recta, consegui com o vidro na mesma estrada dar 110km/h.
O vidro não treme, a mota não treme, a estabilidade é igualzinha a antes, e pareceu-me até melhorar um pouco a aerodinamica. É de notar que o nosso corpo a fazer ''parede'' é muito menos aerodinâmico que um vidro com inclinação.
O melhor mesmo foi andar a 100km/h e ter que fazer zero esforço para segurar o corpo, porque deixei de sentir aquela pressão da velocidade no meu corpo. O conforto melhorou muito.
Em termos de consumos, não tenho ainda dados estatisticos para tal.EDIT: Consumos instantâneos em recta durante algumas centenas de metros com Vidro GIVI e Case Yamaha: 1.7L/100km a uma velocidade constante de 50km/h e 2.3L/100km a uma velocidade de 80km/h.
Um dado adicional: acima dos 70km/h apesar da mota se manter muito estável, nota-se mais facilmente algum vento lateral (se existir) no nosso corpo. Nada de preocupante, apenas como não estamos sob a pressão do vento frontal pela velocidade, fica-se mais sensível a ventos laterais que atinjam a mota.
Por ultimo apesar de para mim ser o menos importante, pensei na ''teoria'' que ficasse mais feio do que o resultado final. A mim até me agradou. Talvez por eu ter Case, a mota não parece ser ''pequena com um vidro grande'', pois a Case dá altuma altura à mota, e de perfil nota-se que não fica muito mal.
Não consigo dizer se é mais bonito ou menos do que o da Yamaha ou da ERMAX ou etc, o que posso dizer é que pelo preço e pelo resultado prático final, considero um bom investimento para quem quiser gastar menos de 100€.
Assim que vier a chuva, atualizarei esta opinião para dizer como se comporta um ecra tao grande com a chuva (isto é, se o vidro molhado atrapalha a condução ou se está bem desenhado para repelir a água toda com a velocidade)