Autor Tópico: Porque tapar matriculas ?  (Lida 6727 vezes)

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Porque tapar matriculas ?
« em: 19 de Setembro de 2016, 12:06 »
Viva !  Tenho meu enlatado a venda num dos tantos sites da Internet ,  no entanto tenho reparado que muitos ocultam a matricula !  Mas para que ?  Eu puz o anuncio com a matricula exposta poderei ter algum problema com isso ?  Qual é o risco ? 
Obg.

meneses85

  • Visitante
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2016, 14:22 »
É por questões de segurança...
Hoje em dia com a tecnologia que existe, conseguem através da matricula saber os dados do condutor/dono da viatura e onde este mora... logo a viatura em questão está estacionada à porta ou perto de onde a pessoa mora... se se quiser apoderarem do carro basta ir à morada e levam-no à vontadinha...

Um ex-colega meu ficou sem um BMW 320d coupé à cerca de 2 anos, onde uma semana antes tinha ido a uma casa de arranjo de jantes porque tinha passado em cima dum buraco e partido a jante...
Ora numa noite, com um reboque foram-lhe lá à rua "rebocar" o carro... e até hoje nunca mais o viu...

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2016, 14:40 »
Peço desculpa pela ignorancia mas...qual a diferença entre roubar um carro com imagem da net e roubar um qualquer aleatoriamente que esteja na rua ??    :-?



" basta ir à morada e levam-no à vontadinha... "


verdade?  é que eu tenho dezenas de fotografias espalhadas na NET da minha OhElsa...se calhar é melhor começar a apagar  :-? _pensador_ _pensador_

 
É por questões de segurança...
Hoje em dia com a tecnologia que existe, conseguem através da matricula saber os dados do condutor/dono da viatura e onde este mora... logo a viatura em questão está estacionada à porta ou perto de onde a pessoa mora... se se quiser apoderarem do carro basta ir à morada e levam-no à vontadinha...

Um ex-colega meu ficou sem um BMW 320d coupé à cerca de 2 anos, onde uma semana antes tinha ido a uma casa de arranjo de jantes porque tinha passado em cima dum buraco e partido a jante...
Ora numa noite, com um reboque foram-lhe lá à rua "rebocar" o carro... e até hoje nunca mais o viu...
Espirito Aventura

meneses85

  • Visitante
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2016, 17:52 »
Vocês pensam que os carros/motas são roubados como??
Fóruns onde são colocadas demasiada informação acerca do carro/mota e, onde a descrição da zona onde moram e mostrar as matriculas, são um exemplo, entre tantos outros... os carros/motas não são roubados aleatoriamente... são escolhidos a dedo... e quanto mais informação constar (matricula, zona de residência/venda) melhor é...

Existe muita gente má que frequenta fóruns exactamente para essa caça...
Mas cada um é como cada qual, se mostras a matricula do teu "charuto" tás no teu direito... ;)

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2016, 18:43 »
Um cidadão comum pode saber o nome do proprietário e morada pela matrícula? Como?
De facto algo estranho aconteceu comigo no passado... e sabiam o meu nº de telemóvel o que me deixou perplexo... _pensador_
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #5 em: 19 de Setembro de 2016, 18:49 »
No que respeita à nossa privacidade posso dizer que o sigilo bancário é coisa levada pouco a sério. Sei de causa própria. _reg_ _thumbdown_
Truques...
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #6 em: 19 de Setembro de 2016, 18:54 »
Isso faz-me lembrar uns quamtos relatos de familias americanas que no facebook tinham os settings completamente abertos, mostrando tudo a todos e depois inseriam uma foto das ferias onde diziam:
Estou no mexico, estou a adorar, pena só faltarem mais 4 dias ...
Depois tinham morada, fotos da morada, etc.

Quando chegavam a casa  já estava completamente vazia, que é como quem diz completamente roubada.
Os ladroes tiveram tempo para tudo .....

Se indicarmos onde está a moto já nem rêm que procurar. É chegar e levar.

Ab
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #7 em: 19 de Setembro de 2016, 18:55 »
Um cidadão comum pode saber o nome do proprietário e morada pela matrícula? Como?
De facto algo estranho aconteceu comigo no passado... e sabiam o meu nº de telemóvel o que me deixou perplexo... _pensador_

Há sempre o amigo do amigo que já agora e porque é importante .....
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Hugo Tavares

  • Visitante
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2016, 19:55 »
Um cidadão comum pode saber o nome do proprietário e morada pela matrícula? Como?
De facto algo estranho aconteceu comigo no passado... e sabiam o meu nº de telemóvel o que me deixou perplexo... _pensador_

Isso do sigilo é uma treta. Senao repara;
A minha namorada em tempos telefonou para uma agencia imobiliaria. Do 1ºtelefonema nao consegui falar com eles, desligou sem deixar qualquer informação.

No 2ºtelefonema,em resposta à chamada dela, o Sr. ja sabia o nome dela.

E ela estranhou isso e perguntou como é que ele sabia o nome dela ao que ele responde, tenho aqui um programa.

E depois vem por ai umas entidades dizer que facultar dados para isto ou para aquilo é ilegal, que nao, que é invasao de privacidade...tudo mentira.

Quem quer os nossos dados tem, consentido ou nao tem-nos.

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2016, 20:06 »
E as fotos tiradas em smartphones na net, mesmo as dos classificados, têm a dita informação gps associada às imagens?
Mais um problema a ter em conta?
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2016, 20:10 »
Bem ,  tirando o facto de alguem supostamente seguir o rasto da viatura por meio da matricula para roubar o carro existe algum outro risco ? É que sinceramente não estou muito preocupado que alguem me roube o chazo até porque qualquer  ladrão que se " prece "  não iria querer roubar meu enlatado ,  o meu medo é mais alguma coisa a ver com multas ,  clones ou sei lá o quê ,  se  de alguma forma existir essa possibilidade .
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 20:33 por jose luis »

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #11 em: 19 de Setembro de 2016, 21:50 »
Tive um problema concreto há cerca de 2 anos relacionado com matrículas.
Estava a meter gasóleo no carro numa bomba da galp, quando quase no início a bomba bloqueia e soa uma campainha. Fui à loja saber o que se passava e a senhora informa me que a minha matricula estava na lista negra por ter colocado gasóleo e fugido sem pagar.
Quando pedi para saber mais dados ela acedeu ao processo e tinha uma foto de um smart, com a matrícula do meus carro, que não podia ser mais diferente de um smart, a colocar gasóleo.
Basicamente alguém tinha colocado uma matrícula falsa no carro e fugia das bombas depois de atestar.
Felizmente, como o modelo do carro não coincidia, foi muito fácil provar que não era eu.
Se por acaso eles se tinham preocupado em escolher uma matrícula que coincidisse com o modelo que estavam a falsear, a coisa piava mais fino.
Mesmo assim ainda recebi cartas do tribunal e ainda tive de meter o advogado no barulho.


Abraços!

ZeP


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #12 em: 19 de Setembro de 2016, 21:52 »
E já agora, só por curiosidade, durante mais de um ano não pude meter gasóleo sem pre pagamento em nenhuma bomba de nenhuma petrolífera.
Percebi ai que eles partilham a lista dos não pagantes.

Abraços!

ZeP


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #13 em: 19 de Setembro de 2016, 23:02 »
Existem muitos casos de matriculas falsas...ainda há um ano, estava estacionado dentro do carro, e um tipo com uma carrinha comercial , fez a curva sem cuidado e deixou um bom bocado de tinta no meu para choques... fui atrás dele e ele sempre a acelerar pelo centro de Lisboa, tirei-lhe a matricula e como tinha testemunhas consultei a base das seguradoras para apresentar queixa...foi quando descobri que a matricula estava ligada a uma viatura totalmente diferente da que me tinha batido...felizmente com esfreganço aquilo ficou impecável , era mais a tinta dele do que a minha...mas pronto..era mesmo uma matricula falsa , por isso é que ele batia sem preocupação..

 _martelada_ _martelada_


Tive um problema concreto há cerca de 2 anos relacionado com matrículas.
Estava a meter gasóleo no carro numa bomba da galp, quando quase no início a bomba bloqueia e soa uma campainha. Fui à loja saber o que se passava e a senhora informa me que a minha matricula estava na lista negra por ter colocado gasóleo e fugido sem pagar.
Quando pedi para saber mais dados ela acedeu ao processo e tinha uma foto de um smart, com a matrícula do meus carro, que não podia ser mais diferente de um smart, a colocar gasóleo.
Basicamente alguém tinha colocado uma matrícula falsa no carro e fugia das bombas depois de atestar.
Felizmente, como o modelo do carro não coincidia, foi muito fácil provar que não era eu.
Se por acaso eles se tinham preocupado em escolher uma matrícula que coincidisse com o modelo que estavam a falsear, a coisa piava mais fino.
Mesmo assim ainda recebi cartas do tribunal e ainda tive de meter o advogado no barulho.


Abraços!

ZeP


Sent from my iPhone using Tapatalk
Espirito Aventura

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #14 em: 20 de Setembro de 2016, 06:10 »
   Colegas,

   Bem, é certo que se correm riscos ao expôr a matrícula na internet. Alguém com acesso às bases de dados pode saber a nossa morada ou pode ser feita uma matrícula falsa para um veículo igual.
   Mas, se pensarmos bem, qual a diferença de andar com a mota na rua dia-a-dia? Os ladrões também não podem andar a recolher informações por aí? Acho que a diferença é apenas de escala.
   Por mim, aceito correr o risco. Se vier a ter alguma mota de 20000 euros, logo penso melhor na situação.  _lol_

   Cumprimentos e continuação de bons kms para todos.
   
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #15 em: 11 de Julho de 2023, 08:27 »
Obter e deter informação não é a questão embora a privacidade seja algo que deveria depender só do próprio, o uso que se pode fazer da informação é que pode ser lesivo moralmente, fisicamente, patrimonialmente a diversos níveis de gravidade.

Qualquer companheiro que exponha a matrícula do seu veículo, por exemplo aqui no fórum, deveria saber que quem visionar a imagem tem acesso direto ao seu nome completo, data de nascimento, morada completa, data de compra alem de todos os dados do veículo e isto numa primeira fase e tudo de forma legal, depois com estes dados, perfeitamente certificados pelo IRN, há todo um mundo de possibilidades menos claras, ilegais e lesivas que não será judicioso mencionar aqui.

Para quem reage com indignação e até com algum sarcasmo aos sucessivos avisos acerca desta temática deixo um artigo recente que resume alguns tópicos, escrito por alguém com conhecimento de causa e sem palha o que vai sendo raro hoje em dia.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/other/basta-o-n%C3%BAmero-de-uma-matr%C3%ADcula-para-se-obter-a-morada-de-algu%C3%A9m-at%C3%A9-do-presidente-da-rep%C3%BAblica-quem-tem-m%C3%A1s-inten%C3%A7%C3%B5es-pode-aproveitar-esta-lacuna-para-fins-pouco-dignos/ar-AA1dEJsb?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=9fa1bd3fbbe145d89586132c7020f28f&ei=14

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Porque tapar matriculas ?
« Responder #16 em: 13 de Julho de 2023, 11:04 »
Dou aqui uma dica do porquê de não devermos publicar com fotos com a matrícula bem visível.
E um dos companheiros - zepedro - já deixou aqui um exemplo do que pode acontecer. E por experiência de um familiar sei que pode ser muito complicado.
 
Coisas que alguém pode fazer, com outro veículo que não o nosso, mas com uma matrícula igual à nossa e que nos pode dar enormes problemas.
Provocar um acidente onde hajam testemunhas que viram a matrícula e fugir, meter combustível sem pagar, assaltar um estabelecimento, passar em portagens sem pagar, passar com excesso de velocidade em radares, usar um carro/mota com matrícula igual para roubar outros carros/motas ........
 O problema maior é quando o veículo usado é exatamente igual ao nosso. Aí sim levantam-se grandes problemas pois se não demos o nosso carro/mota como roubado e inclusive o temos em nossa posse presume-se que o veículo em questão era mesmo o nosso.
 
Qual a relevância das fotos da net?
Qualquer um pode ver passar na rua um veículo exatamente igual a outro que temos - e com o qual queremos fazer coisas menos boas - e apontamos a matrícula. Mas para isso temos de andar à procura, a anotar matrículas ...
 
Atualmente, com algumas ferramentas informáticas, mesmo sem se saber programar, é possível inscrevermo-nos em várias redes sociais e depois deixarmos o PC sozinho a recolher e gravar no PC fotos dos veículos para no final do dia se analisar. Um PC consegue fazer isto sem parar - não se cansa - e é mais rápido do que um humano, recolhendo milhares de fotos por dia.
 
Com as ferramentas adequadas, sem intervenção humana, pode mesmo selecionar apenas as fotos que têm matrícula visível e identificável, extrair os dados da matricula e gravar a foto já com a matrícula no nome do ficheiro e de seguida ir aos sites que estão disponíveis na net e verificar se para aquela matrícula existe um seguro válido.
Com algumas ferramentas adicionais pode-se mesmo, com algum sucesso, dependendo da foto, identificar a marca do veículo e até mesmo o modelo.
No caso de uma rede social como o Facebook consegue-se ainda aceder ao perfil de quem publicou a foto e verificar se a pessoa em questão tem no seu perfil a identificação da zona onde reside.
 
Um PC mediano pode fazer isto tudo sozinho, a um ritmo superior a um humano, providenciando diariamente uma enorme lista de veículos, com identificação da matrícula, marca, modelo e até a zona onde costuma circular, facilitando muito a vida a quem tem más intenções.
 
Ao publicarmos fotos com matrícula identificável estamos a incluir a nossa matrícula na lista das mais prováveis de virem a ser usadas.

Estas coisas não se deviam dizer aqui - nunca se sabe quem vai ler - mas creio que quem tem intenções "menos boas" não precisa do que aqui escrevo, já há muito conhecem as técnicas/ferramentas que podem ser usadas.