Faço minhas as palavras do TMaxer e do Filipe... Infelizmente o nosso país tem um poder de compra baixo, o que limita a maioria dos companheiros na aquisição das suas viaturas, sejam elas as scooters, motociclos ou mesmo automóveis.No caso das 2 rodas, como 2ª ou 3ª viatura, verifica-se ainda um efeito curioso: ou compram scooters e motos de gama de entrada ou passam directamente para as motos topo de gama.De facto, verifica-se um grande bipolaridade nas opções. Por um lado uns esticam o orçamento para as PCX's e afins da vida, com custos de aquisição baixo e manutenção em conta, e nem pensam em empatar mais €€€ numa viatura de 2 rodas, por outro lado, outros recorrem ao crédito para a aquisição e, ao optarem por um crédito por crédito, acabam por optar pelos topos de gama em detrimento das gamas intermédias.É por isso que não se vêm tantas T-Max ou equivalentes por aqui. Poucos são os que lhe revêem o valor intrínseco que estas têm, e como os custos são elevados, preferem ir logo para "motões a sério"... E o facto das manutenções das scooters de gama alta serem não só onerosas como muito frequentes para quem as utiliza diariamente, afasta ainda mais possiveis proprietários.Mas basta olhar para outros países da CE e vemos logo que a realidade é muito diferente. O problema está mesmo aqui neste cantinho...
Pagam estes valores por uma revisão, mas estão felizes. Têm uma BMW!
Realmente notava-se bem a infelicidade estampada na tua cara quando tinhas uma BMW.Fizeste bem em mudar para a Burgman.
Marca para esvaziar os bolsos com qualidades e explicações... nada maisEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Hoje a Buga foi à revisão.E tal como se esperava não tive surpresas. Ainda assim, gostaria de separar este registo de revisão em duas partes e já vão perceber porquê.Vamos então ao que interessaRevisão: 42.000 KmKm Registados: 41760Local: João Santos, Lda.Rua Loubet Bravo, 5 Loja 1Telef. 214352004Não é parceiro e necessita de marcação préviaMota de cortesia: Sim (não usada)Material usado: 21748-10G10 Parafuso do Variador 1 5,13€ 5,13€09168-12002 Anilha Bujão 2 0,96€ 1,92€9410914000 Anilha Bujão 1 0,70€ 0,70€16510-07J00 Filtro Óleo 1 14,29€ 14,29€46005982 Óleo Pro 4 10w40 (205L) Silkolene 3,6 14,00€ 50,40€ECOLUBE Ecovalor/Ecolub. (D.L. 153/2003) 3,6 0,06€ 0,22€112233 Mão de Obra 2,5 30,00€ 75,00€03541-0525B Parafuso 3 1,38€ 4,14€Foi ainda efectuada uma verificação geral à Buga, onde o famoso parafuso do CVT foi substituído a meu pedido. Foram verificados travões, líquidos e pressão e estado dos pneus.Total Ilíquido: 151,80€IVA 23%: 34,91€Total Pago: 186,71€A parte seguinte tem como objectivo deixar aqui um esclarecimento acerca do famoso parafuso do CVT que tanta controvérsia tem gerado. Alguns proprietários acham que este parafuso deve ser trocado em cada revisão apenas porque tem um custo baixo e no caso de desgaste pode provocar uma avaria enorme e por isso uma reparação cara. Se isto é verdade, também não é menos verdade que existe algum exagero e mito criado à volta deste tema.O que a Suzuki recomenda é que em cada revisão este parafuso deve ser alvo de inspecção e verificação ao estado de desgaste do mesmo. Não diz que deve ser trocado a alguma revisão ou quilometragem específica. Ora aqui, cabe ao técnico que está a fazer a revisão fazer uma avaliação do estado de conservação do parafuso e se for esse o caso, proceder à troca. Mais, a Suzuki já substituiu este parafuso por outro igual mas construído em material mais resistente, para evitar desgaste prematuro.Da minha parte, vou continuar a fazer como até aqui. Sempre que faça uma revisão o parafuso será inspeccionado. Se for necessário será substituído. Se passarem bastantes quilómetros, peço para trocar.Vou deixar aqui uma imagem do parafuso que foi substituído e onde está assinalado o desgaste do mesmo. De acordo com o técnico, este parafuso ainda aguentava uns valentes quilómetros.
E existe alguma que seja para encher os bolsos??? Todas elas vendem soluções de mobilidade com o único objectivo de criarem riqueza... desde as Alemãs, as Japonesas, as de Taiwan e as Chinesas, o ÚNICO objectivo dos seus accionistas ganharem dinheiro. As vezes a malta no calor da defesa da "sua" marca esquece isso
Ok..rendo-me ao facto de não querer uma BMW..primeiro porque é uma Kymco disfarçada com emblema da Baviera... e depois porque não tenho categoria para ostentar o emblema, tenho dinheiro para a comprar mas não a quero manter nestas condições.Também não sou detentor de uma Tmax , pelo que ganho o direito de escrever aqui.. ... Além disso quando falei com quem percebe e nomeadamente o nosso companheiro e amigo Tmaxer, percebemos que a C650 antes de 2015 é um cancro..nomeadamente na embraiagem que tem problemas de concepção que não sei se foram resolvidos na versão após 2015 e também a questão das manutenções que já foram anteriormente referidas aqui, que têm sido consideradas elevadas... não se trata da qualidade do produto..porque não tem... os plásticos que saltaram acima dos 140 kms/h ..e que o vendedor nos disse (na feira de motociclismo) que ..eram velocidades para não se fazerem de scooter. Também...quando se aplaude a discriminação de outros utilizadores de scooters em que não a marca não é para todos.. porque é que não se faz a revisão na marca "by the book" e se procura alternativas de rua? se calhar... é porque se pretende algo mais económico.. . porque se reconhece que algo está errado na conta final...ou a conta da oficina está errada ou a nossa conta está em baixo ...correcto?Nota: é a minha ultima intervenção neste tópico tão exclusivo... o clube, o CPM que conheço não tem este espirito .. tem pessoas muito mais valiosas do que as marcas... e isso é que conta... o convívio e o andar de mota... não gostei nada de ler que quem tem Tmax também opina... foi muito mau
Acho o preço razoável.Pelo que vi a 650 paga aproximadamente 800€ aos 20000 e 1400€ aos 40000kms.Se somarmos a mudança de óleo intermédia 100€ cada dá em gastos aproximadamente 2400€ cada 40000kms, que será aprox. 0,06€ por km.Para a mesma kilometrajes, em outra Scooter com revisões a cada 3000 (13x 70€)e muda de Correia aos 12000kms (3x150€) o gasto seria de 1360€, aprox. 0,035€ por km.Se eu entender que num passeio de 1000kms tenho um gasto de mais 25€ que com outra scooter mas que viajo bem. Então podem dizer-me o que quiserem que eu continuava a sorrir.P.s. Agora que na hora de pagar dói, mas dói mesmo muito, também é verdade.Continuo sem estar interessado na BMW assim como numca me interessei pela SYM mas Também numca as experimentei. 🛵
Excelente post! Óptimo ponto de vista e que permite olhar para o cenário abordado não apenas na perspectiva dos 40000kms mas sim numa perspectiva mais global...introduzindo o conceito de custo por km.Na minha perspectiva, e como utilizador de uma C650Gt, existem regras que quero manter nomeadamente ao nivel da manutenção. A minha mota foi sempre assistida na marca e isso é algo que pretendo manter. Só no caso da revisão dos 40000 é que não o farei porque considero possivel fazer a mesma revisão, com os mesmos materiais, por menos dinheiro. Qualquer maquina deve manter os planos de manutenção preconizados pelo construtor e isso irei manter. Agora acho que o valor pedido reflete muito do que foi ja aqui escrito. O exemplo da “tempestade perfeita” dado por um companheiro reflete isso muito bem pois congregam-se muitas operações numa mesma intervenção.Em jeito de resumo, não é uma maquina barata em termos de manutenção mas tem quanto a mim muitas valências que a distinguem e que fazem dela o melhor negócio que eu podia encontrar no mundo das maxiscooters. Saliento a palavra “eu” para não ferir susceptibilidades.Portanto, se estou contente com ela? Imenso. E não é isso que conta afinal?Cumprimentos a todosJoão
Boa noite,Estive para te responder na mesma medida mas se o fizesse só iria baixar o nivel de uma discussão positiva num fórum positivo, o que não se pretende de todo.Cumprimentos João