Por curiosidade, e para que se aperceba o impacto que a nova Norma Euro 4 (norma europeia que pretende reduzir a poluição emitida pelos motociclos e ciclomotores) está a ter entre os construtores, uma modesta contribuição: uma tentativa de tradução e adaptação de um artigo da revista "Moto-Station" sobre as "dores" da Suzuki.
Com a devida vénia, o original está disponível em
http://www.moto-station.com/article110353-suzuki-euro-4-2017-les-motos-qui-partent-et-qui-arrivent.htmlNão sou "expert" em francẽs para além de umas aulas e notas razoáveis há muitos anos.
Se houver algo que tenha passado mal, antes de atirarem pedras indiquem o caminho sobre elas.
Abro aspas:
Suzuki Euro 4 de 2017: As motos que partem… e que chegam!Publicado em: 2016/05/31 13:13
Depois da Yamaha, a Suzuki faz o ponto da situação com a [revista] Moto-Station sobre a sua gama 2017 e os seus modelos Euro 3 que não passarão a nova norma [Euro 4]. A partir do próximo 1 de Janeiro, 10 Suzuki deixarão de existir... mas outras chegarão.
Mesmo seja progressiva e anunciada há vários anos, a chegada da nova norma anti-poluição Euro 4 não se faz sem agitação no seio das gamas actuais. Esta nova restrição inclui a sentença de morte da velha geração de 4 cilindros. Para a Suzuki, a primeira vítima é a Bandit 650 (a GSX650N), que já saiu de cena desde a última actualização do catálogo da gama nipómica em Março passado.
Na sua esteira, a peso-médio Bandit será seguida pela sua variante estradista GSX650F, mas isso não é tudo! De facto, os grandes 4 cilindros de Hamamatsu que impulsionavam as 1250 S ABS e ABS GSX1250F não vão ter futuro no Euro 4. Com 4 modelos de alta-cilindrada a menos, a gama das Roadsters/Estradistas da Suzuki em 2017 terá pouco a ver com o presente! No entanto, como confidenciou Dominique Li-Pat-Yuen (Marketing e Comunicação Suzuki França), em entrevista exclusiva, numerosas inovações Suzuki são esperadas a partir de 2017. Nesta família em particular, uma nova gama de motas mais em sintonia com a mais recente geração GSX-S de última geração.
Suzuki_GSF_650_Bandit_2009_ac3gz
Suzuki Euro 4: A última valsa para a Gladius e Intruder 1800
A única moto Euro 4 hoje presente na gama Suzuki em 2016 (espera-se a futura GSX-R 1000 anunciada para o final do ano!), a SV650, substitui a "mal-amada" Gladius. Enquanto durarem os “stocks”, ainda encontraremos a Gladius, este ano e possivelmente em 2017, uma vez que a legislação permite aos fabricantes venderem 10% do volume de 2016 ou 100 unidades no máximo. A SV650S, ou seja, a ex-SV carenada, não será renovada em 2017! Em contraste, uma versão S da nova SV650 é fortemente esperada.
Outro V-Twin Suzuki para sair das estantes: o ponta de lança da gama “custom” nipónica, que alimenta a actual Intruder M1800R e M1800R Boss. Esta grande “caldeira” de 1.783 cm3 não passará a norma Euro 4, ao contrário das suas versões de 1462 cm3 (Intruder C1500T) e 805 cm3 (Intruder C800 e M800).
Suzuki Intruder M 1800
Suzuki Euro 4: GSR 750, DL 650 V-Strom de 2017 notícias?
Segundo as nossas informações, o “twin” DL 650 V-Strom 2017 baterá ao ritmo da SV650 de 2016, uma vez que a “trailer” de média cilindrada herdará o bicilíndrico Euro 4 estreado na estradista. Mas será revisto para reforçar a união. As DL 1000 V-Strom, GSX-S 1000, S GSX-1000F deverão obter a nova homologação, como a GSX-R 750 e 600, assim como a GSX-R 1300 Hayabusa em que o motor deverá, contudo, sofrer grande actualização, que não se fará sem afectar a sua potência máxima!
E o que dizer da “best-seller” da gama Suzuki-moto em França, a “roadster” dinâmica GSR-750? A sua actualização completa está a chegar, como já confirmou Li-Pat-Yuen. E, de acordo com as nossas informações, uma outra carenada inédita que será obviamente Euro 4 será a GSR 2.0 que possuirá (dentre outros!) suspensão invertida assim como pinças de travão de fixação radial.
Suzuki GSR 750 Euro 04 de março
Suzuki Euro 4: gama Burgman e VanVan 2017
125, 200, 400 e 650, a família inteira Burgman mudará gradualmente para o novo Euro 4 a partir de 2017. E como a mais antiga da gama continua a ser a 400 (no limite depois de 10 anos!), é aposta segura que uma nova versão (Euro 4, é claro!) da maxi-scooter será revelado nas próximas feiras de Outono.
No entanto, parece claro que a VanVan está a ver suas últimas horas em 2016. A Suzuki France ainda não confirmou, mas de acordo com as nossas informações, colocando em paralelo as vendas europeias da VanVan com o custo que resultaria da poluição dos motores de 125 e 200 esta terá pouco interesse comercial. Se os fãs do espírito neo-retro ainda hesitam em virar-se para a estampa da pequena “vintage”, então que decidam agora, porque a partir de 2017 será demasiado tarde!
Suzuki Euro 4: Modelos que desaparecerão progressivamante em 2017:
Bandit GSF650N
GSX650F
Bandit 1250S ABS
GSX1250F ABS
Gladius
SV650S
Intruder M1800R
Intruder M1800R Boss
VanVan 125
VanVan 200
Editado:
Conforme se pode verificar aqui
http://www.globalsuzuki.com/motorcycle/moto/scooter/uh125_200/99999-A0355-131.pdf"Exhaust catalyzer keeps emissions well within the strict Euro 3 regulations." Isto é, confirma-se que as Burgmans 125/200 são Norma 3 e também terão os motores revistos a breve prazo.
A crer no artigo acima, espera-se ainda uma "novidade" para substituir a decana das scooters, a Burgman 400. (espero que melhorem e não estraguem)