Uma vez fui até confundido com a polícia por um polícia, que se dirigiu a mim como "Camarada" e me fez queixas da sua esquadra...
Viva Companheiro,Realmente essa situação deixaria qualquer um fora de si... A minha experiência diz-me que a utilização de colete refletor é uma mais-valia em variadas situações, como aquela que referes. A minha mota é branca, tenho capacete branco e uso colete ou casaco com refletores e de "cor fluorescente". Por várias vezes já fui até confundido com a polícia pelos condutores, que, quando me vêem chegam até a atirar instantanemente o tlm que estavam a usar para debaixo do banco do passageiro... Uma vez fui até confundido com a polícia por um polícia, que se dirigiu a mim como "Camarada" e me fez queixas da sua esquadra...
em estrada (que faço pouco) e durante o dia uso os maximos, sei que é proibido mas durante o dia para evitar distrações dos condutores e ser bem visto pelo retrovisor o brilho nao passa despercebido e por vezes com o sol por detrás é bem melhor par ao condutor do carro.De noite esta pratica encandeia muito mais.O pessoal anda cada vez mais distraido, fazem pisca e mudam de faixa nao olham pelos espelhos apesar de praticar uma condução mais defensiva aposto mais na visibilidade. Camisolas com cores por exemplo mas o colete tb funciona
António, desde que passei a utilizar um capacete amarelo fuorescente, noto que sou visto com mais facilidade pelos restantes condutores, mas tal não significa que não continue a haver quem não me veja. Ainda na semana passada houve uma srª num cruzamento que não me viu e começou a meter-se tendo-me obrigado a desviar e buzinar para ela acordar do torpor em que se encontrava.Resumindo, ajuda, mas a atitude defensiva continua a ser o melhor da nossa parte.
Infelizmente somos sempre o elo mais fraco, pelo que atenção deve ser mais que redobrada.Nunca esquecer o famoso lema " ver e ser visto".Não tenho ainda um colete refletor por opção, mas já investi num capacete branco e num blusão de cor cinza claro ao invés do tradicional preto.Sei que é proibido, mas por vezes devia-se circular de máximos... @Ferro, não sabia desta nova apetência por passares por agente de autoridade na SW-T...
Não sei se o capacete resolve...Eu tenho capacete branco, mota cinzento claro, colete refletor, médios sempre ligados e fazem-me o mesmo nos cruzamentos em que tenho prioridade. E pior, olham para mim e metem-se à frente.
Na semana passada ao regressar de Évora pela estrada nacional, ali para os lados de pegões, eis que de frente a sair por detrás de um camião, um enlatado se faz à ultrapassagem. Resultado tive que me desviar.Por estupidez ou distração o condutor do enlatado fez-se à ultrapassagem, apesar de me ter visto (era uma reta), a questão do excesso de confiança em conseguir realizar a manobra o surpreendeu, quando eu tive que me encostar para a berma depois de lhe ter dado 50 vezes com os máximos em cima.Muitos condutores de enlatados não têm noção da velocidade com que as coisas acontecem (lembrem-se que o excesso de velocidade é ainda uma das causas principais de acidentes), no entanto acho que quanto mais visíveis circularmos melhor.Um colete refletor faz muito jeito. Admito que ando com um na mala da maxi, mas uso apenas de noite. Um capacete mais claro poderá igualmente para contribuir para uma maior visibilidade. E quando chegar a altura de mudar, certamente que irei escolher um florescente.
Concordo plenamente, até podemos levar a árvore de natal ás costas que quando um condutor está noutra dimensão nada a fazer.À 5 anos quando ainda havia poucas Scooters na rua e eu tinha a Sym Gts branca e capacete branco os carros quase se mandavam para a berma para me deixarem passar, hoje em dia já não acontece tanto mas mesmo assim noto que sou mais visível com cores claras.Existe um estudo que prova haver mais acidentes com carros escuros, com motas poderá acontecer o mesmo principalmente em cruzamentos e rotundas em que os médios não são tão chamativos.http://www.circulaseguro.pt/seguranca-passiva/cor-do-veiculo-e-a-seguranca-rodoviaria
Esta a ler o topico do Antonio e pouco tempo antes tinha visto este video na net...Na minha opiniao, obviamente a culpa foi do BMW que vinha a ultrapassar, embora ache que o condutor que filma tem uma reaccao demasiado lenta e demasiado brusca, o que o leva à perca parcial do controlo do carro em travagem e depois devido a sua incapacidade em controlar o carro o leva até à berma e a capotar apos contacto com o muro Enfim, nestas situacoes o melhor é sempre deixar espaco para o outro condutor retomar a outra faixa... ao fazer o contrario corre-se o risco de o outro condutor nao ter maos ou carro (ou entrar em indecisao) e consumar-se o acidente.Em caso de duvidas sobre se estamos a ser vistos = uma ou 2 flashadas com o passing
Nem de propósito.F*****e ainda hoje quando vinha para o trabalho, no eixo norte sul vinha descansado na faixa da direita, quando na zona de telheira, passou-me um filho daquela senhora, montado num enlatado, já a pisar o traço continuo para sair ali.Depois de lhe chamar nomes e de considerar parar na berma, para descer a pé até aos semáforos para lhe partir os c*rns, pois ainda vi que ele parou nos mesmos, lembrei-me deste post.Bolas, mas este gaijo não me viu??? Podia vir cheio de luzes, vestido de amarelo florescente da cabeça aos pés, com um rola rola na cabeça e mesmo assim não me via????Dassss. Cuidado pessoal... muito cuidado...
Hoje infelizmente já vi dois acidentes e os dois com motas envolvidas (um deles com direito a ambulância)... E ainda me passei com um 👊🏻$£##! A escrever mensagens ao telefone no meio das duas faixas na marginal. Por pouco não vinha para cima de mim! Muito cuidado mesmo... Sent using Tapatalk