Boas S800,Parece-me que ninguém está a disputar o downgrade e os motivos... Esses são bem objetivos e claros por parte do OP.Concordo quando dizes que não há escolhas universais mas parece-me que a questão em causa neste tópico passa por tentar encontrar o melhor de dois mundos, algo que sabemos ser muito difícil . Parece-me que há partilha de opiniões e conselhos que, como dizes podem ou não ser úteis para o OP sobre os segmentos de mota envolvidos na possível escolha.Cumprimentos,CoutoJrSent using Tapatalk
Penso que os aspetos "subjetivos" por vezes são muito valorizados à partida na escolha. Com o passar do tempo, da idade e dos km percorridos, o "bonitinho" e "jeitosinho" acaba por se revelar uma má escolha. Andar 10 ou 20 km por dia na cidade pura e dura, uma 50cc que pese abaixo dos 100kg, é o melhor. Cabe em qualquer buraco, sobe passeios e se for necessário até pegamos nela à mão, em sentido figurado claro.Já fazer uma quilometragem diária elevada, com IC's, e para levar alguma carga esses modelos são curtos.
O tipo de transito que dizes fazer foi exatamente o que motivou a minha passagem de uma PCX para a Forza 125. E eu sou um dos malucos que foi até França numa PCX - mas doeu. Para quem a idade e o físico têm importância, o conforto é algo que não pode ser descurado. A presença de chuva, vento e trânsito mais acelerado interferem muito quando circulas numa PCX ou semelhante. Numa mota mais pequenas teoricamente terás a vida facilitada para circulares entre os carros, mas numa maior, com o tempo vais planear os teus movimentos entre carros sem grandes problemas - a minha experiencia mostra-me que com uma moto maior os carros (simpaticamente - "obrigado!") afastam-se mais rapidamente do que quando (não) veem um viatura mais pequena e, inevitavelmente fazem mais tangentes do que a uma moto maior (avaliam o tamanho, não a cilindrada ). Reconheço que existem diferenças de preço substanciais, mas para o trajeto que apresentas, se for para andar mesmo que pontualmente com pendura e para uso ao longo de todo o ano, a minha sugestão é: testa, testa, testa as máquinas, sente e vive o percurso feito com uma cilindrada mais baixa (o aluguer de uma máquina é algo que eu faria) e depois decide, porque sentires diariamente que estás em risco durante parte da viagem (A5 e Vias Rápidas) é, para mim muito desagradável e um risco com que me preocuparia.Inteiramente de acordo....
Só estou com uma dúvida! ...mas afinal quantos Euros €€€€ podes gastar?
Estou a tentar manter-me num budget de 2000€ para usadas ou 3500€ para novas se o crédito for simpatico.Neste momento estou quase decidido para avançar para uma SH 125 ou 300.
Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!! Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.Assim sendo:Piaggio Liberty 125 3V - Depósito de combustível: 6 L(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateralPiaggio Beverly 125(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)(-) consumosHonda SH 125 ABS(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;
Relativamente ao teu medo de perder mobilidade e agilidade no trânsito com uma maxi-scooter, posso dizer que tenho tido facilidade em passar entre a maior parte das filas, sem precisar de arriscar, e parece-me que a diferença para uma scooter mais pequena, nesse aspecto, é muito pequenina. Aliás, como já outras pessoas disseram, a impressão que tenho neste momento é que a escolha da rota e dos espaços por condutores experientes é que faz a grande diferença porque vejo muitas vezes outras motas maiores que a minha a passar nos mesmos espaços que eu até com mais facilidade e também a perder menos tempo que eu, que não tenho tanta rapidez de mente para tomar essas decisões e faço as coisas mais devagar para fazer as escolhas em segurança.
Olha que desde que comprei a Nmax 125 ainda não peguei na GS1200 E cada vez gosto mais de andar de 125 na estrada...