- SH 125 (não percebi se era honda ou piaggio, o google apresenta SH para ambas marcas!)
A SH 125 que se estão a referir certamente é a Honda. Tive uma durante pouco mais de três meses. Muito boa.
A nova sh tem o mesmo motor da pcx e consumos equivalentes... Porque nao ponderas uma sh300 usada? A andar nas calmas faz 3l aos 100km. Nao tem espaço debaixo do banco mas vem com topcase e na cidade é quase tao agil quanto a pcx com mudas de oleo a cada 6k e se te apetecer podes ir quase aos 150knh...
Caríssimos,Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.O meu mindset para uma mota mais rápida sempre foi "se gasta, pelo menos que ande". Entretanto o sector das 125cc evoluiu e temos agora motas que oferecem um consumo fantastico.Pelo que tenho visto, podemos ter como norma os 3 litros aos 100 kms sem grandes preocupações. Abaixo disto teremos que ter especiais cuidados com o punho direito para baixar por exemplo para 2.5l/100.
Ora aí está um post importante para mim companheiro, bota aí a XMax 125 mesmo usada com poucos kms e de preferência de 2010 ou a partir de 2014 (novo modelo).Um abraço e boa escolha, PS: Se precisares de alguma opinião manda PM.
Olá, obrigado pela sugestão. Não é uma alternativa que veja como vantajosa pelo seguinte: a nivel de espaço debaixo do banco parece ser semelhante e talvez inferior às opções em 125. Em consumo será também desvantajoso. Vantagem certa para a velocidade de ponta o que é compreensivel dada a capacidade do motor. Também parece ser um pouco mais encorpada pelas fotos apesar de acreditar que seja ágil.
Caríssimos,Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola....- Consumos de 3l aos 100km ou melhor - faço 220km por semana, o ideal era fazer a semana com 1 só depósito. Faço faço diariamente 44 kms (ida e volta) 8kms autoestrada/via rápida da A5 até à segunda circular + 8 kms de segunda circular habitualmente entre carros (velocidade moderada) e os restantes kms em circuito cidade. Totaliza 22 kms cada percurso e naturalmente 44kms por dia. Isto pode ser resolvido mais facilmente nas scooters adicionando um depósito extra que pode ficar alojado no espaço debaixo do banco por exemplo.Nenhum destes factores é eliminatório, vai apenas servir para comparar modelos e optar pelo modelo que reunir mais items.Na corrida estão:- Honda PCX- Sym Fiddle II- Lead 110- Aberto a qualquer sugestãoObrigado a todos!
Caro companheiro LennoxLewis,Receio que possa ser um desmancha-prazeres, mas eu passei por situação idêntica (anteriormente sempre de moto, sendo a última uma BMW F650), e tb pensei fazer um "downgrade" para uma scooter de baixa cilindrada...Experimentei as 125 cc e sinceramente não consegui optar por nenhuma vindo duma 650 cc. Se fosse só para a cidade, concordava com a Honda PCX (há tantas referências a ela, que não é necessário dizer mais nada). Mas se vais sair da cidade, como referes claramente no teu percurso diário, vais-te certamente arrepender!Quanto á manutenção, a scooter também não é nada barata relativamente, tendo em conta a periocidade excessiva que a maioria dos construtores recomenda (entre 5.000 e a 6.000 km), e a duração das correias do variador não costuma exceder 15.00 a 20.000 km.Os consumos da PCX são realmente famosos, mas para quem vem duma 600 cc não vais provavelmente aguentar o resto...Quanto a consumos, há uma nova geração de modelos (não queria fazer publicidade de marcas) com cilindradas entre os 700 e 750 cc, com consumos entre 3,5 a 4,0 l./100 km se não puxares muito.Eu acabei por adquirir uma scooter de 300 cc e a diferença para as 125 é brutal. Não tem nada a ver... E quando vou em grupos com várias 125 cc, para uma velocidade de 100 a 110 km/h (não incluo aqui as PCX, que não acompanham) as 125 cc vão no máximo e a minha vai com o punho do acelerador a 1/3. Conclusão, no final o consumo é muito pouco superior na minha 300 cc. Claro que se andar sózinho ando muito mais depressa e o consumo então é superior, mas em não mais que 0,5l/100 km (a minha, em 12.000 km fez média global de 3,7l./100 km).E atenção á comodidade. O bastante mais reduzido tamanho das rodas e da amplitude das suspensões das scooters de baixa cilindrada relativamente ás motos a que está habituado vão fazer-se notar muito...Espero não ter "desajudado".Abraço e boas curvas.