Antes de escrever andei pelo fórum e encontrei um post ate bastante compostohttp://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27678.0.html#top
Boas, estás à procura de nova ou usada?
Boas e bem vindo!No caso de casa-trabalho eu tb faço cerca de esses quilimetros +10 -10 pela marginal (nacional), a PCX chega e sobra nesse capitulo. É poupada, suave, tens um bom espaço para arrumos, Led (a noite é sempre uma mais valia na minha opiniao) e com vidro alto à frente fica um "must". Para voltinhas maiores 50-70kms pode chegar mas não é a praia dela (refiro-me a AE ou via Rápida). Se realemente quiseres dar umas voltas com pendura tranquilo ao fds sem ae...dá, caso queiras fazer um pouvo de via rapida a tal proteccao, conforto p pendura não será o ideal e antes uma 250/300...no entanto tens sym e kymco (mais maxi scooter) que teem um comportamento superior em via rapida e tem outro conforto. E tal como tu aos 28 atirei.me para uma scooter sem ter exp e passado um ano ca estou numa Tracer..dps entranha-se :p..é parte daquilo q ocorreu cmg que partilho aqui contigo. Velasquez
Tive uma PCX , e só posso dizer bem dela , o ponto forte são os consumos 2,2L aprox. No entanto não se pode ter tudo , passado ano e meio achei que ficava curta , velocidade máxima 108 /110 ( isto varia do peso do condutor , se tem vidro alto ou não , nível da estrada , vento , etc ) no entanto na realidade vai mesmo a 100 ,o velocímetro tem um erro de quase 10 kms , vendi a PCX e decidi comprar um x-max 250cc , que ja vai aos 120 / 130 , leva 2 pessoas e já não " sofre " tanto , no entanto no arranque penso que seja quase ela por ela , os consumos é que ja não é tão poupada como a PCX , anda a volta de 3,6 L.
Olá e bem vindo ao CPM.Espero que te sintas bem por esta nossa casa e que a faças igualmente tua.Para além das recomendações que te estão a dar, recomendo-te, aliás, já te recomendaram: uma leitura atenta pelos DB (diários de bordo) dos proprietários dos modelos que tens como favoritos.Este meu post serve igualmente para te dar mais pontos de reflexão e muito resumidamente o seguinte:1º Será um veículo para todos os dias certo? Equipamento pessoal de segurança para ti e para o pendura. O equipamento motard não é barato, apesar de te poderes equipar com algumas centenas de euros. No entanto não esgotes o teu orçamento só na máquina, adquire equipamento que te dê garantias de segurança.2º Apesar de gostares da PCX a mesma não vem equipada com ABS. Este item, para mim, é factor para considerar outras opções. Eu também gosto muito da PCX, no entanto existem outras alternativas nas 125 com este sistema, que lamento profundamente não estar implementado na PCX.3º A compra em 2ª mão não é um mau negócio e terás certamente imensos companheiros que te dirão que as suas montadas foram adquiridas dessa forma. Tudo depende dos conhecimentos e da sorte que se tem. Como tiveste algumas experiências menos boas com enlatados saberás do que falo certamente.Pessoalmente, se não tenho os conhecimentos, não confio muito na sorte.Dito isto visita um stand que te inspire confiança. Este fórum tem parceiros que poderás e porque não deverás visitar para pelo menos esclarecer as tuas duvidas, e quem sabe até experimentar os veículos. Porque não experimentar?4º Posto o atrás referido, convém, tal como já te referiram: ter atenção às despesas posteriores à aquisição do veículo, períodos de manutenção e custos, pois queres fazer uma escolha o mais racional possível não é?5º Não tenhas problemas em experimentar scooters/maxiscooters de plano liso. Ficarás certamente surpreendido. Define prioridades, o que realmente desejas e terás que alinhar num compromisso pessoal. Tudo depende o que vais sacrificar com isso.Boas escolhas. Escolhe elucidado e consciente pois irás viver diariamente com a escolha que irás fazer.
A nova medley está um must com abs de origem, espaço enorme debaixo do bando, excelentes consumos (abaixo dos 2,5l) e um design bem engraçado. A pcx tem a vantagem de desvalorizar pouco e para quem pretenda vender passado 1 ano perde 500 ou 600 euros, uma pequena parte do que perde na venda de qualquer outro modelo.
Creio que já tens suficientes pontos para uma nova análise, contudo a melhor recomendação que alguém te pode dar é, testa o máximo de modelos que puderes.Todas elas têm rodas e guiador, mas vais ver que são diferentes entre si e cada modelo tem mais valias relativamente a outro.Vou focar apenas os pontos mais relevantes que se mencionaram aqui.Pcx? excelente máquina para cidade e não só. Vai para qualquer viagem sem medo. Conforto +- e para o pendura não é o melhor. Consoante peso e altura do condutor e pendura pode ser uma hipótese a considerar, ou não. Excelente consumo e plano de manutenção poupado.Abs? uma mais valia sem dúvida, não deixaria de comprar a montada que gostasse por não o ter. Plataforma plana vs tunel central? a plataforma plana tem vantagens na capacidade de carga, entre as pernas e roda mais alta, mais estabilidade e conforto a passar a buracada das nossas estradas. Como desvantagem da roda mais alta é geralmente menos espaço debaixo do banco.Plano de manutenções? Este é um custo "escondido" na aquisição e muito mais frequente que num automóvel, por ex. Uma 125 pode mudar óleo entre 1000-8000km consoante o modelo. Mudança de correia entre 12000km-24000km consoante o modelo.Ter um stand/agente/oficina perto tb pode ser importante, isto é uma máquina e precisa de manutenção e peças. As marcas mais baratas não são necessariamente mais baratas na manutenção...Teste e experimenta o máximo que puderes, há muitos modelos por aí
Como se pode ver nesses vídeos, não é preciso ir muito depressa (antes pelo contrário), para se perder facilmente o controlo da moto em piso molhado.Com o piso molhado, basta aparecer um obstáculo de surpresa, como por exemplo um cão à nossa frente, aí a primeira reacção será pressionar com força os travões....