Eu que tenho a linha completa da Arrow te digo, não dá rendimento nenhum! A unica coisa boa é o facto do barulho ser bem mais bonito.
Com a nova lei de inspeção nas motas não vale a pena alterar nada, se não chumba na inspeção apanha-se multa numa operação stop. Enfim............
Em regra, barulho. Nas 4T os ganhos com escapes, em regra, são diminutos. O que se ganha em algumas bandas de rotação perde-se noutras se as alterações se resumem ao escape. E é impressionante a simplicidade (e falta de qualidade) de muitos escapes de largas centenas de euros.NAs 2T a fruta já é outra.Na minha 200, que nem 2 anos tem, o anterior dono dela gastou quase 40% do preço da scooter (!!!) em upgrades mecânicos, entre eles o escape. A performance não cresceu 40%, como é óbvio. (e ainda bem, se não morria naquilo na 1ª curva...
Um aspecto que está a ser desvalorizado até agora é o impacto hambiental. As restrições ao impacto que as emissões poluentes provocam estão no escape, ao alterar o escape essas restrições deixam de existir. Acho que também deve ser um aspecto a ter em conta na altura de alterar o escape.
Exactamente... Os motores a 2t sao particularmente caprichosos em 2 coisas: a medida do escape desde o inicio do colector ate ao fim da 1ª curvas e o comprimento total do escape A distancia à primeira curva tem uma pequena margem de funcionamento de poucos centimetros... quanto mais longo mais a curva de binario desce na banda, e o contrario tem o efeito inverso
Se o escape aftermarket tiver catalisador não há problema
À mecanica quase que se pode aplicar a lei de Lavoisier...No caso dos escapes, a maioria dos aftermarkets faz uso de caixas de ressonancia, utiliza materiais que tem diferentes características de conducao do som e mais importante: geralmente usam tubo interior com uma seccao superior à OEM.Isto faz com que o motor respire melhor mas medias/altas (mais altas), como consequência os ganhos aparecem nessa banda de potencia e à custa de algumas percas noutra zona da banda (geralmente baixas rotações, pois o aumento de seccao baixa o fluxo de dos gases, causando disturbios na forma como os gazes entram e saem na camera de combustao sobretudo a baixos regimes)