Autor Tópico: HJC IS33 II - review/análise  (Lida 3093 vezes)

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
HJC IS33 II - review/análise
« em: 23 de Maio de 2016, 13:13 »
Bom dia companheiros.

Conforme tópico anterior, após ter decidido desfazer-me do meu AGV Compact tomei a decisão de comprar um capacete Jet para as idas à praia e voltinhas aqui perto e um integral para o resto, até porque espero ainda este ano subir de cilindrada.

No que diz respeito ao Jet queria algo que não me deixasse com a sensação de pouca protecção (sim eu sei... todos os Jet oferecem bastante menos protecção). Por exemplo adoro o look do AGV Blade mas é demasiado curto atrás e fico com a sensação de andar com um capacete de bicicleta. Como também este não iria ser o meu capacete principal não queria nada demasiado caro. O HJC IS33  na sua mais recente versão pareceu encaixar com as minhas escolhas.

Encomendei da FC-Moto (mais uma vez desiludido com o serviço). Só não comprei cá porque não havia ainda disponível este capacete em solo nacional (que eu tenha conhecimento) e como tinha comprador para o meu AGV precisava do capacete depressa.

Agora após já ter andado mais d e600km com ele trago-vos a minha opinião sobre o HJC IS33 - II. Ma antes de mais vamos às fotos:








Em relação à análise vamos por partes:

1- "Fit" / Forma: A HJC é conhecida por ter uma forma mais redonda e este capacete não é excepção. A minha forma de cabeça é um pouco mais oval que o capacete, mas o L serve-me bem conforme indica a tabela. A consequência deste desfasar de formas resulta que sinto o capacete "largo" na zona junto as orelhas, provavelmente por ser circunferencial e ficar mais afastado nesta zona , e sinto bastante pressão na parte da frente das bochechas onde a circunferência começa a fechar e a apertar, onde eu provavelmente se fosse um capacete fechado precisaria de mais espaço. Após estes kms iniciais ele já está mais feito à minha cabeça e algum desconforto inicial da pressão nas bochechas passou e sinto-me bem com ele.

2 - Conforto. Neste campo estava muito mal habituado com o AGV Compact que eu adorava precisamente pelo conforto do mesmo. Acho que o HJC é confortável sem no entanto chegar perto do AGV. Acho que aqui entra dois factores em consideração. Um é que a forma do capacete poderá não ser a mais indicada par aa minha cabeça, algo que noutro utilizador poderá não se rum factor, e por fim o material do forro do capacete, que apesar de ser mais acolchoado que o AGV não tem a mesma suavidade ao toque e portanto não transmite tanto a sensação de confirto. Mas é confortável QB. Uma nota extremamente positiva é que o capacete está preparado para quem usa óculos, havendo uma menor densidade do foror na zona onde os mesmos passam e que torna muito fácil o  colocar e retirar os mesmos. Com o AVG era uma luta.

3 - Ruído. Este capítulo deixou-me algo surpreendido. Estava à espera de muito pior para ser sincero. Até 60 a 80km/h o ruído é muito aceitável, até menos ruidoso do que quando viajava com o modular aberto. Algo que também me deixa um pouco perplexo é que o capacete é mais ruidoso com a viseira totalmente fechada do que aberta, provavelmente pela aceleração do ar que entra por de baixo do queixo. Mas apesar de não ser "mau" em termos d eruído acima de 80km/h ou me viagens longas acho que uns tampões para os ouvidos irão ser obrigatórios. A semana passada fiz uma tirada de uns 70km em AE sempre a 100km/h e cheguei com os ouvidos a zumbir.

4 - Protecção.  Confesso que quando comecei a usá-lo dei por mim a abrandar e a pensar "e então se eu caísse agora"? Ao princípio deixou-me algo desconfortável pensar na falta de protecção, mas a sensação foi passando. O capacete é muito envolvente, como se fosse um integral, não é um jet "curtinho". Acho bastante bom neste aspecto apesar das obvias limitações em embate frontal. 

5 - Viseira. A viseira é ENORME!. Nos primeiros doas fui várias vezes tentar coçar o nariz e pimba lá ia com a mão contra a viseira, tal é a sensação de não termos nada à nossa frente. É muito giro termos a sensação que não haver nada entre nós e o mundo :) Consequência do tamanho gigante da viseira: um autêntico genocídio de mosquitos kamikase que obriga a limpezas frequentes (daí o meu post a perguntar como limpam as vossas). A viseira passa ligeiramente o queixo e protege bastante de pedras e mosquitos que vêm na nossa direcção. Há ainda uma viseira interna solar que é excelente, pois desce quase até tocar no nariz (pode ser problemático para nariguros  _confuso_ ) e é mais escura que a do AGV, o que é excelente. No AGV Compact a viseira não era escura o suficiente par auso diário. Nesta apenas com muito sol sinto a falta dos óculos de sol. Com a viseira totalmente levantada ouve-se um ligeiro assobio, creio que do ar que passa entre esta e o capacete, mas nada demais.

Resumo: acho que o HJC IS33-II é uma excelente compra com uma boa relação preço/qualidade e é precisamente o que eu queria: um capacete leve e fresco para o verão e voltinhas aqui ao pé de casa. Como de momento não tenho mais nenhum (o integral está encomendado) este tem sido o meu capacete principal há cerca de um mês e até já aguentou bem um aguaceiro valente.

Espero que gostem do relato e das fotos e seja útil para alguém.

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: HJC IS33 II - review/análise
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2016, 21:36 »
Bom feedback! Com certeza que vai ser util a alguém! Obrigado pela partilha!  _palmas_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: HJC IS33 II - review/análise
« Responder #2 em: 23 de Maio de 2016, 21:46 »
Gostei de ler a tua análise.  _pol_

Quanto a preço desse HJC IS33 II, que conclusão retiras na relação custo/eficacia/qualidade?

Outra pergunta...wur tal essa entrada de ar superior?

Offline nunomt

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2015
  • Mensagens: 126
  • Localidade: Seixal
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS EVO 125
Re: HJC IS33 II - review/análise
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2016, 11:59 »
Gostei de ler a tua análise.  _pol_

Quanto a preço desse HJC IS33 II, que conclusão retiras na relação custo/eficacia/qualidade?

Outra pergunta...wur tal essa entrada de ar superior?
Eu paguei 133 euros já com envio. Cá na box46 queriam salvo eu mais 10 euros parte mandarem vir e não me deixavam trocar caso não me servisse (o que para além de estúpido é ilegal).

Acho que é um bom produto a um preço justo. Acho que tem uma relação preço quantidade justa para a qualidade do capacete.

Em relação a entrada de ar é fantástica. Nota se bem a diferença quando está aberta. Apesar de ser só uma (no antigo eram duas mas laterais) é muito eficaz.

De um modo geral estou muito satisfeito com o capacete.

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk