Autor Tópico: Alforges ou não alforges  (Lida 9627 vezes)

pmiguel

  • Visitante
Alforges ou não alforges
« em: 27 de Março de 2016, 20:21 »
Viva camaradas.

Antes de mais, boa páscoa!  _convivio_ Gostaria de ter um pouco da vossa sabedoria e opinião em relação a este a tópico. Pretendo iniciar um nova etapa nesta vida de 'scootard' mais precisamente começar a viajar por terras lusitanas.  scooter_

Ora bem a minha PCX neste momento não tem qualquer arrumo a não ser debaixo do banco e após algumas pesquisas reparei que existe a opção de colocar alforges. Sei que existe topcases mas esteticamente prefiro ver a minha menina sem, pelo menos por agora  :P
Sendo eu ainda um pouco terno de sabedoria sobre este assunto gostaria que os entendidos nesta área me dessem umas luzes sobre essas bagagens numa PCX? Estabilidade, segurança, arrumação e conforto principalmente para o pendura.  _pensador_ Quais os litros aconselhados por vôces para depois não haver uma sobrecarga excessiva?

Grato pela atenção e disponibilidade 

Cumps,
PedroMiguel

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #1 em: 27 de Março de 2016, 20:55 »
Sobre alforges, é mais a experiência que nos tem feito o conhecimento, além de que cada scooter tem as duas características e para o que foi produzida.

Quanto a mim, a pendura não se queixou dos alforges, até gosta porque os da GIVI que adquiri, têm um buraco para uma garrafa de água..depois desiludiu-se porque com capacete não serve de nada  _lol_ _lol_ .

A PCX é uma scooter citadina e para o qual a top Case é de facto a melhor escolha,  porque fica fixa, e porque pode ser retirada quando não se precisa .

Top Case:
 _pol_ : Ser rigida
 _pol_ : Ter chave
 _pol_ : Pode ser retirada
 _pol_ : capacidade
 _thumbdown_ : estética vs utilidade  (depende de gostos)

Os alforges, para a PCX têm de ser compactos e de preferência até aos 15 litros cada

a OJ tem uns pequenos que podem ser presos debaixo do banco, e não perturbam

 _pol_ : versáteis
 _pol_ : preço
 _pol_ : Capacidade de transporte
 _thumbdown_: segurança , qualquer canivete corta as alças
 _thumbdown_: Segurança em circulação, são um emplastro, e quando cheios ficam instáveis
 _thumbdown_ : Alguns não têm impermeável e encharcam com chuva
 _thumbdown_ : Não podem, ou não devem dormir com a Scooter...   _Rolley_
 _thumbdown_ : Tem de ser andar sempre com eles quando não estamos na scooter.
 _thumbdown_ : Molham-se por baixo quando a chuva bate no asfalto
Espirito Aventura

pmiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #2 em: 27 de Março de 2016, 21:22 »
Obrigado pela tão breve resposta!  _pol_

Já vi que tem mais desvantagens que vantagens.  :-?  A utilidade que iria ser dada era só para o transporte de roupa e quiçá 'souvenir' lol
Esteticamente acho mais 'engraçade' os alforges nas motas que a topcase, dá um ar mais 'adventure' à cena  _Rolley_

Em certas ocasiões consegue-se minimizar situações menos boas , claro que a minha prioridade é a estabilidade e a segurança (roubo) que podem sofrer visto ser 'pano'.

Já vi alguma motas em que o pessoal deixa as mochilas de deposito nas motas e malas no lugar do pendura e vai almoçar ou mesmo às compras  _confuso_, o que me leva a crer que a confiança no alheio até é bastante em portugal  _lol_

Existe alforges rigidos para scooters? Sei que os rigidos por normal tem um sistema de montagem que muitas motas não têm possibilidade de ser colocadas visto ter de se meter barras.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #3 em: 27 de Março de 2016, 21:38 »
A resposta é....sim!



Mas estas são carotas (se bem qu nestas coisas é subjectivo o ser caro)... :-\   http://m.ebay.com/itm/330907679587?_mwBanner=1

Existem vários tipos e litragens de rigid side cases, mas os preços normalmente são mais altos do que se pode pensar.
« Última modificação: 27 de Março de 2016, 21:44 por Sapiens21 »

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 330
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #4 em: 27 de Março de 2016, 21:50 »
Sobre alforges, é mais a experiência que nos tem feito o conhecimento, além de que cada scooter tem as duas características e para o que foi produzida.

Quanto a mim, a pendura não se queixou dos alforges, até gosta porque os da GIVI que adquiri, têm um buraco para uma garrafa de água..depois desiludiu-se porque com capacete não serve de nada  _lol_ _lol_ .

A PCX é uma scooter citadina e para o qual a top Case é de facto a melhor escolha,  porque fica fixa, e porque pode ser retirada quando não se precisa .

Top Case:
 _pol_ : Ser rigida
 _pol_ : Ter chave
 _pol_ : Pode ser retirada
 _pol_ : capacidade
 _thumbdown_ : estética vs utilidade  (depende de gostos)
Hu
Os alforges, para a PCX têm de ser compactos e de preferência até aos 15 litros cada

a OJ tem uns pequenos que podem ser presos debaixo do banco, e não perturbam

 _pol_ : versáteis
 _pol_ : preço
 _pol_ : Capacidade de transporte
 _thumbdown_: segurança , qualquer canivete corta as alças
 _thumbdown_: Segurança em circulação, são um emplastro, e quando cheios ficam instáveis
 _thumbdown_ : Alguns não têm impermeável e encharcam com chuva
 _thumbdown_ : Não podem, ou não devem dormir com a Scooter...   _Rolley_
 _thumbdown_ : Tem de ser andar sempre com eles quando não estamos na scooter.
 _thumbdown_ : Molham-se por baixo quando a chuva bate no asfalto

Filipe Pombo gostei da parte do local para garrafa de água e de não servir para nada com capacete.

Mas tu que foste o homem do Camel Bak em Portugal há uns anos não arranjaste uma solução ? :)
SYM GTS 125i

pmiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #5 em: 27 de Março de 2016, 22:11 »
Desconhecia esses alforges para a PCX! Imagino a montagem, arrebitos e barras nas carenagens lol seguro garantidamente que fica.

Tenho de estudar a situação e ver se a utilidade dada justifica a compra. Realmente a estrutura da PCX limita um pouco os upgrades que se queira dar. Já vi fotos em que pareciam mulas de carga  _confuso_ mas que aguentam aguentam.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #6 em: 27 de Março de 2016, 23:17 »
Uma das grandes vantagens da top case é armazenar objectos de maiores dimensões, como o capacete quando não cabe debaixo do banco ( caso do  duke). Também não ocupa espaço lateral como os alforges fazendo a scooter mais larga o que pode comprometer a agilidade entre filas que é uma das suas maiores virtudes
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #7 em: 28 de Março de 2016, 00:14 »
???
O meu Duke cabe na minha PCX... Sério!!! _lol_

pmiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #8 em: 28 de Março de 2016, 00:28 »
Uma das grandes vantagens da top case é armazenar objectos de maiores dimensões, como o capacete quando não cabe debaixo do banco ( caso do  duke). Também não ocupa espaço lateral como os alforges fazendo a scooter mais larga o que pode comprometer a agilidade entre filas que é uma das suas maiores virtudes

É verdade mas neste caso o verdadeiro uso iria ser somente para férias. Tendo a noção da exposição que os aforges têm era só mesmo esse o uso.

Acho que mesmo com os alforges a agilidade da menina não se perde  :P

No caso do meu capacete, Caberg Vox, fica rés-véz no arrumo da mota. Mesmo antes de comprar o capacete obriguei um amigo meu, que tinha uma PCX na altura, ir à loja comigo e experimentar a ver se cabia. O vendedor até ficou receoso de levar-mos o capacete e foi connosco, não vá o diabo tecelas e fugir-mos com ele  _Rolley_

Offline PITEIRA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 682
  • Localidade: Massamá
  • Brindemos ao CPM e ao bem que nos faz !!!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #9 em: 28 de Março de 2016, 00:33 »
Oi pmiguel, não sabendo se já te tinhas cruzado com este tópico ou não ...

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21559.0.html

Até hoje foi a maior "EXPLORAÇÃO" de uma PCX que já alguma vez vi !!!

Troca umas MP com o geraldescity, que ele melhor que ninguém, saberá aconselhar-te sobre as tuas dúvidas.

Abraço e bons passeios  scooter_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #10 em: 28 de Março de 2016, 09:59 »
???
O meu Duke cabe na minha PCX... Sério!!! _lol_

Como o orientas? No meu banco (modelo 2015) só consigo fechar o banco fazendo força, o que leva a deformações futuras e problemas na fechadura do banco
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1896
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #11 em: 28 de Março de 2016, 11:36 »
Como o orientas? No meu banco (modelo 2015) só consigo fechar o banco fazendo força, o que leva a deformações futuras e problemas na fechadura do banco

Quando comprei a PCX foi com um DUKE, o segredo está em abrir a queixada, isto é, deixá-la destrancada, mas já não me lembro em que sentido em relação ao guiador, mas que ficava perfeitamente no baú ficava...   _pol_
Espirito Aventura

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #12 em: 28 de Março de 2016, 13:21 »
Eu fiz várias viagens com uns alforges Cameron pequenos, e continuo a preferi-los á Top case, mas infelizmente na GTS é complicado usá-los por causa da forma como o banco fecha.

A viagem mais longa que fiz com eles foi até á Croácia, e não tive qualquer problema, a não ser no desgaste da tinta no sítio onde eles apoiam, e onde passam os esticadores, mas isso é inevitável.


E aqui com a capa de chuva que cada alforge tem numa bolsa no lado de dentro, sempre pronta a usar:



pmiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #13 em: 28 de Março de 2016, 19:20 »
Ficando as bolsas apoiadas nas carenagens é normal que possa desbastar um pouco a tinta, mas como disseste é inevitável. Sendo a minha primeira compra como gadget para a scooter fico sempre na dúvida mas como é só para viagens e como normalmente tenho sempre tudo programado até pode seja mais prático que a top case.

Obrigado pela partilha!  _pol_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1155
  • Localidade: Bobadela / Expo / Loures CPM nº 482 (2703)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #14 em: 28 de Março de 2016, 20:19 »
 _convivio_ Olá boas

Eu pessoalmente também gosto mais dos alforges

as top case fazem-me as motas/maxis parecer esquisitas

 Mas fiquei satisfeito e contente a ouvir dizer a nossa

 _lol_   _lool_  amiga Cristina a viagem mais longa Croácia

epá vou ali à Croácia e já venho

Parece fácil e perto dito pela Cristina

ainda bem que és assim sempre pra frente e positiva  _pol_

abraços

« Última modificação: 28 de Março de 2016, 20:24 por Paulo Jorge Lopes »
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Wilaxxx

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #15 em: 01 de Abril de 2016, 15:00 »
Inicialmente tambem andava a procura de uns alforges para a minha pcx, ficava com +2 compartimentos de carga(um para a maria e outro para mim), porque acho que fica melhor esteticamente que a top case, e como seria apenas para utilizar num final de semana de passeio, é mais facil a sua aplicação/remoção.


Mas depois arranjei, a bastante bom preço, uma mala de tunnel, que dá tambem para por no banco no lugar da pendura(quando não a levo claro :p). A mala tem uma capacidade de carga que me serve perfeitamente, e alianado com a mochila da pendura e o compartimento debaixo do banco, tem carga que sobra.
E tem vantagem de não comprometer a estabilidade da mota pois o peso fica num sitio ideal, no meio da mota  _pol_

pmiguel

  • Visitante
Re: Alforges ou não alforges
« Responder #16 em: 01 de Abril de 2016, 19:48 »
Inicialmente tambem andava a procura de uns alforges para a minha pcx, ficava com +2 compartimentos de carga(um para a maria e outro para mim), porque acho que fica melhor esteticamente que a top case, e como seria apenas para utilizar num final de semana de passeio, é mais facil a sua aplicação/remoção.


Mas depois arranjei, a bastante bom preço, uma mala de tunnel, que dá tambem para por no banco no lugar da pendura(quando não a levo claro :p). A mala tem uma capacidade de carga que me serve perfeitamente, e alianado com a mochila da pendura e o compartimento debaixo do banco, tem carga que sobra.
E tem vantagem de não comprometer a estabilidade da mota pois o peso fica num sitio ideal, no meio da mota  _pol_

A distribuição de peso na montada fica mais equilibrado. Quantos litros leva a tua 'tunnel bag'?