Bom dia companheiro:
Vê o meu DB aqui
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,17369.0.html Também tinha bastantes dúvidas e fui tentando registar aqui o que foi feito num mecânico da marca.
Se o antigo dono e o vendedor foram a concessionários oficiais, pelo nr. de quadro deve estar registado num site deles o que foi feito.
De facto não existe aquela correia tradicional que é habitual mudar. Se alguém tentar abrir aquela tampa (já o tentaram fazer na minha) não deixes.
Aquilo não é para abrir. São carretos e vão durar uma vida. Existe uma pequena correia que é substituída, de acordo com o manual de fábrica, salvo erro, aos 98000Km.
A revisão nessa máquina é feita a cada 6000 Km.
A cada 12000km existe uma revisão mais pormenorizada, porque em princípio a de 6000km é apenas para inspecção e muda de óleo.
O Óleo aconselhado é o 10W40 Silkolene
A Suzuki agora tem uns Kit's para a revisão que já trazem tudo o que é necessário e fica mais barato do que se for comprado avulso.
Em princípio o modelo da tua máquina é o K4 e não difere muito da minha K8.
Não te deves preocupar muito com o nível de óleo, porque existe um sensor de nível e quando este baixar (se baixar), aparece um avisador em cristal liquido, no painel. De qualquer modo, debaixo da tua perna esquerda existe um óculo para visualização.
O famoso parafuso do CVT, fica situado em baixo da tua perna direita (mais ou menos na mesma direcção) e deve ser revisto por técnico especializado, porque o motor tem de estar completamente trancado. Se o desgaste for superior ao normal ou estiver fora dos parâmetros aconselhados pela Suzuki, deve ser substituído.
Aconselhava-te a trocar agora e depois ir fazendo uma inspecção nas restantes manutenções, até ser necessário trocar de novo.
De facto esse parafuso custa pouco mais de 4,00€ mais IVA. Se gastar ou saltar a reparação pode ultrapassar facilmente os 2000,00€
A minha tem andado com o mesmo parafuso e provavelmente vai ser trocado agora nos 42000km
Os pneus aconselhados para essa máquina são os Bridgestone SC01 por causa do índice de carga. Essa máquina deve pesar em seco, mais de 270Kg.
Curiosidade: Essa mota, parada, não cai. Ou seja, não toca com a parte de cima no chão. Fica numa determinada posição e não chega a cair. Mas por favor não experimentes
Se tiveres mais alguma duvida estou ao teu dispor por PM.
Se quiseres ficar mais descansado, o mecânico onde faço revisões está no final do meu diário de bordo.
De resto tens um excelente maquinão. Uma autêntica rainha das scooters.
Goza-a bem e cuidado porque se lhe tomas o gosto, o pessoal nunca mais te agarra.