Existem ideias que, por mais mirabolantes que possam parecer, deviam ser de facto colocadas em prática, deviam passar de uma mera ideia vertida em papel para a realidade, deviam tomar forma com o empenho e o levar à letra da expressão “arregaçar as mangas”.
E foi precisamente isso que acabou por acontecer quando, há alguns meses atrás, lancei o desafio e o mesmo teve uma resposta cabal à minha solicitação de apoio e patrocínio…e cito as 2 palavras que me ficaram gravadas
“…Vamos nessa…”.
Desde essa altura, este desafio tem vindo a ser preparado com cuidado, percebendo-se facilmente o objectivo do mesmo quando se olha para a imagem colocada acima, ou seja, colocar em prova 3 modelos que abaixo novamente indicarei, com cilindradas distintas e que vão de uma motorização 125cc até uma 750cc, numa inédita prova de resistência com a difícil base NONSTOP, ao longo de 24H00!!
Houve diversos contactos com a Honda Portugal e um par de reuniões nas instalações do concessionário Motodiana, que viabilizaram integralmente esta ideia e que portanto a irão tornar uma realidade.
Nunca se fez nada igual...pelo menos nunca vi, ouvi ou li nada do género em motociclos, até porque a realização de algo deste género envolverá quantias monetárias bastante avultadas (não faço a mínima ideia de quanto!), pelo que é fácil de depreender que nada disto seria possível sem uma generosa colaboração e financiamento dos parceiros deste desafio (Honda Portugal e concessionário Motodiana), a quem desde já novamente agradeço.
Mas vamos à explicação detalhada…O desafio, com o nome
“24HORAS NONSTOP - Teste de Resistência em Motociclos”, dadas as características do mesmo terá todos os condimentos para se tornar altamente desgastante ao nível mecânico....mas ao mesmo tempo capaz de atrair (e muito) a curiosidade de quem acompanhar este desafio.
A escolha dos modelos recaiu em 3 unidades, com cilindradas distintas entre si:
Honda Forza 125;
Honda SH 300i (mod. 2016);
Honda NC 750XA DCT (mod. 2016) - Dependendo da disponibilidade na data do evento, poderá ser a versão de caixa tradicional, do novo modelo 2016.
O facto de ser um teste NonStop, acrescendo a isso o elevado número de horas e previsão de Kms a percorrer, levará todos os órgãos mecânicos destes modelos a um nível bem acima do que qualquer um de nós sujeitaria uma máquina e, de alguma forma, irá elucidar-nos sobre até onde é possível submeter um motor a este tipo de condições e em que não lhe é dado descanso durante tantas horas de condução ininterrupta...
Percebendo que este teste teria potencial para se tornar igualmente de grande fadiga humana, entendi por bem que deveria ser levado a cabo por uma equipa composta por vários elementos (no mínimo 12 pessoas - 4 equipas de 3 elementos cada) que se irão revezando.
Aqui fica uma breve descrição por tópicos sobre a forma como é pretendido o desenrolar dos acontecimentos, neste que
é um teste de resistência em que no limite se prevê que as unidades ultrapassem 1700Kms numa base NONSTOP, ou seja, o equivalente a percorrer mais de 2x o comprimento longitudinal do país de uma ponta à outra!!!
»»»»» O teste contará com membros do Clube Português de Maxiscooters e iniciará pelas 09H30 do dia 12/Março/2016, salvo imponderável de última hora ou pela atempada previsibilidade de condições meteorológicas adversas;
»»»»» O teste irá desenrolar-se ao longo de um total de 24H00 numa base NonStop, terminando no dia seguinte pelas 09H30 (13/Março/2016);
»»»»» Irá utilizar-se a Estrada Nacional IP2 na ligação Évora – Beja – Évora, num total de aprox. 160Kms, sendo que serão feitas tantas etapas quantas as que forem necessárias para alcançar o objectivo das 24H00 NonStop. O percurso em causa e ao longo de praticamente toda a sua extensão, tem características óptimas para o desafio, permitindo manter o ritmo de velocidade e sem necessidade de paragens;
»»»»» A partida e chegada de cada etapa irá fazer-se no concessionário Motodiana, que servirá não só como local de confraternização entre os participantes, mas também como local onde se irá proceder aos abastecimentos e às respectivas trocas de pilotos;
»»»»» As 3 unidades em teste estarão totalmente com material de origem e preferencialmente sem acessórios de qualquer tipo;
»»»»» Qualquer uma das 3 unidades em teste iniciará este desafio, em princípio, já com a rodagem feita;
»»»»» As unidades em teste irão circular sempre juntas ao longo de toda a duração do desafio;
»»»»» No próprio local será feito um sorteio sobre quem levará determinado modelo, salvo se houver concordância prévia entre todos os participantes (o que julgo que acontecerá com facilidade);
»»»»» As velocidades praticadas nas
etapas diurnas irão situar-se, na esmagadora maioria do percurso, nos 90-100Km/h (indicação de velocímetro), nomeadamente porque se pretende manter a segurança de todos os participantes e também porque (por indicação que me foi feita) as autoridades das localidades de passagem do desafio deverão ser informadas deste teste e que levará a que as 3 unidades passem constantemente pelos mesmos locais durante um dia inteiro. Quanto às velocidades praticadas nas
etapas noturnas irão situar-se, na esmagadora maioria do percurso, nos 80-90Km/h (indicação de velocímetro), nomeadamente porque se pretende manter a segurança de todos os participantes nesta que é uma estrada com parca iluminação, além de este desafio não ser uma corrida dos 100m, mas sim uma muito longa maratona;
»»»»» Sempre que um grupo inicie mais uma etapa, haverá um dos seus elementos que se fará acompanhar de um pequeno extintor (debaixo do banco de uma das scooters) como medida de precaução e garante da segurança que se quer proporcionar a todos os participantes;
»»»»» O facto de este teste ser NonStop, implica portanto um andamento sem qualquer interrupção ao longo de cada etapa, excluindo-se unicamente e como é perfeitamente natural, o período de abastecimento. Nessa altura e por serem de prever temperaturas mecânicas muito elevadas que poderiam comprometer a segurança no acto de abastecimento, os motores serão desligados pelo tempo estritamente necessário ao atestamento das 3 unidades, retomando-se imediatamente de seguida a condução;
»»»»» Só se irá considerar válido, efectivo e totalmente concluído este desafio, quando as 3 unidades alcançarem as 24H00 Non-Stop;
»»»»» A previsão em termos de quilometragem, mesmo considerando as pequenas paragens de abastecimento e as velocidades praticadas (atenção que a sinalética na entrada e saída das localidades será respeitada) será, no limite, superior a 1700Kms.
É verdade que isto tem sempre um certo potencial para correr mal e para haver algum tipo de avaria grave ou menos grave (a marca parece-me perfeitamente consciente disso mesmo), até porque este será um teste muito pouco meigo para os órgãos mecânicos que serão submetidos a um trabalhar constante e durante horas consecutivas.
Os participantes neste desafio, conforme a etapa em que serão colocados, terão direito ao pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar…
ETAPAS/HORÁRIOS PREVISÍVEIS:Etapa 1 » 09h30 - 11h45
Etapa 2 » 11h45 - 14h00
Etapa 3 » 14h00 - 16h15
Etapa 4 » 16h15 - 18h30 (realizadas +8h NonStop...curta verificação visual dos níveis e condições gerais das unidades)
Etapa 5 » 18h40 - 21h10
Início das etapas noturnas...com redução da velocidade (média em estrada aberta de 80-90km/h)Etapa 6 » 21h10 - 23h50
Etapa 7 » 23h50 - 02h30 (+16 horas NON-STOP...curta verificação visual dos níveis e condições gerais das unidades)
Etapa 8 » 02h40 - 05h20
Etapa 9 » 05h20 - 08h00
Etapa com retoma do ritmo normalEtapa 10 » 08h00....até pelo menos às 09h30!
Existe a forte possibilidade de haver uma
Etapa 11 (por via dos tempos conseguidos nas anteriores etapas serem na realidade mais curtos) e por forma a concluir as 24H NONSTOP...
NOTA1: Todos os tempos assinalados por etapa incluem não só o trajecto em si, como também as paragens para troca de pilotos e colocação de combustível nas unidades. São no entanto meramente indicativos, pois existem sempre naturais variações nos tempos por etapa, havendo neste caso até a previsão que sejam mais curtos.
NOTA2: Oportunamente será feita a indicação no fórum dos membros participantes, todos eles já contactados e abrangendo proprietários de motos e scooters de diversas marcas e cilindrada.