RECALL - BMW C600 Sport e C650GT (modelos até 2015)
A notícia tem estado a ser divulgada já em diversos websites relacionados com o mundo do motociclismo e vem na sequência de 11 queixas provenientes de diversas partes do Mundo, que levaram a que o conhecido organismo americano, relacionado primariamente com a segurança e desempenho dos veículos - NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), interviesse.
Até ao momento, o levantamento feito por este organismo americano dá conta de 1.953 unidades no seu mercado de origem, que obrigará a BMW Motorrad a fazer a recolha das unidades para inspecção/reparação e, se necessário, alterações no sistema de travagem.
A BMW já tinha de qualquer forma sido alertada pela Coreia do Sul em Março deste ano para um potencial problema, depois de uma falha numa C600 Sport de 2014.
O problema que foi detectado agora pela NHTSA e que data de 06/11/2015, chegou agora ao conhecimento público, implicando a reacção da BMW com a explicação da causa, e que pode resumir-se da seguinte forma (explicação da própria BMW da América do Norte, LLC BMW):
Tanto na C600 Sport como na C650GT podem surgir problemas com a linha de travões dianteiros (tubagem), que pode desenvolver rachaduras e até mesmo vazamento do fluído dos travões.
A tensão na flexão é a causa para este defeito, que se agrava com o girar repetido do guiador totalmente para a esquerda, levando ao "stress" na cobertura protectora externa. Ou seja, desde o simples bloquear da direcção ou mesmo o realizar de manobras apertadas, leva a que a mangueira dos travões perto da forquilha possa ceder...com consequências graves no caso de o condutor não se aperceber imediatamente e circular de seguida.
A BMW afirma ainda que ao longo do tempo, pode mesmo haver danos na malha de aço, levando a rachaduras na linha de travagem, vazando o sistema e diminuindo a eficácia dos travões dianteiros.
Segundo um dos documentos oficiais enviados à imprensa, as peças de reposição só são esperadas em Fevereiro de 2016.
Os concessionários BMW irão inspeccionar gratuitamente as maxiscooters afectadas e substituir as peças afectadas por novas e redesenhadas, com uma melhor flexibilidade.
Modelos afectados e por agora identificados nos Estados Unidos:Modelo BMW C600 Sport » unidades fabricadas de 02/08/2012 a 31/03/2014;
Modelo BMW C650GT » unidades fabricadas de 30/07/2012 a 29/05/2015.
Resta dizer que até ao momento apenas nos Estados Unidos foi levada a cabo esta acção,
não sendo de excluir idênticas acções noutros países.
NOTA IMPORTANTE: Não existe qualquer problema, de semelhante natureza ou de outra diversa, com os novos modelos agora recentemente lançados (modelo 2016) da C650GT e C650 Sport!!
Este é um tópico de carácter informativo para os actuais proprietários do modelo, sendo relevante mencionar que os Recalls fazem parte da vida útil de um produto, devendo ser olhados não de forma negativa, mas sim como uma melhoria continua para nossa salvaguarda. Assim o fizessem todas as marcas, não se cruzando os braços quando perante os problemas...
-----------------------------------------------------------------
Algumas das publicações:
http://blog.motorcycle.com/2015/12/01/manufacturers/bmw/2013-2015-bmw-c600-sport-and-c650gt-scooters-recalled-for-brake-fluid-leak/
http://www.motorcyclistonline.com/recall-news-bmw-c600-c650-scooters-recalled-for-defective-front-brakes-motorcyclist-magazine-recalls
http://www.autoevolution.com/news/bmw-c600-sport-scooters-recalled-over-brake-lines-issues-102483.html