Ora viva amigo Odivelas
Tendo pela base de que a minha arte é bicicletas e não motas, passo então a dar o meu bitaite em relação ao assunto.
Nas bikes os cabos de vez em vez (tem que ir sendo mudados pq ficam presos na espiral), portanto aqui tambem deve suceder o mesmo , acredito e que a substituicao de cabo e espiral aconteça com muuuuuuuito espaçamento de tempo porque ambos andam refugiados de lamas ao contrario do que acontece no BTT.
No que se refere a lubrificacao, eu na minha DT quando a recebi para as maos, ela abrir um trinco de cada vez quando rodava a chave, dei lhe uma sprayzada de WD-40 nos trincos das fechaduras onde o banco assenta, fiz o mesmo no canhão da ignição e ficou otimo, ja nao falha na abertura a primeira nunca.
Por fim, se nao for suficiente.. debaixo do banco tens uma tampinha que diz "Cable maint" (algo do genero), abre isso e tens ali dois afinadores... a partida tens que desenrroscar um pco cada afinador,fazendo isto com que o cabo fique mais esticado, logo faz com que puxe mais os trincos quando rodas a chave, resolvendo o problema
Espero ter ajudado!
