Ah! O preço?? €42 entregue em casa!
Caro CrossAplaudo o teu espírito de partilha mas recomendo-te informares-te melhor antes de confundires quem vem aqui à procura de informação.As baterias de lítio para fins automobilísticos nada têm que ver com as que vêm no telefones, laptops ou drones.As primeiras são LiFePo4 , Lítio-fosfato de ferro as segundas são LiCoO2, lítio-oxido de cobalto.A bateria que recomendei ao TMaxer, por exemplo, tem circuitos internos de nivelamento de células e protecção.Não me parece produtivo esmiuçar a tecnologia destas novas baterias por isso não me estendi no 1º post.Esquece as baterias dos telefones, estas são outra coisa completamente diferente.É verdade que, como qq outra bateria se a tensão baixa de um certo ponto, no caso que apresentei ao TMaxer 2V, a bateria fica irremediavelmente estragada.Se compararmos aos 10V das convencionais, não está nada mau...O único senão que estas novas baterias têm é não funcionarem bem a temperaturas muito baixas.Nesse caso, a 0º ou menos, tem de se ligar a chave da mota e, por exemplo, os máximos.A corrente gerada rapidamente (uns 10 segundos) aquece as placas internas da bateria e recupera 100% o seu poder de arranque.Como fiz nos LEDs, experimentei 1º antes de fazer qq post.Convido-te a fazeres o mesmo e a publicares os teus comentários e resultados.Por agora, tal como os LEDs, estou rendido.Saúde e roda com cuidado!
Já construi uma bateria destas de 12V para um familiar a partir de células de uma bicicleta avariada, foi instalada numa Virago 250. Tenho conhecimento de um pack de A123 de 20ah que andou/ anda em testes num camião. A marca de topo é esta: http://www.a123systems.com/
Oh não, mais um tema do Mercúrio...Recentemente troquei a bateria convencional de uma mota por uma bateria de lítio.Fiquei de tal forma impressionado com os resultados que aproveitei uma promoção e troquei a bateria da Xmax.A nova bateria pesa 387 gramas. Sim, 387!!!A original pesava 4 quilos. Quando a recebi no correio julgava que a caixa vinha vazia!A bateria tem a mesma "área", ou seja a mesma largura e comprimento. A altura é muito menor e vem com uns espaçadores para compensar.O poder de arranque da bateria original (o termo técnico é CCA, cold cranking amps) é de 135 o da bateria de lítio é de 180.No topo da bateria há um botão e uma escalda de LEDs que permite fazer um teste à carga da bateria.Esta função na Xmax é inútil. O display fica justamente atrás do suporte metálico que fixa a bateria e esta está atrás de uma tampa que necessita ferramentas para ser tirada.Quem tenha uma scooter com acesso fácil à bateria, debaixo do banco, por exemplo, esta é uma função preciosa para teste imediato à carga da bateria.Esta bateria carrega completamente (de 20% carga até 90%) em 6 minutos-sim, seis!Os restantes 10% levam mais 6 minutos.Esta bateria é portanto perfeita para quem usa a scooter em trajectos curtos que não conseguem compensar a descarga de arranque sofrida por uma bateria convencional.Qualquer carregador de baterias serve para as de lítio, apenas há que ter atenção nos carregadores inteligentes se activam a função de recuperação de baterias porque neste caso usam uma tensão de cerca de 18V.Estas baterias não necessitam de nenhuma alteração na scooter para serem instaladas. No entanto recomendo testarem com um voltímetro qual é a tensão de carregamento que dá a vossa montada.Põem o motor a trabalhar, ligam o voltímetro à bateria e dêem uns golpes de acelerador. A tensão tem de ser entre os 14V e 15VA capacidade destas baterias é um tema polémico e complexo: a fórmula usada para baterias de chumbo/ácido não serve para estas por isso alguns fabricantes usam o valor "equivalente".No meu caso, a que meti na Xmax 'e de 5Ah, a de chumbo era de 9Ah.No entanto, nas baterias de chumbo apenas se consegue usar cerca de 40% da carga total antes da tensão cair e nas de lítio consegue-se usar 80% por isso, mesmo com menos capacidade teórica esta bateria de lítio fica a ganhar.Para já fico por aqui, vêm mais uns posts a caminho com Pin Ups, fotos e teste de longa duração.Entretanto continuo maravilhado com o poder de arranque desta nova bateria nas motas onde fiz o upgrade.Se estão a pensar trocar de bateria, esta parece-me uma excelente opção.Muito menos peso, melhor arranque.Ah! O preço?? €42 entregue em casa!