Autor Tópico: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!  (Lida 4168 vezes)

Milfont

  • Visitante
Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« em: 10 de Outubro de 2015, 00:12 »
Boas!
Minha moto deu problema... Andava as mil maravilhas ate lhe fazer umamistura de gasolina. Voltei a por repsol em meio tanque de top95 prio e perdeu força e velocidade. Embora eu nao possa assegurar que a causa foi essa; o mal se deu poucos kilometros depois de tal feito, em utilizaçao normal.

Aqui no forum me indicaram que limpasse o diltro de ar e nesse feito aproveitei e adicionei oleo de transmissao mais de combustao, mas excedi me no da transmissao, onde levam 100ml puz mais de 200 e transbordou.

A principio pareceu me ganhar alguma mas nao toda força, mas 20km depois parei e  ao liga la patinou e deixou me a roda traseira toda melada de oleo que ao que parece foi cuspido de um tubo entre o motor e a roda. Andou a 20km/h ate que quase parou... Empurrei-a, descansei uma horita e la andou a 40km/h. alguns dias depois ja chega aos 70km/h mas ainda faltam 4km/h e força no arranque e subidas para o normal, e ainda patina um pouco.

Logo de seguida fui a um mecanico, que me indicou que comprasse embraiagem, roletes e correia novas, mas algumas pessoas o contrariam entao fui pedir uma segunda opiniao.

Para meu espanto, felicidade ou talvez o contrario o segundo mecanico me indicou que nao comprasse peça alguma pois embraiagem nao se estraga assim tao facil e o mais certo sera so o excesso de oleo. Entao indicou me que tirasse a tampa do motor e jogasse "po talco" para a correia, que ande com ela, consuma esse oleo que a coisa se resolve por si...

Nao quero brincar com o trabalho de ninguem; nem menosprezar eventuais truques praticos e uteis mas para min que nao tenho experiencia nisso, a ideia parece-me estranha.

O que voces acham disso? Ja ouviram falar de tal coisa?
Conhecem esse problema? Qual sera a soluçao? Ou as consequencias dela... E andar com a moto assim, estou a estraga-la mais ou ela esta so a cosumir oleo em excesso e e susceptivel que volte ao normal por si?
Desde ja, obrigado.
Comprimentos, M.M.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 00:13 por Milfont »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2015, 19:06 »
O po vai absorver o excesso de gordura, óleo. Tomar atenção que se entrar dentro da embraiagem vai colar a massa dos batentes e rolamentos e vai gripar tudo.
Bem feito é retirar tudo, uma lavagem com com w40 (tira o excesso de óleo), limpar depois com toalhitas só nas peças que não levam lubrificação e voilá. esta feito
PS. mas isto tudo come 3 horas de mão de obra, se não sabes fazer nem tens as ferramentas, num mecânico que levam no mínimo 25 € a hora e no final são 75 € de mão de mão de obra.

Abraço
[/URL]

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2015, 19:37 »

Faz todo o sentido nunompires. Quem sabe, sabe. O WD40 pode ser um bocado agressivo e deixa uma camada de gordura. Em trabalhos semelhantes costumo usar desengordurante industrial num spray manual das plantas e depois se necessário dou um pouco de lubrificante.

E as ferramentas, claro. Ou se tem ou então nem pensar em "inventar" porque até pode ser perigoso.


O po vai absorver o excesso de gordura, óleo. Tomar atenção que se entrar dentro da embraiagem vai colar a massa dos batentes e rolamentos e vai gripar tudo.
Bem feito é retirar tudo, uma lavagem com com w40 (tira o excesso de óleo), limpar depois com toalhitas só nas peças que não levam lubrificação e voilá. esta feito
PS. mas isto tudo come 3 horas de mão de obra, se não sabes fazer nem tens as ferramentas, num mecânico que levam no mínimo 25 € a hora e no final são 75 € de mão de mão de obra.

Abraço

Milfont

  • Visitante
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2015, 20:39 »
Boa tarde!

Nuno M. Pires, muito obrigado!
Pedroareias, sem ferramentas nao faço nada! Obrigado pelo conselho.

Meu medo era exactamente esse. embora nao entenda nada de mecanica e nunca tinha visto um motor de uma scooter por dentro, calculei que mesmo bom para uma ou outra peça poderia ser prejudicial para outras e acabar por o feitiço se virar contra o feiticeiro.

Bom mesmo e o que indicaste. Ja havia marcado uma limpeza dessas antes dela dar problema por precauçao e la acabei por ter que adiantar. Ainda arranjei por mais barato. Alem do mecanico ter trocado a correia por uma nova, colocou me um rolamento que estava com bastante folga e a abanar a roda de tras, mais uma peça que nao sei o nome. A embraiagem me disse que ainda aguenta bastante, mas que de facto melhora com uma nova, mais mao de obra; tudo por 25€.
No final ainda me pos uns parafusos que faltavam, arranjou me umas braçadeiras para prender meu localizador GPS novo, tentou arranjar o interruptor da luz do travao da frente mas parece queimado e me deu algumas dicas; alem do preço topo que me disse fazer para me mudar os travoes(10€!) que lhe levo.

O motor teve quase todos os componentes desmontados e limpos com petroleo. Ficaram todos um mimo de tao limpinhos e algumas peças foram lubrificadas. Tudo montado e o motor la ganhou força denovo. Estranho e que a velocidade maxima ainda esta abaixo do normal, tendo ficado pior ate(pouco passa dos 60km/h), do que com a  auto-recuperaçao(70km/h); um pouco distante dos habituais 72-74km/h.

Sabes me dizer o que aconteceu e qual a soluçao? Eu acompanhei todo o processo quase todo de bem perto; tudo foi bem limpo e aparentemente bem montado... O que faço?

Comprimentos, M.M.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 20:42 por Milfont »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2015, 23:07 »
Talvez os roletes já não estejam nas melhores condições e poderias ter aproveitado para os trocar pois devem custar 10 a 15€ e a mão de obra era a mesma.
Mas o mal também pode estar na correia...era de origem?

Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Milfont

  • Visitante
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #5 em: 11 de Outubro de 2015, 00:17 »
Boas!
Pedro, nao sei... Ela estava la pendurada, ainda peguei nela antes de montada e tentei ler o que dizia; nao era naca como Yamaha. Os roletes custam me 4.5 a 6.5€ de diferentes pesos em diferentes lojas mas o mecanico disse que eles estao bons. A principio era so um orçamento mas como ja estava sem a tampa do motor e verificando peças la se foi fazendo o que deu. Espero mesmo que ela volte ao normal. Se nao o que pode ser?
Obrigado.
comprimentos, M.M.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2015, 00:58 »
A correia também altera a velocidade. Mas só lá colocando a anterior ou uma de origem podes comparar e saber se é daí.
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Milfont

  • Visitante
Re: Soluçao de "Po Talco" para excesso de oleo da transmissao!
« Responder #7 em: 11 de Outubro de 2015, 23:50 »
Boas noites!
PGomes78, que chato, la vou ter que ligar ao mecanico, o gajo so vai a oficina aos finais de semana, pedir a correia se ja nao foi parar ao lixo e muda-la denovo, ainda correr o risco de ter que ainda abrir lhe o motor umas 3 vezes quem sabe para por uma correia nova de origem...
 _Zang_

Como sei se a correia esta boa? O gajo falou me e eu ja tinha lido sobre folga tirar 10km/h a moto... mas no final da montagem ele apertou a pelo meio como uma pinça, e folga pelo que vi sempre tera alguma. Ja a velha estava toda lambuzada de oleo ja feito graxa!

Hoje fui da Alameda a Odivelas em piso seco, sempre a abrir a ver o resultado e confirmo; apesar de estar com força, nao sei dizer se a mesma ou melhor, mas anda pelo normal; em recta nao me passa dos 64km/h sendo que com bastante facilidade dava 70km/h e mais uns metros de recta ja dava 72km/h ate a subir a Almirante Reis mesmo ou 74km/h a desce-la ou na Marginal, 2ª circular por exemplo.

Tem como saber o peso dos roletes que la estao? quero dizer, os de origem, ou se diz em qualquer peça ou so pesando mesmo?

Tambem tinha o rolamento bamba e foi trocado; isso nao faz perder velocidade, nao? Oleo tambem nao deve ter uma vez que o motor foi todo limpo. A ver se amanha compro lhe um mineral galp 2t e me lembro dessa vez de medir os 100ml certos a dar lhe de beber.

Obrigado!
Comprimentos, M.M.