Autor Tópico: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!  (Lida 4554 vezes)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« em: 29 de Agosto de 2015, 02:25 »
Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!





Tanto se fala de velocidade, de acelerações, de acidentes, de furtos, de consumos, do ruído que vinha daqui ou de acolá, do desempenho dos pneus, do banco que podia ser mais confortável, enfim....tudo tem o seu espaço e enquadramento neste fórum e ainda bem que assim é!

Mas...e aqueles homens e mulheres, aqueles comuns motociclistas que mandam para trás das costas os seus próprios problemas, e interrompem o seu percurso do dia-a-dia para ajudar o próximo?

Esses infelizmente ficam demasiadas vezes esquecidos numa fotografia ou num vídeo, que se perde num qualquer Facebook, Youtube ou Instagram...isto sem contar com o número muito mais vasto daqueles para os quais nem sequer existe qualquer registo.

Assim e em consciência, vi-me de alguma forma impelido a escrever sobre o assunto, pelo que este será portanto um tópico que serve de homenagem e em simultâneo de relato de alguns dos feitos perpetrados por parte de muitos motociclistas, perfeitamente comuns e muitas das vezes "sem rosto", que interrompem a sua marcha, colocando-se por vezes em perigo...e "saltam" do seu motociclo perante uma situação que lhes mexe com o seu íntimo consciente, com a sua alma, com o seu coração....que os impele a ajudar.




Quando se vive numa Sociedade em que os valores são cada vez mais postos em causa, em que os atropelos à vida são uma constante, onde um normal cumprimento por vezes parece cingir-se a apenas um acto mecânico e de olhos colados ao chão, este tipo de ajuda ao próximo ganha relevância e motivo de sobra para contemplação e aplauso de todos nós.

Dir-me-ão alguns..."Não me parece nada de especial, não fazem mais do que a sua obrigação!"

Mas será mesmo assim???

Num Mundo que avança a um ritmo desconcertante e em que cada vez mais os valores da amizade e entreajuda são definhados e atirados para conversas de curtas frases de circunstância e smilies em redes sociais, o comum motociclista poderia muito bem virar a cara e pensar "..."alguém há-de ajudar, já estou atrasado para o trabalho!" ou então "...quem passar a pé que ajude, que eu de moto não posso fazer nada!".

Meu caros companheiros das 2 rodas, a verdade é que os bons valores tendem a ficar apartados desta "nova sociedade" e a sofrer mutação por via da velocidade com que a mesma avança. A humanização sofre presentemente de algo a que facilmente se apelidará de sociedade travestida ou dissimulada, e que nos leva, mesmo que não nos dêmos conta, a que sigamos ao seu ritmo e a aceitar a mesmo como natural.

Nenhum de nós é perfeito: eu erro, o colega do lado erra, o caro leitor destas palavras que aqui deixo também erra...enfim, é um facto da própria condição humana!

Mas a diferença reside aí mesmo, no contrariar tanto quanto nos for possível, aquilo para onde nos empurra o caminho da sociedade.

Prestar vassalagem ao facilitismo da vida ou só fazer algo de forma contrariada, não encaixa de maneira nenhuma naquilo que deve espelhar um acto de generosidade, naquela grandiosidade que está na simplicidade do acto, naquela bondade que passa despercebida em pequenos gestos e que acabam por fazer a diferença para melhor.

Tenho por aqui lido com agrado os extraordinários exemplos de membros do fórum que acompanham alguém e o ajudam nos primeiros passos na sua ambientação a um motociclo, ou que se deslocaram a determinado local (mesmo fazendo dezenas de Kms) para safar alguém que estava enrascado, ou que criam um evento para doar sangue, ou que criam um evento para ajudar algum(a) jovem portador(a) de deficiência, ou que criam um evento para recolha de alimentos, brinquedos ou roupas para os mais desfavorecidos...




Chamo-lhes, ou pelo menos acho que lhes devo chamar..."super-heróis sem capa"!

Claro que há coisas que ganham mais relevância, sobretudo quando essa mesma presença e ajuda se faz perante um completo desconhecido que aparece no meio do caminho e leva ao tomar de uma rápida decisão, sem tempo para segundas opiniões com a nossa consciência.

Tantos de nós que já estivemos envolvidos num acto de ajuda ao próximo, com um sorriso no rosto e prontos a arregaçar as próprias mangas se preciso fosse!

Contrariar o egoísmo e a velha questão do "eu sou eu, tu és tu...sai-me do caminho" faz-se na maioria dos casos com o acto verdadeiramente humano de estender a mão, de parar para dar uma palavra de ânimo, de ir ao encontro (voluntariamente) daquele que decididamente precisa da presença de alguém.

A ajuda a que me refiro ao chamar "super-heróis com capa" a muitos motociclistas, nem sempre tem de se revestir de um desmedido acto heróico, de um feito que encha páginas de jornais ou faça notícia em qualquer telejornal e com honras de abertura... A ajuda que aqui exponho acontece e deve acontecer de forma natural, e muitas vezes provém daquele acto mais mundano de fazer algo ali, naquele momento, naquele instante, naquela ocasião, aquela acção que tem capacidade para fazer toda a diferença para alguém!

Irei então retratar neste tópico um conjunto de condutas, carregadas daquele tão próprio factor humano, que levou motociclistas perfeitamente comuns a parar, a ajudar quem precisava de ajuda ( muitas vezes ainda de luvas e capacete colocado face à urgência da situação), a aconselhar....a dar uma palavra de ânimo e um pouco de companhia numa qualquer situação difícil ou mais embaraçosa.


-------------          -------------          -------------          -------------          -------------          -------------          -------------


Esta situação retrata um simples passeio de um condutor de uma scooter numa estrada do Canadá, onde seguiam vários outros motociclistas e em que, pelo menos aparentemente, decorre tudo normalmente.
A dada altura, todos os que ali circulam se cruzam com um senhor que aparenta uma idade avançada e a andar na beira da estrada, com uma bengala e movimentos que facilmente o identificavam como tratando-se de alguém cego ou pelo menos com grandes dificuldades visuais .

Todos passaram por ele (...e eram vários), menos um!!
Aliás, o autor do vídeo (câmara que trazia no seu capacete) até passou de facto pelo senhor de avançada idade, mas logo mais à frente voltou para trás e ao seu encontro. Imobilizou-se junto do mesmo, informou-o de que estava a andar longe do passeio, depois desceu-se da scooter, pegou-lhe delicadamente na mão e encaminhou-o para o passeio, onde o mesmo pensava de facto encontrar-se. Um gesto aparentemente simples, mas que fez toda a diferença! "Have a nice day, sir!", diz-lhe no final, depois de lhe ter explicado que aquele caminho o levaria de novo à cidade e em segurança.





Este que agora trago de seguida ao vosso conhecimento, foi um gesto que revelou até mesmo algum perigo para o próprio condutor do motociclo.

Enquanto circulava numa movimentadíssima via de 4 faixas, naquilo que me parece ser o complicado trânsito Russo, o motociclista apercebe-se que mais à frente se encontra um idoso, cego ou então visivelmente desorientado, no meio de todo aquele caos, pelo que num acto de verdadeiro super-herói sem capa, o motociclista decide colocar a sua moto de forma lateral ao sentido do trânsito, impedindo não só a passagem de mais viaturas, mas dando a preciosa oportunidade ao idoso para passar em segurança e ali protegido por aquele anjo da guarda de ocasião...que lentamente acompanhou o seu trajecto até chegar ao passeio.





Este é um outro caso que revela uma generosidade e cuidado para com o próximo muito grande.
Enquanto circulava numa via que aparenta ser suburbana, um jovem motociclista apercebe-se que à sua esquerda alguém se encontraria em dificuldades na sua cadeira de rodas...

Já teriam ali passado por certo inúmeros automóveis, mas foi ele quem decidiu atravessar para o lado contrário da estrada e parar a sua moto de cross ali a escassos 2-3m da senhora.
Tendo-se apercebido que a mesma era portadora de deficiência incapacitante até para o simples acto de por si só conseguia sair do local onde se encontrava, nomeadamente por ter uma das rodas bloqueada num canteiro, disse-lhe então algumas palavras de conforto, enquanto retirava (com força de braços) a dita roda ali bloqueada. "Thank you so much" foram as palavras de enorme agradecimento daquela senhora, que sabe Deus há quanto tempo esperava ajuda...





Num passeio a solo, com bom tempo e a circular por estradas verdadeiramente campestres, um motociclista vê a dada altura um outro motociclista no lado contrário da estrada, tendo percebido numa fracção de segundos que o mesmo estava em dificuldades na sua moto antiga.
Assim que lhe foi possível deu a volta, foi ter com o mesmo e inteirou-se do que se passava.
Uma coisa simples, mesmo muito simples, mas que de facto poderia não ter sido tão fácil caso não recebesse ajuda, além de que se encontrava numa posição perigosa na faixa de rodagem. A experiência resolveu a dificuldade daquele senhor de idade em conseguir colocar a moto em "neutro". Um sinal de OK e um sorridente Thank You terá por certo sido o bastante para o motociclista que decidiu parar para ajudar.





Este caso tocou-me depois do visionamento do vídeo...
Mas vamos ao que se passou! Um condutor de uma moto segue numa avenida movimentada, quando de repente ele e outros automobilistas têm de interromper a marcha por via da passagem de vários peões na passadeira.
Até aqui tudo normal, não fosse o caso de um desses peões (um senhor de idade avançada), não se ter apercebido de uma pequena delimitação e respectiva elevação do passeio, tropeçando e ficando logo ali caído ao comprido no chão.
O motociclista nem perdeu mais do que 2 segundos e rapidamente encostou onde foi possível a sua moto, desceu-se dela e com uma enorme gentileza e cuidado, pegou nas mãos do senhor, ainda bastante abalado com a queda, levantou-o do chão e confortou-o com algumas palavras, dando-lhe também a sua bengala.
Depois ainda solicitou a colaboração de uma jovem, colocando o braço do senhor em redor do dela, para assim o mesmo poder seguir caminho e mais amparado.
Este motociclista na verdade podia não ter parado, podia ter seguido caminho, podia pensar "outros peões que o ajudem", mas não o fez....e foi ele quem tomou conta da ocorrência...




Tópico com texto de realização inteiramente pessoal, com vídeos obtidos no Youtube e imagens em listarama.com;  pennstatehersheynewsroom.org;  straitstimes.com;  christianpost.com;  theblaze.com;  ytimg.com

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #1 em: 29 de Agosto de 2015, 09:00 »
É bom começar assim o dia com a leitura de um tópico destes.
Constatamos que ao nosso lado ainda há pessoas que com pequenos gestos, conseguem transformar o mundo.
Tenho visto gestos destes no CPM, momentos e pensamentos que se transformam em eventos e em eventos bastante participativos que se tornam tão enriquecedores mais para quem dá do que para quem recebe.

Obrigado Isaac por este teu alerta

Paulo Renato

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2015, 14:27 »
Aqui na Costa da Caparica existe um sr. que se movimenta em cadeira de rodas e numa destas manhãs teve alguma dificuldade em atravessar a passadeira da avenida que ao meio ainda tem uma zona relvada, mas eis que surgiu um motard que desmontou da mota e ajudou o sr. a atravessar na integra a avenida, infelizmente estava ainda longe e não consegui captar o momento, pois seria também um excelente video de solidariedade dos pseudo desordeiros motociclistas...

Abraços
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

daniel

  • Visitante
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #3 em: 29 de Agosto de 2015, 17:52 »
Felizmente existem muito boas atitudes na estrada.

Gostei de ver os exemplos dados em vídeo, não conhecia .
Belo tópico.   _convivio_

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #4 em: 29 de Agosto de 2015, 20:20 »
Gosto de pensar que na Maioria dos Mo.....'s que somos ou seja utilizadores da via pública em duas rodas que temos esse lado de entreajuda entranhado na nossa maneira de estar na vida. Sabemos que não é fácil, somos mal vistos em geral, sentimos a pressão das questões e variadíssimos outros tipos de sentimentos, dentro ou fora dos nossos círculos mais próximos... Enfim sentimos a vezes a necessidade de fazer mais só como justificação por existimos meros utilizadores de duas rodas porque a tradição não ajuda só complica... Estamos mais expostos ...Sabemos que se ajudarmos alguém hoje amanhã podemos ser nós que necessitamos de ajuda.

Mais um excelente tópico de elevada sapiência a dar nos que pensar que afinal.... somos o que fazemos!

Boas curvas

Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


CarlaLopes

  • Visitante
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #5 em: 29 de Agosto de 2015, 23:12 »
Espetacular.
Parabéns a todos, e que sirva de inspiração.  scooter_ scooter_ scooter_ _pol_

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #6 em: 29 de Agosto de 2015, 23:27 »
5 *****

Sent from my engel-TB0700 using Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

TMaxer

  • Visitante
Re: Motociclistas comuns....super-heróis sem capa!
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2015, 15:27 »
Os m******s tem má imagem, mas na realidade tenho-me deparado com muita intervencao social  _palmas_ _palmas_


Como em tudo na vida, encontram-se pessoas boas e menos boas  _pol_ _pol_