Autor Tópico: As dúvidas de um iniciado  (Lida 3456 vezes)

cruzpedrojoao

  • Visitante
As dúvidas de um iniciado
« em: 30 de Julho de 2015, 19:22 »
Este forum e a minha inscricao foi no intuito de tentar perceber algo mais sobre scooters e por ter crescido subitamente um desejo de ter uma moto que me permitisse pequenos passeios pelo norte e que me ajudasse no trabalho e estudos.
Entao a duvida é a seguinte:
Peso 85kg, com 1.84m e gostava de adquirir uma moto scooter 125cc para andar uma média de 15km diários (trabalho) e aos fins semana uns pequenos passeios (com a esposa) entre os 70-150km e nem sempre. Moro perto de braga, por isso, algumas estradas têm declives jeitosos, e tambem com o intuito de continuar um dos hobbies favoritos, a fotografia. E a moto permitia me isso.
O orcamento estará entre os 1800-2300€, se possivel com capacete, luvas e casaco.
Após algumas leituras e observacoes de alguns topicos no forum fiquei inclinado para algumas sugestões, como a honda pcx (na ordem dos 1900€ para cima), a daelim s3 125 (vi uma a 2200€), a aprillia atlantic 125 (vi uma por 1980€), yamaha xmax (cara demais) e gostei bastante das sym gts evo 125.
Sim, terei de optar pelo mercado de usadas pela limitacao financeira, nas claro que sempre optarei por negocios com viabilidade..

Digam a vossa opiniao.

Outra duvida (mesmo à maçarico): em dias de chuva e com o equipamento adequado, dá para ficar muito molhado? (Aqui em braga chove relativamente muito)

Obrigado e bons passeios

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: As dúvidas de um iniciado
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2015, 19:42 »
Começo pelo fim....

Não!!!  Com o equipamento adequado, os dias de chuva não têm de ser um martírio e não chegarás encharcado a casa com a roupa que vestes por baixo. Há equipamentos e equipamentos, mas no mercado existem fatos (completos ou bi-partidos) que protegem muito bem da chuva e vento.

Quanto às opções de scooters que índicas e respectivo orçamento, consegues comprar a grande maioria delas com poucos Kms.
Um orçamento máximo de €2.300 já dará até quase para comprar uma semi-nova dependendo do modelo de que falemos.

Recomendo-te a olhares com calma para a lista de modelos indicados e reduzir por ora para metade...decidindo pelos modelos que mais gostas visualmente e que mais te dizem alguma coisa.

Depois tentas tudo para conseguir fazer um test-ride e assim perceber qual te satisfaz mais na condução, em qual "encaixas" melhor e...não te esqueças da opinião da esposa.  ;)

Bom negócio... _pol_

r16

  • Visitante
Re: As dúvidas de um iniciado
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2015, 21:44 »
Olá devido a tua altura mesma que a minha...não sei se es comprido de pernas..mas se assim for para andares esses kms com a tua senhora punha a pcx de parte...eu ja tive uma e vendi so por isso...e pela falta de segurança a chuva....só mesmo por isso de resto é muito boa scooter mas não a dois..... se fores para a gts vais ficar melhor servido para o efeito que queres a rondar esses preços...mais seguranca mais conforto mais estabilidade  mais arrumacao...mas exprimenta todas com a tua senhora...esse é o erro de mt gente exprimentar sozinho ou nem sequer fazer teste drive e partir logo para a compra...

ps: ha equipamento bom tb em segunda mão...vê o mercado.

madds

  • Visitante
Re: As dúvidas de um iniciado
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2015, 21:53 »
Tmb recomendo a Sym Gts. Tive uma e em poucos meses meti lhe 5000 kms em cima. A dois ou sozinho ela não se nega a nada. É para mim das melhores motas para nos iniciarmos neste mundo das duas rodas. Seja qual for a escolhida vais entrar num mundo que no meu caso mais se tornou um modo de vida do que um meio de transporte.  Felicidades com a escolha.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


JViegas

  • Visitante
Re: As dúvidas de um iniciado
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2015, 14:01 »
Olá e bem vindo ao fórum e esperamos todos ao mundo das duas rodas.
Ora bem...orçamento de 1800€ a 2.300€ para scooter/maxi, capacete, blusão, luvas e casaco.
Se é para começares a andar com pendura, necessitarás de pelo menos duplicar a "vestimenta" pelo que o custo poderá duplicar.

Não facilites no equipamento de segurança para ambos, nem que para isso sacrifiques a aquisição da maxi.

Outro custo que terás que prever: cadeados, bloqueadores de roda, capa (caso a maquina fique a dormir na rua) ou quando vás trabalhar, pelo menos algo que possas bloquear ou dificultar o roubo da máquina. São também custos que terão que ser suportados aquando da aquisição da máquina (falo naturalmente por mim).

Terás que equilibrar muito bem esse orçamento, pois terás que prever igualmente o seguro do veículo bem como a transferência de propriedade que poderá ser acertado com o vendedor, podendo ele suportar esse encargo.

Se é muito fixe andar no Verão de maxi, no Inverno o prazer pode ser semelhante, mas os riscos são sempre mais acrescidos, não só em caso de queda, mas também em caso da chuva e vento.

Dou-te o meu exemplo: comprei um blusão da Drenaline que tem forro e tudo, mas se no Verão é muito quente, no Inverno e após uns bons kms à chuva o frio começa a sentir-se e naqueles dias em que chove a sério ou que tenha que fazer mais de 50kms (por exemplo) tenho que vestir um outro blusão por cima (tenho um do decatlhon).

São alguns pequenos alertas que te deixo, atendendo que pretendes diariamente usar um veículo de duas rodas.

Quanto aos modelos que indicas, e apesar da PCX ser a opção correta para a cidade, para viagens mais rápidas ou a dois, poderão haver incómodos difíceis de superar.

Existe uma marca que penso que ainda não foi abordada pelos companheiros e acho que deve ser tida em conta, que é a Kymco. Pessoalmente gosto muito da Downtown que em Espanha se vende como pãezinhos quentes.

Não deixes de experimentar, a dois se possível. Pesquisa pois a oferta é muita. Atenção a preços pois as 125 estão super mega inflacionadas.

« Última modificação: 31 de Julho de 2015, 14:08 por JViegas »